Surpresas e imprevistos podem acontecer durante as viagens. Na nossa viagem ao Chile não poderia ser diferente. Chegamos a Região dos Lagos Chilenos encantados com as paisagens, os lagos e os vulcões. Porém, fomos recepcionados por diversos tábanos. Os tábanos são uma espécie de mosca da família Tabanidae. São popularmente conhecidos como mutuca, butuca, motuca, moscardo e tavão.
Durante o primeiro encontro com os tábanos, achei que fossem abelhas pelo tamanho e pelo zumbido. Depois fomos descobrir quem eles eram de verdade. Os moradores da região nos informaram que eles aparecem no final de Dezembro e ficam na região até meados de Janeiro, ou seja, bem na época em que estávamos por lá. Eles aparecem mais quando está muito quente e costumam se concentrar mais na região onde existe água, ou seja, os Saltos del Petrohué e o Lago Todos los Santos estavam infestados de tábanos!
Os tábanos ficam mais agitados em dias quentes. Dizem que depois que chove eles costumam desaparecer.
A pior parte é que os tábanos não se satisfazem apenas em rodear as pessoas. Eles picam! A picada não dói tanto quanto uma picada de abelha ou marimbondo. Porém, eles são tantos, que as picadas incomodam bastante! Dizem que eles são atraídos pela cor preta. Advinha a cor que eu estava? Sim, toda de preto. Compramos um repelente que segundo a própria vendedora ele só ajudava a evitar as picadas, mas ainda continuava atraindo os tábanos. Usei a minha blusa de frio para me proteger um pouco das picadas. Foi bom, mas quase morri de calor.
Não bastasse incomodar a gente, os tábanos também atrapalharam muitas fotos. Tenha paciência e tire várias fotos para garantir que não vai aparecer nenhum intruso na sua paisagem. 🙂
Se você vai para a região dos lagos chilenos no verão, se prepare pois você pode encontrar os tábanos.