«
»

Iniciamos a série Revele Sua Foto com a participação do Jodrian Freitas, autor do blog Aventura Mango. Recentemente ele se aventurou ao subir até o acampamento base do Everest. Em meio a tantas dificuldades da trilha, ele investiu na composição e na construção da narrativa da foto para produzir uma imagem fantástica. Confira as dicas de fotografia desse aventureiro! 

Há várias maneiras de exercitar nossa criatividade na fotografia. Tentar fazer com que uma foto “conte uma história”, real ou fictícia é um desafio para todos. Melhor ainda quando conseguimos deixar que a interpretação da composição fique a cargo de quem aprecia a foto, deixando a imaginação fluir.

Nosso trekking rumo ao Acampamento Base do Everest foi um paraíso e ao mesmo tempo uma tortura para quem gosta de fotografar. Encontramos paisagens belíssimas e muitos motivos relacionados à cultura/religião do povo nepalês – um verdadeiro “parque de diversões” fotográfico. Por outro lado, tínhamos que manter um certo ritmo na caminhada e aí, muitas vezes, a percepção do que poderia ser uma boa foto tinha que vir mais rápido que o normal. Bom para treinar o olhar fotográfico.

Daí, quando chegamos à região do monastério de Tengboche, o maior na região do Khumbu, tivemos uma bela visão do Everest lá no horizonte, em um belo início de tarde com céu azul. Juntar os dois temas – montanha e religião – é uma idéia imediata, mas como fazer isso de uma forma diferente?

Andando um pouco, consegui visualizar o dragão, que fica nos vértices dos telhados, como uma figura de proteção, e o Everest em um mesmo quadro. Aí foi só escolher o melhor ângulo, contando com uma boa aproximação pela objetiva e com um ISO mais baixo, de modo que pudesse fazer algum recorte ou ampliação sem perder a qualidade. Mantive uma parte do tempo à direita, para dar uma idéia que o dragão fazia parte da estrutura. O resultado está aí: consegue imaginar o diálogo entre o Dragão e a Montanha?

O Dragão e a Montanha. Foto: Jodrian Freitas - Aventura Mango

O Dragão e a Montanha. Foto: Jodrian Freitas – Aventura Mango

Configurações:

  • Data: 04/04/2013
  • Horário: 14:00
  • Distância focal: 90mm
  • Exposição: 1/100
  • Abertura: f/29
  • ISO: 200

Se você acompanha nossas dicas de fotografia na série Revelando a Foto e quer compartilhar sua foto, envie pra gente por e-mail  [email protected]!