Revelando a Foto – Pássaro em San Francisco »
Em nossa vista ao Alasca resolvemos deixar o último dia livre, sem nada muito planejado. Nosso voo sairia às 23:00 de Anchorage e por isso teríamos tempo para fazer algo mais tranquilo perto da cidade. Como gostamos muito da Seward Highway, nós decidimos voltar à estrada e conhecer a área do Portage Valley e sua principal atração: o Portage Glacier.
O Portage Valley é umo pedaço de terra que liga a Península de Kenai ao resto do Alasca. Há uma estrada, a Portage Glacier Road, que corta o vale, ligando a Seward Highway (em um ponto próximo ao Alaska Wildlife Conservation Center) ao Portage Lake, onde fica o Portage Glacier. Em seus quase 9 quilômetros de extensão há muitos pontos de parada com paisagens bonitas, incluindo algumas geleiras no alto das montanhas da Chugach National Forest.
A principal atração do vale é o Portage Glacier, que fica à beira do Portage Lake. Apesar de o lago ser pequeno, não é fácil avistar o glaciar, pois ele fica escondido atrás de montanhas em relação estacionamento onde paramos o carro no final da estrada. No final do século XIX, o glaciar ocupava toda a área do lago, mas ele vem diminuindo muito de tamanho e a melhor forma de vê-lo é fazer um passeio de barco que navega pelo lago até bem próximo ao glaciar.
Outra forma de ver o glaciar é através de uma trilha que começa na cidade vizinha de Whittier até o topo das montanhas. Mas é uma trilha longa e íngreme e no dia que fomos ao vale além de estar chovendo nós não tinhamos tempo disponível para fazer toda a trilha.
Saímos de Anchorage já um pouco tarde pois chegamos muito cansados do Denali National Park na noite anterior. Pegamos a Seward Highway e descemos então até o ínicio da Portage Glacier Road, cerca de uns 80 km ao sul de Anchorage. No caminho fizemos uma parada rápida em Girdwood para almoçar. Segundo referências é uma cidade muito bonita com belas montanhas ao redor, mas estava chovendo e não deu para ver muita coisa. Comemos um sanduíche por lá e seguimos em frente em direção ao Portage Valley.
Apesar das paisagens no caminho serem muito bonitas nós paramos apenas uma vez na ida para o lago pois estávamos com horário muito apertado para o passeio de barco que pretendíamos fazer. Havia um riacho com uma montanha do outro lado e uma geleira no topo. Eu achei a cena muito bonita e resolvi tirar uma foto, mas apareceu mais gente com a mesma idéia. E eu até tirei foto de quem teve a mesma idéia. 🙂
Chegamos no porto em cima da hora e o barco já estava partindo. Perguntamos se ainda dava tempo de comprar ingresso e ir no passeio e falaram pra gente entrar no barco e comprar o ingresso na volta. Prático, não? Entramos no barco e este partiu rumo ao glaciar.
O barco se chama MV Ptarmigan e tem dois andares. O primeiro andar é fechado, aquecido e tem muitas cadeiras para quem quiser curtir o passeio sentado. O segundo andar é aberto e não tem assentos. No início o guia do passeio explicou os procedimentos de segurança e falou algumas coisas a respeito do vale e do glaciar. Ouvimos algumas coisas e resolvemos subir para ver a paisagem lá de cima. O tempo estava fechado e caia uma chuva bem fina. Como era de se esperar, fazia muito frio! E quanto mais o barco se aproximava do glaciar mais o frio aumentava. Mas nós encaramos e ficamos lá um bom tempo apreciando e tirando fotos.
Quando chegou perto do glaciar o barco parou e ficou um bom tempo para que todos pudessem ver e tirar fotos. Neste momento até as pessoas que anteriormente preferiram ficar no primeiro andar subiram para ver o glaciar. Mas como o espaço no barco é grande todos conseguiram um lugarzinho tranquilo sem problemas. Quer dizer, isto se o frio não for um problema! 🙂
O barco ainda se moveu ao longo do glaciar para que os passageiros pudessem ver e tirar fotos de muitos ângulos e detalhes diferentes.
Há uma bóia com o nome do barco que pode ser usada pelos turistas para tirar fotos. E nós que não somos de fazer muita cerimônia, aproveitamos a chance de trazer uma foto de recordação.
