«

Mariana, uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais, esteve em evidência nos noticiários nos últimos anos por causa do rompimento de uma barragem da mineradora Samarco. Uma tragédia que destruiu a vida de muitas pessoas. Apesar de lamentarmos e torcer para que culpados sejam punidos, nós não iremos entrar em detalhes por não termos conhecimento suficiente a respeito. Queremos, sim, divulgar as belezas da cidade e incentivar o turismo da região. São tantas construções antigas e um clima de cidade de interior de Minas que nos fazem ter certeza que você vai gostar muito de visitar Mariana!

Igreja de São Francisco de Assis em Mariana - Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis em Mariana – Minas Gerais

Depois do lamentável acontecimento, muitas pessoas ficaram na dúvida se a visitação à cidade ficou prejudicada, mas não foi. Os problemas maiores foram em Bento Rodrigues e Paracatu, que são distritos de Mariana, e não na cidade em si. Desta forma qualquer pessoa que queira visitar a cidade histórica pode ir sem medo, ela permanece linda como era.

Rua da cidade histórica em Mariana - Minas Gerais

Rua da cidade histórica em Mariana – Minas Gerais

Estivemos em Mariana em Fevereiro/2016 junto com o casal Camila e Eduardo do Viaggiando, o casal Antônio e Tássia do Com os Pés no Mundo e nossa sobrinha Laiz. Passamos um agradabilíssimo domingo na cidade passeando e compartilhando fotos em nossas redes sociais. As fotos que postamos no dia podem ser encontradas no nosso perfil do Instagram @NerdsViajantes pesquisando pelas hashtags #BlogueirosEmMariana e #NerdsEmMariana.

O que fazer em Mariana?

Esta é uma pergunta muita fácil de responder. Assim como qualquer cidade histórica mineira, Mariana tem lindas igrejas antigas, casarões históricos preservados, as sempre charmosas ruas de pedra e detalhes, muitos detalhes. Ao andar pela cidade é impossível não impressionar com as grandes construções, mas vale a pena também prestar atenção nas pequenas coisas, como as flores da Praça Gomes Freire e os detalhes das casas preservadas no centro histórico.

Rua da cidade histórica em Mariana - Minas Gerais

Rua da cidade histórica em Mariana – Minas Gerais

Centro de Mariana

Começamos o nosso passeio pela cidade caminhando pela Rua da Direita, onde se concentram alguns antigos casarões e o centro de atendimento ao turista, onde você consegue obter o mapa da cidade. No final da Rua da Direito chegamos à praça da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, ou simplesmente Catedral da Sé. No dia em que visitamos a cidade havia uma feira de artesanato em frente a Catedral da Sé.

Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral da Sé em Mariana - Minas Gerais

Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral da Sé em Mariana – Minas Gerais

Feira de artesanato em Mariana - Minas Gerais

Feira de artesanato em Mariana – Minas Gerais

Entramos na rua Santana e fomos até a Capela de Santana, que fica em uma curva logo no início da rua Dona Lucy Morães. Ela é uma das mais antigas da cidade, pequena e bem charmosa. Quando fomos o portão de acesso estava fechado, então pudemos ver apenas do lado de fora. Uma curiosidade dessa capela é que no cemitério ao fundo foi enterrado o escritor Alphonsus de Guimarães.

Capela de Santana em Mariana - Minas Gerais

Capela de Santana em Mariana – Minas Gerais

Praça Gomes Freire

Voltamos até a praça da Catedral e seguimos pela rua Frei Durão até a Praça Gomes Freire. Um local muito arborizado e com clima agradável. No caminho passamos pelo Museu de Arte Sacra mas acabamos não entrando. Na praça há muitos bancos, um coreto bem colorido e uma fonte antiga. É um pouco de área verde no meio da cidade histórica. Realmente é um local muito agradável e cercado por casarões preservados.

Praça Gomes Freire em Mariana - Minas Gerais

Praça Gomes Freire em Mariana – Minas Gerais

Praça Gomes Freire em Mariana - Minas Gerais

Praça Gomes Freire em Mariana – Minas Gerais

Praça Minas Gerais

Fizemos um pausa para almoço e depois subimos até a Praça Minas Gerais. Essa é sem dúvida a maior atração da cidade. Lá tem as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, a antiga cadeia (atualmente Câmara Municipal) e o Pelourinho. Na minha opinião, este é o cenário mais bonito de toda a Estrada Real. A imagem das duas igrejas juntas é impressionante. Já mostramos algumas fotos da Praça Minas Gerais no Revelando a Foto aqui e aqui.

Igreja de São Francisco de Assis em Mariana - Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis em Mariana – Minas Gerais

Pelourinho da Praça Minas Gerais em Mariana - Minas Gerais

Pelourinho da Praça Minas Gerais em Mariana – Minas Gerais

Praça Minas Gerais em Mariana - Minas Gerais

Praça Minas Gerais em Mariana – Minas Gerais

Parte alta da cidade

Depois de tirar algumas fotos na praça nós subimos caminhando pela Rua Dom Silvério em direção à Igreja de Nossa Senhora dos Anjos. Ela é pequena e muito perto da rua, que é estreita. Foi difícil tirar fotos. No caminho aproveitamos para fotografar os casarões históricos os reflexos de suas janelas.

Reflexos da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana - Minas Gerais

Reflexos da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana – Minas Gerais

Em seguida pegamos os carros e fomos para a Igreja de São Pedro dos Clérigos. Esta última fica no final da Rua Dom Silvério, a mais ou menos 650 metros acima da Praça Minas Gerais. Como é subida e seria nossa última atração a visitar, nós resolvemos ir de carro até lá. A igreja tem um estilo diferente das tradicionais igrejas de cidades históricas mineiras mas impressiona muito pelo tamanho e pela cor. Do seu pátio ainda temos uma bonita vista da cidade.

Igreja de São Pedro dos Clérigos em Mariana - Minas Gerais

Igreja de São Pedro dos Clérigos em Mariana – Minas Gerais

Vista da cidade em Mariana - Minas Gerais

Vista da cidade em Mariana – Minas Gerais

Outros passeios em Mariana

Um passeio interessante é a Mina da Passagem, uma mina de ouro desativada mas aberta para visitação. É possível descer na mina e explorar os corredores do local onde o ouro era extraído. Nessa mina também tem um lago de água cristalina muito usado para mergulho. Nós já fizemos essa visita em outra ida e achamos muito interessante.

Para os mais aventureiros há a oportunidade de conhecer o Parque Estadual do Itacolomi, onde destacamos uma trilha muito bonita que leva até o Pico do Itacolomi. O pico é famoso na região e pode ser visto de  vários lugares de Ouro Preto e Mariana. Fizemos esta trilha em outra viagem também e recomendamos.

Como vocês podem ver, Mariana é realmente uma cidade que vale a pena ser visitada e até mesmo dormir por lá para aproveitar o clima de cidade do interior de Minas. Como é muito perto de Ouro Preto vale a pena inclusive visitar as duas cidades em uma mesma viagem.

Como chegar em Mariana

Mariana fica a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A viagem de carro dura entre 1:30 e 2:00 saindo pela BR-040 e virando à esquerda na BR-356 perto do condomínio Alphaville. Para quem quer ir de ônibus, a viação Pássaro Verde tem várias saídas diárias de Belo Horizonte. A viagem dura um pouco mais de 2 horas.

A Camila do Blog Viaggiando, também escreveu um post sobre nosso passeio.

________________________________________________________
Procurando hotéis em Mariana? Reserve agora pelo Booking.com!