«
»

Independente do destino que você vai conhecer, existem motivos de fotografia que são praticamente obrigatórios para marcar a visita ao local. A Estátua da Liberdade em NY, a Torre Eiffel em Paris, o Big Ben em Londres são exemplos de fotos clássicas pelo mundo que identificam facilmente o destino. No Brasil, podemos citar o Congresso Nacional em Brasília, as Cataratas dos Iguaçu em Foz do Iguaçu, a Igreja de São Francisco de Assis (ou Igrejinha da Pampulha) em Belo Horizonte, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Em geral, as fotos acabam ficando muito comuns. Uma estratégia é alterar a composição, explorar detalhes diferentes e/ou ângulos diferentes como fizemos no Revelando a Foto das Escadas da Sagrada Família. Outra opção é investir na iluminação que mais valorize o motivo a ser fotografado. Falando de luz natural (a luz do sol) os momentos de iluminação mais interessantes para a fotografia são durante o amanhecer (luz suave e natural) e durante o entardecer (luz amarela que produz um efeito dourado).

Estávamos no Rio de Janeiro a passeio caminhando pelo calçadão da praia de Botafogo. Ficamos por algum tempo observando a vista do local no final da tarde. As luzes do sol incidiam nos barcos e no Pão de Açúcar de forma muito bonita. Resolvi fotografar a cena e aproveitar essa luz. Desci para a praia e andei até bem próximo a água, de forma que não incluísse a areia na minha foto. Fiz a composição incluindo o mar, os barcos, o morro, os bondinhos e o céu super azul. Um detalhe importante é que eu esperei o momento em que os bondinhos estivessem posicionados no cabo de aço e bem próximos para aparecer na foto (mesmo que seja alguns pontinhos pequenos). A iluminação do final da tarde embelezou a foto deixando-a mais dourada e valorizando as cores.

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro

Pão de Açúcar – Rio de Janeiro

Configurações:

  • Data: 30/09/2012
  • Horário: 17:05
  • Distância focal: 17 mm
  • Exposição: 1/640
  • Abertura: f/5
  • ISO: 100

Lembramos que esse ano o Bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos em 2012! O Blog Sem Destino fez um homenagem pelos 100 anos do Bondinho. Muitas fotos lindas! Recomendamos! 😀