Antes do barco começar a voltar, nós descemos para o primeiro andar para curtir o ambiente aquecido. Mas mesmo sendo fechado ainda tem uma vista interessante do glaciar.
Quando o barco começou o caminho de volta, minha mania de insistência falou mais alto e eu voltei para o segundo andar para tentar tirar mais algumas fotos. E eu queria também contemplar um pouco mais aquela beleza à medida que o glaciar ia sumindo atrás das montanhas.
A volta foi rápida e quando vimos já estávamos no lugar de onde sai o barco. Descemos, pagamos pelo nosso passeio e decidimos voltar para a estrada. Como não tinhamos mais compromisso com hora marcada resolvemos parar em outros pontos que achamos interessantes no caminho para tirar algumas fotos. Esta é uma vantagem de fazer passeios com carro alugado, por contra própria. Quando identificar uma paisagem bonita é só parar e ficar o tempo que quiser. E para quem gosta de fotografar este tempo às vezes pode ser longo.
Informações sobre o passeio de barco:
- Funciona de maio a setembro. Em 2013 será de 17 de maio a 16 de setembro
- São 5 saídas diárias: 10:30, 12:00, 13:30, 15:00 e 16:30.
- Dura aproximadamente 1 hora.
- Custa 34 dólares (apenas o passeio de barco) ou 79 dólares (incluindo transporte de Anchorage).
- Site: Portage Glacier Cruises
Oi, Helder. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Oi Natalie, tudo bem e com você?
Obrigado, ficamos muito contentes por termos sido selecionados e por poder colaborar!
Abraços,
Helder
Helder, parabéns pelo post ter sido escolhido pelo viaje na viagem! Realmente está muito legal e, como sempre, com fotos lindas! Abs!!! 🙂
Oi Ana Paula, muito obrigado pelos elogios e pela parabéns, que bom que você gostou!
Abraços,
Helder
Muito legal o seu conteúdo sobre o Alasca! Você alugou o carro com a habilitação brasileira? Em qual locadora? Obrigado!
Muito obrigado pelo elogio, Juliano!
Eu aluguei o carro com habilitação brasileira sim e no Alaska eu reservei carro com duas agências. Para fazer o trecho Anchorage – Seward eu fiz pela Hertz pois era a única que tinha agência em Seward e permitia entregar o carro lá. Já para ir ao Denali eu aluguei o carro na Avis pois era a agência que tinha o melhor preço.
Abraços,
Helder
Helder,
Elogiar sua apresentação é chover no molhado!
Que paciencia para nos brindar com tantas maravilhosas e úteis informações! Parabéns e obrigado!
Voce poderia nos informar, como uma idéia para planejamento, quantos dias passou no Alaska e seu roteiro entre a chegada e saida de Anchorage, inclusive datas e condiçoes de tempo?
Muito grato.
Olá Luiz, tudo bem?
Em primeiro lugar, muito obrigado pelos elogios, fico muito contente que tenha gostado.
Nós chegamos a Anchorage na madrugada do dia 18 de Agosto e em sequência fizemos o roteiro abaixo.
Dia 1: Viagem de carro de Anchorage a Seward pela Seward Highway, uma linda estrada.
Dias 2, 3 e 4: Visita ao Kenai Fjords National Park, cuja base de visitação é Seward, onde nos hospedamos. Ao final do quarto dia fizemos o passeio de Seward a Anchorage pela Alaska Railroad, o que recomendamos muito! São paisagens muito bonitas.
Dia 5: Trajeto de carro de Anchorage para o Denali National Park, com visita ao parque no período da tarde.
Dias 6, 7 e 8: Visita ao Denali National Park, sendo que no oitavo dia voltamos de carro do Denali até Anchorage.
Dia 9: Visita ao Portage Valley, próximo a Anchorage. No final do dia ainda visitamos o Alaska Zoo e pegamos nosso voo as 11:00 da noite.
Espero que te ajude e se tiver qualquer dúvida fique a vontade para perguntar!
