Santiago – Restaurante Fukai Sushi Lounge and Asian Bistro »
Chegamos a San Martín de los Andes já interessados em conhecer o Parque Nacional Lanín e fazer um passeio de barco pelos lagos que o parque abriga. Encontramos numa agência um pacote que além da visita ao parque incluía o passeio no Catamarán José Julián. Ele navega pelos lagos Huechulafquen e Epulafquen, sendo o primeiro o maior lago do Parque Nacional Lanín. Os lagos são glaciares, chegam a ter profundidade aproximada de 400 metros e a água é gelada. Um pulo lá dentro, nem pensar! 😀 Durante o passeio do lago, esperávamos ter uma bela vista do vulcão Lanín. Infelizmente, as condições climáticas não ajudaram muito.
Nosso passeio de barco estava marcado para 13:00 e o embarque dos passageiros começou pontualmente. O barco tem capacidade para 60 pessoas e 2 níveis. O primeiro conta com com uma parte fechada com poltronas confortáveis e o segundo, um pouco menor, abriga alguns bancos ao ar livre. O passeio é guiado, com várias explicações sobre o parque e os lagos. Por questões de segurança, tanto na partida quanto na chegada do barco todos os passageiros devem ficar sentados na parte fechada. Antes de partir, os Nerds Viajantes já estavam doidos pra subir para a parte externa para ver a paisagem e tirar fotos :). Assim que encerrou o período de segurança e as explicações da guia subimos para a área externa! \o/
No serviço de bordo do barco estão inclusos café e chocolates (que caem muito bem devido ao frio que faz no local, mesmo no verão). Além disso, na parte fechada do barco há uma pequena lanchonete, onde pode-se comprar lanche. Como já tínhamos comprado comida para o passeio, não compramos nada no barco, apenas degustamos o chocolate! 🙂
Navegando pelo lago Huechulafquen, logo após a partida, o barco vai em direção à borda sul do lago onde existe uma ilhota muito bonita, chamada Isla de los Chivos. Ele contorna a ilha e segue em direção ao Epulafquen (a oeste), em um trajeto onde pode-se contemplar a beleza da natureza ao redor.
Nessa parte do passeio, avistamos o vulcão Lanín na direção do porto onde embarcamos.
Navegando pelo lago Huechulafquen, observamos uma cadeia de montanhas que chama muito a atenção. Ela é chamada de Cerro Los Angeles.
Após mais um período de navegação, nos aproximamos de um trecho mais estreito, que simboliza a divisa entre os lagos Hechulafquen e o Epulafquen.
Após passar pela divisa que une os dois lagos, entramos no Epulafquen, que é tão belo quanto o anterior. Nesse momento, o contador de frases “Caramba, que lugar bonito!” já estava nas alturas! 🙂
Durante o passeio, o barco chegava bem próximo à beira do lago para conhecermos a vegetação local. Quanto mais próximo à beirada, mais transparente e mais verde era a água.
Navegamos pelo lago Epulafquen até chegar a um ponto muito interessante. À beira do lago, há uma camada de lava solidificada, fruto de uma erupção do vulcão Achen Niyeu há mais de 500 anos, camada esta que chega a ter 7 km de comprimento. Segundo a guia, a erupção do vulcão gerou um rio de lava que desceu para o fundo do lago. Ao entrar em contato com a água gelada do lago, a lava se solidificou, formando o escorial vulcânico.
Atualmente existem árvores que nasceram nessa camada de lava. Elas têm mais ou menos 1 metro de altura e parecem bonsais. Segundo a guia, o terreno se tornou muito infértil e impossibilitou o desenvolvimento das árvores. Dá pra percerber isso comparando-as com a vegetação ao redor.
A água do lago é mais transparente ainda próxima ao escorial vulcânico. Dá pra ver que a parte da lava foi para debaixo d’água!
Ficamos um bom tempo admirando essa maravilha da natureza. Mas já era hora de voltar!
No caminho de volta, passamos novamente pela divisa dos lagos Huechulafquen e Epulafquen.
Voltamos ao lago Huechulafquen seguindo em direção ao Cerro Los Angeles.
Já sabíamos que estávamos quase chegando quando avistamos a Isla de los Chivos novamente.
Ao final do passeio, quase chegando a Puerto Canoa voltamos a avistar o vulcão Lanín (ou melhor, tentamos! Ele estava mais encoberto pelas nuvens!). Dizem ser muito comum. (Deve ser para esfriar a cuca! 🙂 )
Concluímos o passeio em aproximadamente uma hora e meia de navegação. Achamos os dois lagos muito bonitos, assim como a paisagem ao redor, que é de cair o queixo. E vocês, o que acharam?
Quando ir: O passeio funciona de Dezembro a Março.
Horários: 11:00, 13:00, 15:00, 17:00 e 18:30
Fora deste período deve ser confirmado se há ou não o passeio.
Preço: $120 (pesos argentinos) por pessoa
Site do Catamarán José Julián: http://www.catamaranjosejulian.com.ar
Oi Hélder,
Lindas as fotos! Fiquei com muita vontade de conhecer! Você que foi de carro pela Rota dos 7 Lagos, não acha que seria muito cansativo dirigir no dia seguinte até este parque?
