«
»

Ao fotografar paisagens as vezes adicionamos uma vista maravilhosa à composição com toda sua imensidão. Empolgamos com a beleza e resolvemos representar o nosso olhar no quadro, de forma a passar para outras pessoas a mesma sensação que tivemos. Mas uma questão pode passar despercebida. A pessoa que esta vendo a foto pode não ter noção da dimensão do motivo fotografado e isto pode fazer a diferença em fotos de paisagem. A percepção que temos quando estamos atrás da câmera não necessariamente é passada para a imagem que é vista numa tela ou em papel impresso. Mas dependendo da situação podemos ajudar o leitor a ter ao menos uma noção do tamanho do objeto.

Uma forma de trazer esta referência é adicionar à foto algum outro elemento do qual o leitor tenha noção de tamanho e assim ele pode inferir a real dimensão do principal motivo da foto. A forma mais fácil de fazer isto é colocar pessoas na composição, quando possível. Então naqueles momentos onde há pessoas na cena que queremos fotografar podemos tentar usá-las como referência ao invés de xingar sua lista de ancestrais. 🙂

Em nossa visita à Chapada dos Guimarães estávamos passeando pelo mirante do centro geodésico, onde a vista é muito bonita. Fizemos uma pequena trilha até um dos pontos mais legais e tinha uma mulher na ponta de uma pedra. Minha reação inicial seria esperar ela sair de lá, mas pensei também em tirar uma foto com ela para dar noção da dimensão da paisagem incluída na composição. Ela ficou pequena mas dá pra ter uma noção do tamanho dela em relação ao cenário.

Vista de mirante do centro geodésico na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Vista de mirante do centro geodésico na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Configurações:

Data: 11/10/2014
Horário: 10:19
Distância focal: 24 mm
Exposição: 1/100
Abertura: f/8
ISO: 100

Espero que tenham gostado da foto e da dica!