Abraços,
Helder
Helder, boa tarde, peguei seu LINK com a Renata Campos depois de muito procurar por alguém que tenha feito o que você fez, e dar parabéns já ta muito fraco pelo tanto que você esta ajudando.. Estou indo ao Alaska com minha esposa, mas como estava difícil um roteiro como o seu estamos fechando um pacote de 10 dias pelo mar (Royal Caribean), a não ser que a gente tenha um pouco mais de coragem como vocês.. (querem ir de novo ?). Depois do Alaska pretendemos alugar um carro nos EUA e ficar mais uns 30 dias rodando, vamos ? Pode escrever direto no meu email se quiser, moro em Varginha/MG.
Abração
Olá Arnaldo, tudo bem?
Eu tenho certeza que no roteiro de 10 dias pelo mar você vai ver coisas fantásticas. É um passeio diferente do que fizemos mas com muitas belezas a ver. Mas se você quiser algum dia fazer o que fizemos pode ir sem medo algum. O Alaska é tão tranquilo e organizado quanto qualquer parte dos Estados Unidos. Nem de GPS você precisa. Se algum dia quiser fazer algo por terra sinta-se a vontade pra perguntar que nós ajudamos no que estiver ao alcance.
Sobre uma viagem de carro, Estados Unidos é sempre uma opção muito tentadora, mas nós acabamos de voltar de uma viagem de férias da Patagônia e este ano não ainda não temos nada planejado.
Grande abraço e fique a vontade pra perguntar no caso de qualquer dúvida.
Helder
Não sei se teremos tempo de conhecer o Portgage Glacier no Portgage Valley and Lake…pois teremos pouco tempo em Anchorage..mas tudo o que veremos no Celebrity Century (hj da mesma família da Royal Caribbean) e mais o tempo em Seward..penso que nos safistarão..meu marido parece que planeja dirigir um pouco nesta Seward Highway..então certamente alugaremos carro em algum período pequeno..Faremos passeios de barco em Seward, mas ainda não sei se serão semelhantes à estes…aliás, estes navios são quebra-gelos ou não há necessidade disto no verão?? a vista aérea dos glaciares também deve ser fantástica, não? lhe envio fotos depois… Abçs..
Silvia,
No verão não tem necessidade de quebra gelo não. 🙂
No cruzeiro que você vai fazer tenho certeza que vocês verão geleiras muito mais bonitas que o Portage Glacier, este seria somente se te sobrasse tempo mesmo.
Abraços,
Helder
Hélder…vimos sim uma geleira maravilhosa do navio, o comandante anunciou na noite anterior que por volta das 7-8 hs estaria circulando por ela..e todos subiram..e o tempo estava bom..só que esquecí o nome agora deste glaciar..mas em Seward..fizemos um passeio de barco pela empresa do Kenai Fjords prá ver baleias e no roteiro..passamos por 2 glaciares..um deles maior que deve ser este tal Portage Glacier..depois lhe confirmo…Abçs..
As geleiras que você viu no passeio de barco provavelmente são maiores que o Portage Glacier, que fica na estrada para Anchorage. E as do cruzeiro pelo que eu já pesquisei são muito bonitas, este cruzeiro está na minha lista de coisas a fazer.
E ai, conseguiu ver as baleias no passeio de barco?
Abraços,
Helder
Helder,
Por favor, para 10 dias, qual o valor que recomenda levar para fazer esses passeios que fizeram? Vocês alugaram carro e ficaram em hostel? O aluguel de carro é feito em Anchorage apenas?
Obrigado
Erik,
Esta pergunta do valor é muito complicada de responder. Há passeios de tudo quanto é tipo para fazer no Alaska. Pra você ter idéia há passeios como este que escrevi neste post que custou 34 dólares assim como há passeios para ver ursos em Katmai que custam quase 1000 dólares. Então o valor que você vai levar depende muito do que você quer fazer por lá. Nós alugamos carro duas vezes no Alaska. Nós alugamos carro sim. Além de Anchorage na época que fomos tinha um escritório da Hertz em Seward mas as melhores opções e melhores preços estão em Anchorage. Nós nos hospedamos em um hostel quando fomos ao Denali National Park a norte de Anchorage e recomendamos muito. Até fizemos um post para falar dele: http://www.nerdsviajantes.com/2013/06/10/alasca-denali-morning-hostel/
Há também opções de hostel em Anchorage e Seward.
Abraços,
Helder