Obrigada!
Oi Luna, que bom que gostou das fotos 🙂
Nós tivemos o mesmo pensamento e por isso resolvemos o parque em um tour saindo de San Martin. Depois de fazer tudo acho que eu preferia fazer de carro porquê eu queria parar em um monte de lugar no parque onde a van não parou. Se você tiver boa resistência para dirigir eu acho que vale a pena. Se não tiver ou quiser fazer o passeio de forma mais tranquila eu sugiro o tour de van que por si só já é muito bonito e nós gostamos também.
Abraços,
Helder
Oi Helder,
Tudo bem? Muito obrigada pela sua resposta. Estou pensando no seguinte roteiro:
Dia 1. Chego em Bariloche de noite vindo do Cruce do Chile
2. Sair de Bariloche cedo de carro, parar em Villa La Angostura para conhecer e almoçar. Sair depois do almoço para Rota dos 7 Lagos até San Martin e dormir em San Martin
3. Ir de carro conhecer o Parque Nacional de Lanín, dormir em San Maritn
4. Voltar para Bariloche.
O que você acha? Vi que existe uma opção de voltar a Bariloche por Junín de los Andes, é um caminho mais longo porém todo asfaltado. Acha que conseguimos visitar o Parque e voltar no mesmo dia? Super obrigada mais uma vez!
Oi Luna, tudo bem!
Eu acho que dá pra fazer isso daí sem se cansar. Mas lembre-se que cada viajante tem o seu ritmo. Eu só não recomendo ir ao parque Lanin e no mesmo dia voltar para Bariloche. Fazendo isso você corre o risco de sacrificar o seu passeio fazendo na correria.
Abraços,
Ola! Estou lendo todos os seus posts sobre patagonia. Vou em janeiro com crianças estou vendo pelos seus relatos que tudo eh viavel com planejamento. Nao gosto de andar de barco, entao minha pergunta eh se esse passeio pelos lagos balança e se eh possivel ficar em algum lugar em terra firme esperando meu marido caso nao queira ir
Olá, Simone,
É viável sim, especialmente no verão. Se você não gosta de passeio de barco e optar por não fazer é possível sim esperar no lugar de onde ele sai. Tem um lanchonete lá e você ainda pode ficar descansando ou caminhando na beira do lago, que é maravilhoso.
Abraços e espero que façam uma bela viagem,
Helder
OLÁ , estamos pensando em ir em setembro para essa região, somos de Lajeado RS e estou confusa em montar o roteiro, sei que de Lajeado vamos parar em BUE, ficamos 3 três dias e na segunda 04/09 saímos para o sul, pernoitando em Neuquén, após saimos para Villa Angustura, no qual estamos pensando em ser nosso ponto de partida, só que a partir daí não estou entendendo o que fazer?
Poderia me ajudar? Estamos indo de carro….
Tipo o passeio dos 7 lagos é uma coisa e o parque de Lanin é outra? seria um dia para cada um passeio, posso ir e voltar a villa angustura? (como ponto de apoio seria a Villa angustura, por preço, beleza e tranquilidade)…….o que achas?
ir a San Martin conhecer a cidade , o que fazer lá? Precisamos dormir lá ou podemos voltar a villa Angustura?
também quero visitar o parque do bosque de arrayanes en villa angustura, mais um dia…..
Gostaria de atravessar a cordlheira para conhecer PUERTO VARAS E PUERTO MONTT, tem dicas? O que fazer e quantos dias?
SE POSSÍVEL MONTAR UM ROTEIRINHO PARA MIM, TE AGRADECERIA MUITO, ai vejo o que faço,
obrigada
Marisa Pattussi
Olá Marisa, tudo bem?
Não posso montar roteiro para você mas posso tirar algumas de suas dúvidas. Em primeiro lugar, Rota dos 7 Lagos é uma coisa, Parque Lanin é outra. A Rota (temos um post específico sobre ela aqui http://www.nerdsviajantes.com/2012/05/04/rota-dos-sete-lagos-bariloche/) é o caminho entre Bariloche e San Martin de Los Andes que passa por belas paisagens incluindo vários lagos (por isso o nome do caminho). Já o Parque Lanin fica perto da cidade de Junin de Los Andes, ao norte de San Martin e você pode visitar a partir de San Martin ou de Junin, depende de onde você quiser pernoitar. Se quiser fazer os dois passeios, recomendo fazer em 2 dias separados, pois 1 é pouco. A Rota dos 7 Lagos dá pra você fazer a partir de Villa la Angostura e voltar no mesmo dia, já que são apenas 108km (atualmente asfaltados). Mas dormir em San Martin ao menos uma noite pode ser interessante, já você pode no outro dia visitar o Parque Lanin, se você tiver tempo. Se quiser saber tudo que fizemos nesta região você pode dar uma olhada em nosso post índice (http://www.nerdsviajantes.com/2012/07/21/bariloche-post-indice/), tem links para os posts específicos de tudo que fizemos por lá.
Do lado do Chile nós não criamos nenhum post índice mas se você olhar nos arquivos do país em nosso blog vai encontrar muita coisa sobre esta região que está procurando: http://www.nerdsviajantes.com/category/destinos/america-do-sul/chile/.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Helder