«
»

Durante nosso passeio pela Estrada Real no Caminho dos Diamantes, que liga Diamantina a Ouro Preto, nós vimos várias igrejas bonitas. Em cada cidade há pelo menos uma bela igreja e nós voltamos cheios de fotos delas. Não há como negar que são a marca das cidades históricas mineiras. Cada uma tem seu tamanho, beleza e importância, e nós tentamos visitar todas as interessantes pelo caminho.

Mas sempre há uma que nos chama mais a atenção. No meu caso, são duas. E não é uma ou outra que me faz ter esta preferência, mas as duas juntas. São as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, que ficam na Praça Minas Gerais em Mariana em frente à Câmara dos Vereadores da cidade. O conjunto como um todo, incluindo o Pelourinho no centro da praça, é pra mim um dos cenários mais bonitos da Estrada Real.

Nós tiramos um domingo para visitar Ouro Preto e Mariana e eu já fui com planos de tentar fotografar as duas igrejas no fim da tarde. Uma pesquisa prévia no aplicativo “The Photographer Ephemeris” (que contamos no post Revelando a Foto – Alamo Square em São Francisco) me mostrou que naquele di,a ao entardecer, apenas uma delas estaria iluminada de frente enquanto a outra estaria na sombra (o sol vinha de lado). Mas eu não desisti e fui assim mesmo, na esperança de conseguir alguma coisa boa.

Realmente o sol foi descendo e apenas uma delas estava iluminada. Eu tirei algumas fotos para registro (e posts) e resolvi aguardar pela hora azul, aquele período antes do nascer do sol e após o sol se pôr, quando o céu fica com cor azul e é possível fotografá-lo com monumentos iluminados. Armei o tripé perto da Câmara (do outro lado da rua) e tirei várias fotos, experimentando exposições e pacientemente esperando até conseguir uma em que não passasse um carro. Como a exposição ficou longa qualquer carro que passava tinha as luzes registradas na foto. Em determinados momentos é bonito, mas pela composição não era o que eu queria para o momento. Como as igrejas são grandes, para conseguir enquadrá-las o melhor ponto é mesmo do outro lado da rua, perto da Câmara.

Uma coisa que não me agradou é que há uma luz azul que ilumina a igreja São Francisco de Assis (a da esquerda na foto) que a fazia ficar azulada. Eu usei então o ajuste local do Lightroom para pintar a igreja de amarela para neutralizar a cor azul da luz. Usei também a correção de perspectiva para alinhar um pouco as paredes das igrejas.

Praça Minas Gerais em Mariana - Minas Gerais

Praça Minas Gerais em Mariana – Minas Gerais

Configurações:

Data: 10/09/2014
Horário: 18:12
Distância focal: 24 mm
Exposição: 16s
Abertura: f/8
ISO: 100

Espero que gostem da foto e se tiverem oportunidade, não deixem de visitar esta maravilha de Mariana!