Em nossa vista ao Alasca resolvemos deixar o último dia livre, sem nada muito planejado. Nosso voo sairia às 23:00 de Anchorage e por isso teríamos tempo para fazer algo mais tranquilo perto da cidade. Como gostamos muito da Seward Highway, nós decidimos voltar à estrada e conhecer a área do Portage Valley e sua principal atração: o Portage Glacier.
O Portage Valley é umo pedaço de terra que liga a Península de Kenai ao resto do Alasca. Há uma estrada, a Portage Glacier Road, que corta o vale, ligando a Seward Highway (em um ponto próximo ao Alaska Wildlife Conservation Center) ao Portage Lake, onde fica o Portage Glacier. Em seus quase 9 quilômetros de extensão há muitos pontos de parada com paisagens bonitas, incluindo algumas geleiras no alto das montanhas da Chugach National Forest.
A principal atração do vale é o Portage Glacier, que fica à beira do Portage Lake. Apesar de o lago ser pequeno, não é fácil avistar o glaciar, pois ele fica escondido atrás de montanhas em relação estacionamento onde paramos o carro no final da estrada. No final do século XIX, o glaciar ocupava toda a área do lago, mas ele vem diminuindo muito de tamanho e a melhor forma de vê-lo é fazer um passeio de barco que navega pelo lago até bem próximo ao glaciar.
Outra forma de ver o glaciar é através de uma trilha que começa na cidade vizinha de Whittier até o topo das montanhas. Mas é uma trilha longa e íngreme e no dia que fomos ao vale além de estar chovendo nós não tinhamos tempo disponível para fazer toda a trilha.
Saímos de Anchorage já um pouco tarde pois chegamos muito cansados do Denali National Park na noite anterior. Pegamos a Seward Highway e descemos então até o ínicio da Portage Glacier Road, cerca de uns 80 km ao sul de Anchorage. No caminho fizemos uma parada rápida em Girdwood para almoçar. Segundo referências é uma cidade muito bonita com belas montanhas ao redor, mas estava chovendo e não deu para ver muita coisa. Comemos um sanduíche por lá e seguimos em frente em direção ao Portage Valley.
Apesar das paisagens no caminho serem muito bonitas nós paramos apenas uma vez na ida para o lago pois estávamos com horário muito apertado para o passeio de barco que pretendíamos fazer. Havia um riacho com uma montanha do outro lado e uma geleira no topo. Eu achei a cena muito bonita e resolvi tirar uma foto, mas apareceu mais gente com a mesma idéia. E eu até tirei foto de quem teve a mesma idéia. 🙂
Chegamos no porto em cima da hora e o barco já estava partindo. Perguntamos se ainda dava tempo de comprar ingresso e ir no passeio e falaram pra gente entrar no barco e comprar o ingresso na volta. Prático, não? Entramos no barco e este partiu rumo ao glaciar.
O barco se chama MV Ptarmigan e tem dois andares. O primeiro andar é fechado, aquecido e tem muitas cadeiras para quem quiser curtir o passeio sentado. O segundo andar é aberto e não tem assentos. No início o guia do passeio explicou os procedimentos de segurança e falou algumas coisas a respeito do vale e do glaciar. Ouvimos algumas coisas e resolvemos subir para ver a paisagem lá de cima. O tempo estava fechado e caia uma chuva bem fina. Como era de se esperar, fazia muito frio! E quanto mais o barco se aproximava do glaciar mais o frio aumentava. Mas nós encaramos e ficamos lá um bom tempo apreciando e tirando fotos.
Quando chegou perto do glaciar o barco parou e ficou um bom tempo para que todos pudessem ver e tirar fotos. Neste momento até as pessoas que anteriormente preferiram ficar no primeiro andar subiram para ver o glaciar. Mas como o espaço no barco é grande todos conseguiram um lugarzinho tranquilo sem problemas. Quer dizer, isto se o frio não for um problema! 🙂
O barco ainda se moveu ao longo do glaciar para que os passageiros pudessem ver e tirar fotos de muitos ângulos e detalhes diferentes.
Há uma bóia com o nome do barco que pode ser usada pelos turistas para tirar fotos. E nós que não somos de fazer muita cerimônia, aproveitamos a chance de trazer uma foto de recordação.
Antes do barco começar a voltar, nós descemos para o primeiro andar para curtir o ambiente aquecido. Mas mesmo sendo fechado ainda tem uma vista interessante do glaciar.
Quando o barco começou o caminho de volta, minha mania de insistência falou mais alto e eu voltei para o segundo andar para tentar tirar mais algumas fotos. E eu queria também contemplar um pouco mais aquela beleza à medida que o glaciar ia sumindo atrás das montanhas.
A volta foi rápida e quando vimos já estávamos no lugar de onde sai o barco. Descemos, pagamos pelo nosso passeio e decidimos voltar para a estrada. Como não tinhamos mais compromisso com hora marcada resolvemos parar em outros pontos que achamos interessantes no caminho para tirar algumas fotos. Esta é uma vantagem de fazer passeios com carro alugado, por contra própria. Quando identificar uma paisagem bonita é só parar e ficar o tempo que quiser. E para quem gosta de fotografar este tempo às vezes pode ser longo.
Informações sobre o passeio de barco:
- Funciona de maio a setembro. Em 2013 será de 17 de maio a 16 de setembro
- São 5 saídas diárias: 10:30, 12:00, 13:30, 15:00 e 16:30.
- Dura aproximadamente 1 hora.
- Custa 34 dólares (apenas o passeio de barco) ou 79 dólares (incluindo transporte de Anchorage).
- Site: Portage Glacier Cruises