Nerds Viajantes

Revelando a Foto – Riacho do Glaciar Huemul

Com frequência enquanto viajamos não temos em mãos os recursos que desejamos para tirar algumas fotos. Um filtro, tripé, flash ou até mesmo a nossa câmera principal podem não estar conosco em algum momento em que vemos uma cena bacana e desejamos fotografar. Então é hora de fazer o melhor com o que temos a disposição.

Em nossa viagem pela Patagônia nós visitamos o Glaciar Huemul, que fica perto do Lago del Desierto na região de El Chaltén. Um transfer nos deixou na bilheteria onde compramos o ingresso para subir até o mirante do glaciar (é uma área privada) e tivemos duas horas para subir, ver o glaciar e descer. Ao lado da trilha há um riacho que desce da lagoa do glaciar. Eu achei o riacho muito bonito e pensei em fazer uma foto de longa exposição que capturasse o movimento da água do riacho.

Foi quando eu lembrei que eu não estava com minha câmera principal. Acabei deixando no hotel porque o passeio seria curto, com mais tempo de caminhada e ainda estava chovendo no dia. Pelo mesmo motivo o tripé também ficou no hotel. Eu somente tinha comigo meu celular e minha compacta Canon S95, a quem eu carinhosamente chamo de “backup“.

Decidi então tentar tirar uma foto com minha compacta que capturasse um pouco do movimento da água. Configurei a câmera para prioridade de velocidade de disparo e  escolhi um tempo de exposição de 1/8s. Foi o mais lento que eu consegui segurar sem tripé de forma que a nitidez fosse aceitável. Como é uma velocidade muito baixa para segurar na mão, eu segui os seguintes passos para evitar ao máximo tremer.

Riacho Glaciar Huemul – El Chaltén – Argentina

Configurações:

No final das contas eu gostei do resultado. Fiquei desejando ter lá minha câmera principal, tripé e os filtros ND e polarizador, mas foi um bom exercício. 🙂

Sair da versão mobile