«
»

Iniciamos nossa viagem pelo Alasca encarando uma estrada. Isso poderia ser muito chato se fosse uma estrada qualquer, mas era uma estrada com fama de belas paisagens, rodeada por lagos, montanhas e glaciares. Interessou? Então conheça a nossa experiência pela Seward Highway. 🙂

A Seward Highway, também conhecida como All American Highway, é a estrada que liga as cidades de Anchorage e Seward. São aproximadamente 204 quilômetros (ou 127 milhas) de belíssimas paisagens que nem dá para notar o tempo passar.

Chegamos de avião a Anchorage, nosso primeiro ponto de parada no Alasca. Planejamos passar uns dias em Seward e depois retornar a Anchorage. Decidimos fazer um trecho pela Seward Highway e outro de trem pela Alaska Railroad (falaremos desse passeio em outro post). Resolvemos fazer a ida de carro e a volta de trem para aproveitar melhor o tempo.

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

O caminho pela Seward Highway pode ser feito de carro alugado ou ônibus. Apesar dos ônibus pararem em pontos estratégicos da estrada, nós preferimos ir de carro para poder parar e gastar o tempo que quiséssemos nas várias atrações ao longo da estrada. Alugamos um carro no aeroporto de Anchorage para entregar em Seward. Quando entramos no carro, ainda no aeroporto, ligamos nosso GPS e tivemos uma surpresa. Ele não tinha o mapa do Alasca. Voltei até o guichê da agência para alugar um e o atendente quase riu da minha cara :). Eles não alugam GPS. E ainda disse que nós nem precisaríamos de um. Ele me mostrou um mapa e me deu as intruções para pegar a Seward Highway. E lá fomos nós! (Curiosidade: até nas lojas de eletrônicos do Alasca vimos alguns GPS para vender que vinham com o mapa dos Estados Unidos, exceto do estado do Alasca. Vai entender!)

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Percorremos uns 15 minutos de estrada e já nos encantamos com a paisagem. Paramos em um ponto com um nome sugestivo: Beluga Point. Neste ponto dizem ser possível ver belugas que ali vem para se alimentar. Paramos, tiramos algumas fotos e nada de belugas. Na semana seguinte passamos novamente e vimos duas belugas que por ali nadaram por algum tempo, justificando o nome do lugar. Fui uma grande emoção, afinal nunca tínhamos visto uma beluga nadando a não ser em aquários.

Seward Highway

Seward Highway

Voltamos para estrada e paramos em mais alguns pontos para apreciar a vista e tirar fotos. Dizem que nessa estrada costuma ter muitos acidentes entre veículos. É de se esperar, o motorista pode se distrair facilmente com a paisagem e perder o controle do veículo na estrada! 😛

Seward Highway

Seward Highway

Não cansávamos de fotografar a estrada mesmo com o carro em movimento (claro que era o passageiro quem fotografava!). Para nós era impressionante dirigir numa estrada em pleno verão do Alasca e encontrar gelo no topo das montanhas.

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Na milha 79 (a referência em milhas conta a partir de Seward, e não de Anchorage), paramos para uma visita ao Alaska Wildlife Conservation Center, um lugar que vale muito a pena visitar. Perto daqui você pode também pegar a estrada para Girdwood, Whittier ou Portage Valley. Essas cidades oferecem muitas atrativos interessantes aos turistas, incluindo passeios de barco para chegar mais próximo aos glaciares. Resolvemos não desviar da estrada pois nosso destino era Seward.

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Neste ponto a estrada muda de direção e a paisagem é tomada pelas montanhas e florestas da Chugach National Forest até bem próximo a Seward. Nós paramos mais algumas vezes e tiramos mais fotos. A paisagem é realmente muito bonita.

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Seward Highway

Algumas outras atrações da estrada e sua localização (lembrando que a milha é medida em relação a Seward):

  •  Potter Marsh (Milha 117)
  • Chugach State Park Headquarters (Milha 115)
  • Turnagain Arm Trail (Milha 115)
  • Indian Valley Mine (Milha 104)
  • Indian Valley Trail (Milha 103)
  • Bird Ridge Trail (Milha 102)
  • Bird Creek State Campground (Milha 101)