A região dos Lagos Andinos da Argentina e Chile é caracterizada por belas paisagens naturais, principalmente ao redor dos seus lagos. Por esse motivo, um passeio recomendado é navegar pelos lagos e explorar as maravilhas da região! 🙂 Depois que fizemos o passeio de barco pelo Lago Todos los Santos no lado chileno, não poderíamos deixar de navegar pelo Lago Nahuel Huapi no lado Argentino. Contratamos o passeio que percorre o lago e visita o Bosque de Arrayanes e a Isla Victoria.
O barco sai do Puerto Pañuelo, a 25 km do centro de Bariloche, próximo ao Hotel Llao Llao (já falamos sobre esse hotel no post Bariloche – Um Hotel de Encher os Olhos). Como o passeio é feito dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, é necessário pagar uma taxa de visitação ao parque que não está inclusa no preço do passeio de barco.
Contratamos o passeio pela empresa Cau Cau. Existem duas opções de pacote: básico e básico + serviço. Optamos pela segunda opção (apesar de mais caro, conseguimos um cupom de desconto em Bariloche que tornou o preço muito mais interessante!). Nesse pacote estava incluso 3 refeições durante o passeio (muito bem servidas), acomodação na parte superior do barco que é toda de vidro, mais espaçosa e tem acesso direto à parte externa do barco. Valeu a pena! 🙂
Nosso passeio estava agendado para as 13:30 e saiu no horário. Mal saimos do porto e já avistamos belas paisagens, marcada sempre pelas montanhas e pela presença do Hotel Llao Llao. A cor da água sempre nos surpreendia. Sorte de quem mora pela orla do lago e pode admirar essa paisagem. Avistamos belas casas ao redor do lago.
Saindo do porto para iniciar o passeio da Isla Victoria e Bosque de Arrayanes – Bariloche – Argentina
Pouco tempo depois do barco sair do porto, descobrimos que teríamos acompanhantes voadores: as gaivotas! 🙂 Elas seguem o barco durante todo o trajeto. Neste momento surge um fotógrafo com biscoitos para que os turistas alimentem as gaivotas e tirem uma bela foto do momento em que a gaivota pega o biscoito. No nosso caso com apenas uma tentativa ele acertou o exato momento em que a gaivota estava tirando o biscoito de nossas mãos. Ao final do passeio você pode ver as fotos e comprá-las se gostar!
Gaivotas seguindo o barco durante o passeio da Isla Victoria e Bosque de Arrayanes – Bariloche – Argentina
Nossa primeira parada foi no Bosque de Arrayanes. Ele está localizado na península Quetrihue, no Parque Nacional los Arraynes, que foi criado em 1971. Ao descer do barco, paramos para fazer algumas fotos do lago. Ficamos impressionados com a cor do lago, que fica ainda mais claro próximo à margem.
O Bosque de Arrayanes é uma área protegida devido a importância da espécie, que quase não existe em outras localidades. Acredita-se que as árvores tenham aproximadamente 300 anos. São árvores altas, que chegam atingir até 25 metros. O que chama mais a atenção nos arrayanes é a cor do caule. Um tom laranja bem diferente do habitual, com algumas manchas brancas.
Dizem que os arrayanes inspiraram Walt Disney na criação do cenário da animação Bambi.
Percorremos a trilha pelo Bosque de Arrayanes. O caminho é demarcado feito por uma estrutura de madeira. Alguns trechos possuem escadas, mas consideramos o caminho de dificuldade leve. Dizem que há uma trilha com acessibilidade por lá que percorre um trecho menor. Porém, não experimentamos esse caminho.
No meio da trilha pelo Bosque de Arrayanes tínhamos uma bela vista do Lago Nahuel Huapi.
Hora de voltar para o barco e prosseguir para a Isla Victoria. Visitamos o Bosque na hora certa. Quando já estávamos saindo, chegou um barco cheio de estudantes que pareciam que iam acampar por ali!
Voltamos para o barco para mais um trecho de navegação até a Isla Victoria. Chegando na ilha, fomos convidados a percorrer as trilhas existentes no local, parando pelos mirantes para observar a paisagem e tirar muitas fotos. O tempo estava meio fechado e as cinzas vulcânicas do vulcão Puyehye atrapalharam um pouco a visibilidade. 🙁
A ilha abriga diferentes tipos de espécie de árvores. Caminhamos por trilhas rodeadas por pinheiros e sequóias. Um cenário muito agradável para um passeio.
A ilha era habitada por comunidades indígenas que deixaram pinturas rupestres nas rochas.
Enquanto passeávamos pela ilha, nosso barco partiu para fazer uma viagem com um grupo de estudantes. 🙂 No horário combinado, embarcamos novamente rumo ao destino final, o porto!
Terminamos o passeio bem no horário do pôr do sol. Hora de fotografar o lago registrando os últimos raios solares do dia! Eles adicionam um charme todo especial as fotos. 🙂
Ao final do passeio, chegando novamente ao porto, avistamos o imponente Hotel Llao Llao. A visibilidade não estava muito boa devido as cinzas vulcânicas do vulcão Puyehue.
A agência oferece serviço de translado do centro de Bariloche até o porto, mas não está incluso no preço do passeio. Nós fomos de transporte público. Pegamos o ônibus 20 Llao Llao, que sai do terminal de ônibus, passa pelo centro de Bariloche e o ponto final é no Hotel Llao Llao. Descemos um ponto antes de chegar no hotel. Para voltar, subimos até o hotel e pegamos o ônibus no ponto inicial.
Cau Cau
Endereço: Mitre 139 / Quaglia 211 – Bariloche
Telefone: (02944) 431372/3
Site: http://www.islavictoriayarrayanes.com/
Poucos dias em Bariloche já foram suficientes para ficarmos encantados com as belezas naturais da região! E você, também fez esse passeio? Conte para gente o que achou! 🙂
________________________________________________________
Procurando hotéis em Bariloche? Reserve agora pelo Booking.com!