«
»

Iniciamos nossa visita ao Centro Histórico de São Luís pelo Centro de Informações Turísticas. Como tínhamos pouco tempo, o guia do local selecionou os lugares imperdíveis para visitarmos na região. Dentre eles estavam o Palácio do Governo, a Igreja da Sé (Catedral de São Luís) e o Teatro Arthur Azevedo. A princípio não entendemos o porquê da visita a um teatro. Mas ao visitar o local, essa dúvida foi rapidamente resolvida e ficamos simplesmente surpresos com a grandiosidade do teatro. 😀

A ideia de construir o teatro foi de dois comerciantes portugueses ricos e emprendedores que gostaríam de assistir espetáculos de teatro e de música lírica de qualidade em condições adequadas. O objetivo era construir um teatro semelhante aos de Lisboa. Por isso, resolveram edificar um grande teatro no mesmo porte das casas de ópera da Europa e trazer boas companhias vindas do sul do Brasil e da Europa.

Palco do Teatro Arthur Azevedo - São Luís

Palco do Teatro Arthur Azevedo – São Luís

Teatro Arthur Azevedo - São Luís

Teatro Arthur Azevedo – São Luís

Teatro Arthur Azevedo - São Luís

Teatro Arthur Azevedo – São Luís

O teatro foi inaugurado em 1º de Junho de 1817. Ele foi batizado inicialmente com o nome de Teatro União, pois foi construído na mesma época da inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugual. Na época da inauguração, São Luís era a quarta maior cidade do Brasil. O teatro tinha capacidade de 800 lugares, que representava 5% da população local. Em 1852, o teatro passou a se chamar Teatro São Luís. O nome atual, Teatro Arthur Azevedo, surgiu na década de 20 em homenagem ao teatrólogo maranhense. Depois dessa data, o teatro passou por momentos de crise, funcionou como cinema e passou por algumas restaurações que provocaram grandes mudanças nas características originais do teatro. Durante a nossa visita, havia um grupo preparando o teatro para uma apresentação de quadrilha que aconteceria no local.

Palco do Teatro Arthur Azevedo - São Luís

Palco do Teatro Arthur Azevedo – São Luís

A planta original previa um prédio mais espaçoso e mais imponente. Porém, devido a problemas, o teatro foi construído espremido entre outras construções, em ruas de alta circulação e, por isso, barulhentas e sem estacionamento.

Teatro Arthur Azevedo - São Luís

Teatro Arthur Azevedo – São Luís

O teatro não foi o primeiro da cidade. Mas com certeza foi o primeiro com construção mais imponente. Todos os demais eram de pequeno porte e sem conforto. Ficamos simplesmente encantados com o ambiente do teatro e todos os seus detalhes. Em especial, o lustre era simplesmente de quebrar o pescoço. Não cansamos de admirar! 🙂

Lustre do Teatro Arthur Azevedo - São Luís

Lustre do Teatro Arthur Azevedo – São Luís

O teatro conta com monitores para realizar uma visita guiada pelos ambientes do teatro, com duração de aproximadamente 40 minutos. Infelizmente resolvemos não fazer a visita pois tínhamos pouco tempo para conhecer todo o centro histórico de São Luís.

Endereço: Rua do Sol, s/n – Centro Histórico

Site: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/

________________________________________________________
Procurando hotéis em São Luís? Reserve agora pelo Booking.com!