Quando fizemos a Routeburn Track, uma das Great Walks Neozelandezas, nós sabíamos que era necessário acompanhar a previsão do tempo e nos preparar porque poderia chover ou nevar na região (mesmo no verão). Na companhia do Oscar do blog MauOscar e Viajoteca, caminhamos durante três dias por belas paisagens. No primeiro dia (Routeburn Shelter até o Routeburn Falls Hut) e no segundo (Routeburn Falls Hut até o Lake Mackenzie Hut) nós tivemos sorte com o tempo e pegamos o dias ensolarados. Mas, no terceiro dia, amanheceu fechado e com chuva, exatamente como dizia a previsão do tempo. Tivemos que encarar a chuva fina e constante na maior parte dos 12 quilômetros que separam o Lake Mackenzie do The Divide, ponto onde terminamos a trilha, localizado na Milford Sound Road. Este pedaço da trilha está incluído no Fiordland National Park, uma das jóias da Nova Zelândia.

Trecho da Routeburn Track na descida para o The Divide - Nova Zelândia

Trecho da Routeburn Track na descida para o The Divide – Nova Zelândia

Chuva e tempo fechado no terceiro dia da Routeburn Track - Nova Zelândia

Chuva e tempo fechado no terceiro dia da Routeburn Track – Nova Zelândia

Após tomarmos nosso café da manhã, nós preparamos os sanduíches do dia e nossas mochilas com sacos plásticos em volta das coisas que não poderiam molhar (protegemos inclusive as câmeras). Colocamos as capas de chuva das mochilas e começamos a caminhar um pouco depois das 8 da manhã apenas com celulares e GoPro nos bolsos.

Início da trilha do terceiro dia da Routeburn Track - Nova Zelândia

Início da trilha do terceiro dia da Routeburn Track – Nova Zelândia

Este trecho é quase todo no meio de uma floresta úmida e muito bonita. Vimos musgos por todos os lados e achamos aquele cenário muito interessante. No início, pegamos uma subida um pouco mais forte e tivemos que ter cuidado porque o chão estava molhado, mas quando a trilha ficou mais plana nós até paramos algumas vezes pra tirar foto com o celular.

Trecho de trilha no meio de floresta úmida na Routeburn Track, Nova Zelândia

Trecho de trilha no meio de floresta úmida na Routeburn Track, Nova Zelândia. Foto: Oscar Risch | Viajoteca

Floresta úmida na Routeburn Track - Nova Zelândia

Floresta úmida na Routeburn Track – Nova Zelândia

Além de ser perigoso caminhar com o chão molhado, a chuva atrapalhou de ver a paisagem ao redor da trilha. Uma forte neblina não nos deixava ver direito as montanhas do outro lado do Hollyford River. Mas nem tinha como ficarmos chateados, já que os dois primeiros dias tinham sido maravilhosos e mesmo com chuva nós tivemos o privilégio de caminhar no meio de uma floresta úmida tão bonita.

Vale do Rio Hollyford com tempo fechado em vista da Routeburn Track - Nova Zelândia

Vale do Rio Hollyford com tempo fechado em vista da Routeburn Track – Nova Zelândia

Tempo fechado no Fiordland National Park ao longo da Routeburn Track - Nova Zelândia

Tempo fechado no Fiordland National Park ao longo da Routeburn Track – Nova Zelândia

Uma das atrações deste trecho é uma cachoeira chamada Earland Falls. Apesar de alta, ela tinha pouco volume de água. Paramos um pouco para tirar algumas fotos e seguimos em frente.

Chegando nas Earland Falls, uma das atrações da Routeburn Track - Nova Zelândia

Chegando nas Earland Falls, uma das atrações da Routeburn Track – Nova Zelândia

Nerds e Earland Falls na Routeburn Track - Nova Zelândia

Nerds e Earland Falls na Routeburn Track – Nova Zelândia

Depois de mais ou menos 3 horas e meia de caminhada nós chegamos ao Lake Howden Hut, um outro abrigo que tem no caminho onde nós resolvemos parar para comer um sanduíche. Nossa vontade era comer ao ar livre como nos dias anteriores, mas a chuva não deixou. Entramos no abrigo e comemos por lá mesmo. Este abrigo é uma boa opção de hospedagem para quem não quer caminhar tanto e ainda ver um pedaço bonito da Routeburn, partindo do The Divide. Comemos nossos sanduíches e resolvemos seguir em frente para não correr risco de perder o transporte, que estava agendado para nos pegar às 15:00 horas no The Divide. O tempo que tínhamos era mais que suficiente mas não queríamos correr riscos. Eu aproveitei para tirar minha câmera da mochila e coloquei em uma bolsa impermeável gentilmente cedida pelo nosso amigo Oscar para tentar tirar algumas fotos neste último pedaço.

A nerd em um trecho da Routeburn Track na descida até o The Divide - Nova Zelândia

A nerd em um trecho da Routeburn Track na descida até o The Divide – Nova Zelândia

Uma dos vários lindos fluxos de água ao longo da Routeburn Track - Nova Zelândia

Uma dos vários lindos fluxos de água ao longo da Routeburn Track – Nova Zelândia

Vegetação do Fiordland National Park ao longo da Routeburn Track - Nova Zelândia

Vegetação do Fiordland National Park ao longo da Routeburn Track – Nova Zelândia

Trecho da Routeburn Track na descida para o The Divide - Nova Zelândia

Trecho da Routeburn Track na descida para o The Divide – Nova Zelândia

Pouco depois do Lake Howden Hut há um desvio de ida e volta até um ponto chamado Key Summit. Dizem que a vista de lá é muito bonita mas nós nem cogitamos ir porque o tempo estava muito fechado. Seguimos em frente e a trilha começou a descer a montanha em zigue-zague. A chuva era fina e eu desci com minha câmera na mão protegida por um saco plástico em busca de boas oportunidades para fotografar. Acabei tirando algumas fotos das árvores, que era muito bonitas e nos lembraram os Ents da trilogia O Senhor dos Anéis.

Belas árvores no Fiordland National Park na Routeburn Track - Nova Zelândia

Belas árvores no Fiordland National Park na Routeburn Track – Nova Zelândia

Nerd usando técnicas avançadas de fotografia na chuva no Routeburn Track - Nova Zelândia

Nerd usando técnicas avançadas de fotografia na chuva no Routeburn Track – Nova Zelândia

Cerca de 14:15 nós chegamos ao The Divide, ainda com um tempo de folga até a hora em que estava marcado de o transporte nos buscar. Ficamos batendo papo relembrando os grandes momentos dos três dias desta que foi uma das trilhas mais bonitas que já fiz. Uma coisa interessante desta parte da trilha é que a maior parte dela pode ser feita como bate e volta desde o The Divide, onde há um amplo estacionamento e estrutura de banheiro.