«
»

O Revelando a Foto de hoje vem de um lugar que gostamos muito, o Parque das Aves de Foz do Iguaçu. O parque fica na Avenida das Cataratas, próximo a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Trata-se de uma excelente opção de lazer para crianças de todas as idades com muitas espécies de aves, entre araras, tucanos, harpias, etc. Alguns viveiros permite que o visitante entre e veja os animais bem de perto, e foi o que fizemos! 😀

Em um desses viveiros havia muitos tucanos, uma ave muito bonita e que pode render boas fotos. Fotografamos vários, mas um me chamou mais a atenção. Ele insistia em fazer várias poses e eu parei para fotografá-lo. Gosto muito de fotos com pequena profundidade de campo e resolvi fazer uma desta forma.

A profundidade de campo define a área de nitidez (do objeto mais próximo até o mais longe) de uma foto. Com pequena profundidade é pequena a distância do plano focal até objetos nítidos, ao passo que com grandes profundidades objetos a distâncias maiores permanecem nítidos.

Duas variáveis que controlam a profundidade de campo são a abertura do diafragma e a distância do objeto fotografado (a terceira é a distância focal da lente). Escolhi então uma abertura grande, cheguei o mais próximo que pude do modelo, fiz o foco no olho do tucano e tirei a foto. Pode-se notar que, como a profundidade de campo foi pequena, tanto a ponta do bico (na frente do olho) quanto o corpo (atrás do olho) do mesmo ficaram fora de foco. Eis o resultado:

Tucano - Parque das Aves

Tucano – Parque das Aves

Configurações:

  • Data: 13/08/2011
  • Horário: 15:00
  • Distância focal: 44 mm
  • Exposição: 1/125
  • Abertura: f/3.2
  • ISO: 400

E então, o que vocês acharam?