«
»

No final de 2012 fomos brindados com uma notícia muito boa: a flor cadáver floresceu novamente no Inhotim, o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico localizado em Brumadinho, próximo a Belo Horizonte. Ficamos empolgadíssimos com a notícia e ansiosos para presenciar e fotografar essa oportunidade rara. Para quem não conhece o que é a flor cadáver ou não entendeu a nossa empolgação para ver apenas uma “florzinha”, vamos tentar explicar um pouco do diferencial dela! 🙂

A flor cadáver (Amorphophallus titanum) é originária da Ilha de Sumatra, na Indonésia. Ela é considerada a maior flor do mundo e também a flor mais mal cheirosa. O nome cadáver se deve ao fato da flor possuir um cheiro forte que  é usado para atrair os insetos para levar o pólen a outras flores. A planta pode desabrochar entre 2 e 12 anos. A flor dura aproximadamente 3 dias. Deu para perceber que ver a flor cadáver desabrochar é um momento super raro!

Flor Cadáver no Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais

Flor Cadáver no Inhotim – Brumadinho – Minas Gerais

Pelo que eu entendi (já aviso que sou super leiga em assuntos de botânica), na verdade ela não é uma flor, mas uma inflorescência. Isto é, as flores ficam dentro dela e a esse conjunto de flores dá-se o nome de inflorescência. Mas vamos continuar chamando-a de flor para simplificar! 😉

Ficamos sabendo da flor cadáver em 2010 quando ela floresceu pela primeira vez no Inhotim. Segundo o Inhotim, esta é a única espécie que floresceu na América Latina. Os biólogos coletaram pedaços da flor para estudos e para tentar produzir novas espécies através da polinização artificial. Torcemos muito para que eles consigam! 🙂

Chegamos ao Inhotim pouco tempo depois do horário de abertura (9:30) e já tinha uma fila para comprar as entradas. Assim que conseguimos entrar, fomos correndo para o local onde está a flor cadáver, o Viveiro do Educador. Ao chegar no espaço, fomos recebidos por um monitor que nos levou até a estufa onde está a flor. Durante o trajeto ele nos alertou que a flor já estava um pouco murcha. Entramos na estufa e ficamos inicialmente numa ante-sala usada para evitar alterações de temperatura da estufa e a contaminação do ambiente. Quando o monitor abriu a porta da estufa, não precisamos nem procurar pela flor. A protagonista principal do dia estava imponente no centro da estufa!

Flor Cadáver no Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais

Flor Cadáver no Inhotim – Brumadinho – Minas Gerais

Mas como essa flor foi parar no Inhotim? Será que algum mosquito ou besouro ninja conseguiu trazer o pólen lá da Indonésia e deixar justamente nas terras do Inhotim? 🙂 Nada disso. O Inhotim recebeu sementes da flor cadáver de um jardim botânico da Flórida, o Marie Selby.

Flor Cadáver no Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais

Flor Cadáver no Inhotim – Brumadinho – Minas Gerais

O monitor nos explicou que enquanto a flor não desabrocha, a planta passa por vários estágios em que ela pode apresentar folhas, ficar apenas embaixo da terra e depois começar a brotar a flor. Isto quer dizer que você pode visitar a flor cadáver durante o ano todo no Inhotim, mas não é garantido que você vai encontrar ela em estágio de floração. Ao lado da flor cadáver havia um banner explicando sobre esses estágios.

Flor Cadáver no Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais

Flor Cadáver no Inhotim – Brumadinho – Minas Gerais

Neste ano, a espécie do Inhotim alcançou 1,63m. É realmente muito alta. Tiramos uma foto ao lado dela para ter uma ideia real do tamanho. Ressalto que a altura é contabilizada sem o vaso, por isso ela parece bem maior que o Nerd que tem 1,78m.

Nerd ao lado da Flor Cadáver no Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais

Nerd ao lado da Flor Cadáver no Inhotim – Brumadinho – Minas Gerais

Achamos muito bom ver a flor cadáver, mesmo que já um pouco murcha. Ficaremos aguardando a próxima floração! 🙂