«
»

O Revelando a Foto de hoje vem do povoado de Vassouras, no Maranhão, que fica na margem do Rio Preguiças entre Barreirinhas e Mandacaru. O local é conhecido como Pequenos Lençóis. Chegamos nesta região no passeio de voadeira pelo Rio Preguiças. Além das dunas que podem ser visitadas com uma pequena caminhada, há no bar do local alguns moradores ilustres que são uma alegria só. Vários macacos-prego! E eles chegam bem próximos em busca de comida.

Eles ficam por toda parte. Em um instante, quando estava passando por trás do bar, notei a presença de um pulando entre os vários galhos baixos de uma árvore. Ele estava perto do chão, mas decidi fotografá-lo mesmo assim. Como eram muitos galhos eu decidi tentar colocar o macaco em foco e os galhos ao redor fora de foco, ou seja, eu tinha que controlar a área da foto que parecia estar em foco. Em fotografia isto se chama profundidade de campo 🙂

Há três formas de diminuir a profundidade de campo em uma foto. Chegar mais perto do motivo, usar uma distância focal mais longa e aumentar a abertura do diafragma. Nesta foto eu tentei os três. Cheguei o mais próximo que pude sem que meu modelo se assustasse, coloquei o maior zoom da lente que estava usando (ainda era pequeno, mas era o maior) e usei uma abertura grande.

Macaco-Prego - Vassouras

Macaco-Prego – Vassouras

Configurações:

  • Data: 24/06/2012
  • Horário: 1o:20
  • Distância focal: 55 mm
  • Exposição: 1/640
  • Abertura: f/3.2
  • ISO: 800

Fica a dica então. Se você quiser tirar alguma foto isolando o motivo e deixando outras coisas fora de foco, tente aumentar a abertura, chegar mais próximo do objeto ou usar uma distância focal maior.

Gostaram do resultado?