«
»

Fotografar animais é uma tarefa que pode ser muito difícil. Em ambiente abertos pode ser complicado (e até perigoso) achar o animal rodando por ali. Em ambientes fechados como zoológicos e aquários, o animal costuma ficar em ambientes pequenos o que o deixa estressado ou em local de difícil acesso para fotografar. A foto pode se tornar ainda mais complicada se o animal estiver dentro de uma jaula. A iluminação fica prejudicada e principalmente as grades acabam atrapalhando a foto. A dica do Revelando a Foto de hoje é como fotografar um animal dentro de uma jaula e disfarçar as grades.

Na nossa última viagem ao Alasca, tivemos o prazer de conhecer o Alaska Wildlife Conservation Center, um local que reúne animais de diferentes espécies que precisam de cuidados. Dentre eles, havia um lince muito bonito que posava para fotos e ao mesmo tempo encarava os turistas. Resolvi fotografá-lo mas precisava dar um jeito de disfarçar as grades da jaula. Isso pode ser feito usando a profundidade de campo. Algumas condições para melhorar a foto são necessárias. Quanto menor a profundidade de campo, maior será o desfoque na grade e ela se tornará imperceptível! Quanto mais longe da grade o animal estiver e quanto mais perto da grade você se posicionar, melhor será o resultado. Quanto maior a abertura do diafragma (menor número f, por exemplo, f/2.8, f/4, etc) menor a profunidade de campo e consequentemente melhor o resultado. Mas deve-se tomar cuidado para que a profunidade de campo seja suficiente para deixar o mais importante do animal em foco. O enquandramento também é muito importante. Evite posicionar a grade nos olhos do animal (seu foco).

Lince - Alaska Wildlife Conservation Center

Lince – Alaska Wildlife Conservation Center

Configurações:

  • Data: 18/08/2012
  • Horário: 13:00
  • Distância focal: 70mm
  • Exposição: 1/125
  • Abertura: f/4.0
  • ISO: 100

Gostaram das dicas para fotografar animais dentro da jaula? Esperamos que seja útil na sua próxima visita ao zoológico! 🙂