«
»

Neste Revelando a Foto falarei sobre o uso de linhas na composição fotográfica, uma técnica que eu gosto muito. Como exemplo, usarei uma foto que tirei no Denali National Park, um dos parques nacionais dos Estados Unidos localizado no Alasca. As linhas servem para guiar o olhar do leitor pela foto até o motivo principal ou podem inclusive ser o motivo principal de uma foto. Elas podem ter diferentes formas (retas ou curvas) ou orientações (vertical, horizontal e até mesmo diagonais). O mais importante é tornar a composição mais interessante.

As retas fazem uma conexão direta com o motivo principal da foto transmitindo um sentimento de força e são consideradas mais estáticas, sem movimento. As diagonais, apesar de também serem fortes, transmitem a noção de movimento dentro da foto.  Já as curvas também são consideradas linhas, mas não criam um caminho direto até o motivo, transmitindo um sentimento de mais calma e paz.

O Denali é cortado por uma estrada de 92 milhas (quase 150 quilômetros) conhecida como Denali Park Road. Atravessando belos vales e altas montanhas, é a única estrada dentro do parque e por  ela passam os ônibus usados pelos visitantes.  Em nossa visita ao parque, o ônibus em que estávamos parou para que pudéssemos observar e fotografar a vista para o Mount McKinley, o ponto mais alto da América do Norte. Em uma das fotos resolvi destacar algumas linhas na composição da foto. Na foto a seguir, a estrada funciona como uma linha que guia o olhar do leitor até o motivo principal, o Mount McKinley (no caso parcialmente coberto por nuvens que segundo os locais sempre o acompanham).  Achei uma composição simples, mas interessante.

Denali Park Road - Alasca

Denali Park Road – Alasca

Configurações:

  • Data: 24/08/2012
  • Horário: 10:37 hs
  • Distância focal: 55mm
  • Exposição: 1/250s
  • Abertura: f/8
  • ISO: 100