«
»

Fotografar em museus nem sempre é permitido. Em alguns casos, é permitido fotografar sem flash. Já vi um caso em que o museu permitia fotografar, mas uma determinada exposição não permitia. É importante estar atento a essas instruções para não fazer algo de errado e passar vergonha!

Estive em New York City pela segunda vez em Maio/2014 e não poderia deixar de visitar o Metropolitan novamente. O museu é imenso e merece ser admirado com calma. Desta vez o museu estava bem cheio. Muitas escolas e turistas lotavam as salas, principalmente as do primeiro andar. Quase não fotografei por causa de tanto tumulto. Gosto muito da galeria de arte greco-romana, mas parece que a maioria dos outros visitantes também porque era uma das áreas mais cheias. Porém, no segundo andar existe algumas salas de arte greco-romana que para minha sorte estavam bem vazias. Resolvi fotografar algumas esculturas de rostos que estavam lado a lado. Meu objetivo era trabalhar a profundidade de campo, destacando apenas uma das esculturas e desfocando as demais. Cheguei bem perto de uma das esculturas, aumentei a distância focal (45 mm) e aumentei a abertura (f/4). Todos esses fatores e as diferenças de planos entre as esculturas ajudaram. Como o espaço é fechado e com iluminação reduzida, tive que usar um ISO bem alto (ISO 3200).

A foto foi feita na sala 176 do Metropolitan e a obra de arte em destaque se chama “Limestone head of bearded male votary with wreath of leaves” (traduzindo para o português seria – cabeça de um devoto homem barbudo com coroa de flores feita em calcário). Confesso que não anotei esses dados na hora, mas consegui achá-los no mapa interativo no site do Metropolitan. Lá está listado todo o acervo também. Muito bom!

Metropolitan - New York City - NY

Metropolitan – New York City – NY

Configurações:

  • Data: 08/05/2014
  • Horário: 16:10
  • Distância focal: 45 mm
  • Exposição: 1/100
  • Abertura: f/4
  • ISO: 3200