«
»

Interrompemos nossa programação semanal de Revelando a Foto para apresentar mais um post da série Revele sua Foto. O Jonathan do blog Eu Vou de Mochila que é declarado leitor assíduo das nossas dicas de fotografia, compartilhou com a gente uma linda foto e todos os detalhes de como ela foi feita. O cenário escolhido foi Bonito, um lugar que ainda está nos nossos sonhos. Se é o seu também, não deixe de conferir os posts de Bonito no blog Eu Vou de Mochila.  E agora, vamos às dicas de fotografia do mochileiro! 😉

Sempre gostei muito de fotografia, mas sou totalmente amador e adquiri uma câmera decente a mais ou menos 2 anos. A partir disso, estou sempre tentando aprender um pouco mais sobre essa arte e foi aí que eu conheci o Revelando a Foto, do qual hoje sou um grande fã e sinto um grande orgulho em poder participar.

Quando eu estive em BonitoMS o passeio mais esperado foi o Abismo Anhumas, simplesmente porque o passeio se trata de uma descida de rapel de 72 metros em uma caverna, flutuação e passeio de bote lá embaixo e, a parte mais difícil, a subida de 72 metros. Lá embaixo não existe fonte de luz, a única luz disponível é a que vem de fora e entra pela mesma fenda que nós entramos. Nos meses de verão, durante um certo período do dia, o ângulo da luz do sol passa por essa abertura e faz um efeito que eu não consigo achar adjetivo para descrever como é bonito!

Um lugar com pouca luz, precisava de um tempo de exposição grande e não dava para fazer isso com a câmera na mão, pois as fotos ficariam tremidas. Sem tripé, precisei improvisar apoiando em um corrimão de madeira. Com essas condições, estava muito difícil tirar uma foto legal. Foram várias tentativas, principalmente em relação ao tempo de exposição, mas acabei deixando no automático e consegui o resultado da foto abaixo, onde fiz a composição incluindo a luz que entrava e o reflexo que ela fazia no teto, além dos detalhes da parede.

Abismo Anhumas - Bonito - Matro Grosso do Sul

Abismo Anhumas – Bonito – Matro Grosso do Sul

Configurações:

  • Data: 16/12/2013
  • Horário: 11:30
  • Distância focal: 18mm
  • Exposição: 1s
  • Abertura: f/4
  • ISO: 400

Gostaram da foto? A gente amou essa foto e ficou com mais vontade de conhecer Bonito. Valeu, Jonathan! :D

Se você também acompanha nossas dicas de fotografia na série Revelando a Foto e quer compartilhar sua foto, envie pra gente por e-mail  [email protected]!