«
»

Fotografar não é apenas pegar uma câmera, apontar e fazer o clique. É preciso ir além. Imaginar a composição e pensar em formas diferentes de registrar a cena, fugir das fotos comuns. Chamamos isso de descondicionamento do olhar fotográfico. Neste Revelando a Foto vamos discutir uma forma de inovar nas fotos das viagens mudando o ângulo de visão.

Estivemos em Tiradentes para participar do Festival de Fotografia e aproveitamos para registrar essa cidade tão fotogênica. Não poderíamos deixar de fotografar a bela Matriz de Santo Antônio, mas dessa vez, de uma forma diferente. Ao subir a rua do Chafariz e avistar a igreja, resolvi parar e retratar a cena na visão de uma formiga. (Usei a formiga como exemplo mas poderia ser qualquer inseto ou bicho rastejante que estivesse no chão da rua.)

Como o dia estava nublado e a noite já se aproximava, tive que encarar uma iluminação ruim. Aumentei um pouco o ISO para conseguir um bom valor de velocidade com a abertura escolhida. Se eu não aumentasse o ISO, a velocidade teria que ficar muito baixa e provavelmente a foto iria sair tremida. Aproveitando que a minha câmera tem o visor de LCD flexível, virei ele de forma que eu conseguisse ver o que estava fotografando. Muito mais prático do que deitar no chão pra fazer a composição e o foco! 😛 Lembrando que, para fazer esta foto, eu estava bem no meio da rua. Sorte que o tráfego de veículos em Tiradentes é muito pequeno e eu posso me arriscar! Em compensação, o número de pessoas e charretes na região é altíssimo. Não consegui tirar nenhuma foto sem que aparecesse as pessoas. Só fotografando de madrugada para conseguir registrar esse cenário deserto.

Depois de configurar a câmera, coloquei-a no chão e usei meu pé como apoio para equilibrar a câmera. Na composição da foto eu enquadrei a igreja, as casas ao redor e principalmente o chão para mostrar claramente onde está o fotógrafo, no caso, a formiga! 🙂 Escolhi focar na igreja e desfocar o chão. Poderia ter brincado e feito inverso também, mas achei que o foco na igreja tornaria a foto mais bonita. Veja o resultado!

Visão de formiga em Tiradentes

Visão de formiga em Tiradentes

Configurações:

  • Data: 09/03/2013
  • Horário: 17:30
  • Distância focal: 24 mm
  • Exposição: 1/320
  • Abertura: f/4.5
  • ISO: 320

Gostou da foto pela visão da formiga? Espero que estimule você a pensar em novas formas de fotografar! 🙂