«
»

A fotografia noturna é muito interessante e uma das coisas que eu gosto é fotografar luzes em movimento. São aquelas imagens em que ao fotografar um carro em movimento, por exemplo, é capturado um rastro de luz na foto que corresponde ao movimento do farol. E falamos exatamente de uma foto dessas neste Revelando a Foto.

Quando estivemos em Diamantina nós ficamos hospedados em uma pousada na praça JK ao lado da Catedral (Igreja Matriz). Na rua em frente à pousada passavam muitos carros a noite e eu decidi parar para tentar capturar o movimento dos faróis. Montei o tripé e escolhi uma composição que incluiu o caminho que os carros faziam, o chão de pedra das ruas do centro histórico e o prédio da prefeitura.

A essência desse tipo de foto é ter uma exposição longa o suficiente para capturar todo o movimento da fonte luminosa, no caso os faróis dos carros. O tempo de exposição pode ser até maior que o tempo em que a luz se movimenta, o que importa é que o movimento do carro esteja dentro do período em que a imagem é capturada. Se o tempo de exposição for menor será capturado apenas o movimento parcial dos faróis. Como a exposição será longa é obrigatório o uso de um tripé para termos uma imagem nítida.

Eu fiz então a fotometria de forma que tivesse uma exposição longa o suficiente para registrar o movimento dos faróis e comecei a tirar algumas fotos. O ISO escolhido foi 100, o menor possível na minha câmera para adicionar uma menor quantidade de ruído. Tive um certo trabalho para conseguir uma foto que eu gostasse porquê tinha um semáforo onde os carros paravam e dependendo do momento que eu disparava o movimento era perdido. Mas no final gostei do resultado.

Luz em movimento - Diamantina - MG

Luz em movimento – Diamantina – MG

Configurações:

  • Data: 12/10/2013
  • Horário: 19:03
  • Distância focal: 17  mm
  • Exposição: 5s
  • Abertura: f/9
  • ISO: 100

E então, gostaram da foto? Se interessam por esse tipo de fotografia?