«
»

Um dos desafios para quem quer visitar o Alasca é lidar com os altos custos de passear pela região e com hospedagem não é diferente. Ao pesquisar os preços de hotéis perto da entrada do Denali National Park eu encontrava valores de diárias quase sempre acima de R$ 300,00 para um casal. Já estava me conformando com o preço quando encontrei o Denali Morning Hostel, com preços melhores! Para o período que visitamos o parque havia a disponibilidade de uma cabana privada com banheiro compartilhado com diária de aproximadamente R$ 160,00. Optamos então por ficar no hostel pois a diferença era grande e poderíamos usar o dinheiro economizado em algum passeio (faz parte). 🙂

Splatter Rock - Nossa cabana no Denali Morning Hostel

Splatter Rock – Nossa cabana no Denali Morning Hostel

O hostel tem uma construção central chamada Octagon e algumas cabanas ao seu redor. O Octagon tem 2 pisos, sendo que no segundo há um quarto de hóspedes  e no primeiro tem cozinha, banheiros e lounge com sofás, mesa, mapas, computadores e livros, muitos livros. Gostamos muito da estrutura e a cozinha parecia bem completa. Nós não usamos porque trouxemos mantimentos de Anchorage (mais barato e com mais opções) e a noite sempre fomos a restaurantes. Junto dos livros tinha alguns álbuns de fotografias antigas do Alasca separados por região. Muito interessante!

Octagon - Denali Morning Hostel

Octagon – Denali Morning Hostel

Do lado de fora do Octagon há lavadoras e secadoras de roupa, que podem ser usadas pelos hóspedes pagando uma pequena taxa. Ao redor do Octagon ficam as cabanas, algumas mais próximas e outras mais distantes (mas não muito). Nós ficamos na Splatter Rock, que fica a uns 10 metros do Octagon.

Caminho da cabana Splatter Rock até o Octagon

Caminho da cabana Splatter Rock até o Octagon

Elas parecem casinhas no meio da floresta, são um charme a parte. 🙂 O hostel está localizado muito próximo ao parque. Por isso, é possível ver animais que listamos no post Vida Selvagem no Denali National Park and Preserve, inclusive ursos! Não deixe de seguir as dicas de segurança para habitats de ursos. Não se preocupe se você ainda não tiver um spray anti-urso, pois o hostel aluga! Nós já tínhamos comprado um para fazer a trilha do Harding Icefield no Kenai Fjords National Park.

Uma das cabanas do Denali Morning Hostel

Uma das cabanas do Denali Morning Hostel

As cabanas tinham aquecedor mas como a cabana era toda de madeira e alta, não era fácil esquentar a temperatura lá dentro. Mas nem nos preocupamos com isso pois a quantidade de cobertores disponíveis já era suficiente para nos manter aquecidos. Os preços variam de acordo com o tamanho, capacidade e utensílios disponíveis. Para a temporada 2013, as diárias variam de $79 a $160 dólares. A cabana que ficamos no ano passado está por $79 dólares esse ano.

Uma das cabanas do Denali Morning Hostel

Uma das cabanas do Denali Morning Hostel

Há também a opção de ficar em tendas. Elas parecem barracas mas tem base de sustentação de madeira. Não tem aquecedor e nesse ano de 2013 custam $32 dólares para uma pessoa ou $55 dólares para duas pessoas. Animam encarar? 🙂

Tendas no Denali Morning Hostel

Tendas no Denali Morning Hostel

Tenda - Na próxima eu fico em uma delas :)

Tenda – Na próxima eu fico em uma delas 🙂

No site do hostel podem ser encontradas mais informações sobre as acomodações e preços.

Há também a possibilidade de ficar em quartos compartilhados (os bunks) e estes custam $32 dólares a diária para a temporada 2013. Eles ficam perto da recepção e são uma boa opção para quem está viajando sozinho.

O hostel está localizado na milha 224.1 da Parks Highway (Ak 3) ao lado de um riacho (Carlo Creek) e fica 14 milhas ao sul da entrada do Denali, então é bom considerar esse deslocamento. Eles oferecem um serviço de shuttle gratuito por van até a entrada do parque nos horários:

  • Do hostel para o parque: 06:35 e 08:20
  • Do parque para o hostel: 17:30 e 21:30

No próprio site eles deixam claro a importância da pontualidade, então se for usar o serviço de shuttle é melhor estar lá na hora certa. 🙂 Pelo que percebemos nos passeios que fizemos no Denali esse intervalo entre idas e voltas é tempo suficiente para que ninguém tenha que andar as 14 milhas a pé, arrumar uma carona (oficialmente proibido, mas muita gente usa e dizem que nunca deu problema) ou gastar grana em um táxi (muito caro segundo o próprio hostel). Mais informações sobre o funcionamento do shuttle gratuito, inclusive como conjugar o shuttle com transporte público para chegar ao Denali, podem ser encontrados no site do hostel.

Nós optamos por ir ao Denali em um carro alugado pois o valor das 4 diárias era mais barato que ida e volta para duas pessoas em transporte coletivo, seja ele trem ou ônibus. Foi muito tranquilo fazer o deslocamento diário entre hostel e parque. Nós gastávamos cerca de 20 minutos para percorrer as 14 milhas com muita paciência e teve dia que vimos até alces no caminho. E no hostel  há um espaço vago na porta onde os hóspedes podem estacionar os carros. Era de terra, mas tá bom. 🙂

O site do hostel tem muitas informações, inclusive disponibilidade e reserva online: http://www.denalihostel.com/. Também podem ser encontrados no site do hostel outras informações úteis como descontos em passeios da região (são muitos passeios com desconto), FAQ, seguro de viagem, informações a respeito do Denali National Park e outras mais.

Valeu a pena?

Como disse no início a decisão de ficar no hostel foi por motivos financeiros, pois era muito mais barato que os hotéis perto da entrada  do parque. E no final achamos que valeu muito a pena. A cabana que ficamos era pequena, mas aconchegante e muito limpa. Ficamos muito satisfeitos também com as tolhas e roupas de cama.

Cabana Splatter Rock - Denali Morning Hostel

Cabana Splatter Rock – Denali Morning Hostel

A Internet sem fio grátis funcionava muito bem no Octagon, mas no quarto o sinal era fraco. Como estávamos muito perto era só andar uns 10 metros até o Octagon e estava tudo resolvido. Mesmo assim, acessamos a Internet muito pouco no período. É muito melhor curtir os passeios no Alasca!

Os banheiros compartilhados foram muito além do esperado. Apesar de compartilhado, havia areas fechadas com pia, vaso sanitário e chuveiro, então nós tínhamos privacidade na hora de tomar banho. Gostamos muito! Estavam sempre limpos e cheirosos.

E o hostel ainda nos brindou com uma surpresa fantástica. Em nossa primeira noite, a Nerd acordou de madrugada com vontade de ir ao banheiro. Nos agasalhamos e saímos para ir até o banheiro do Octagon. Quando fechei a porta da cabana eu achei o ambiente muito claro e olhei pro céu. De início pensei que fosse um laser e fiquei imaginando como poderia alguém estar usando um laser em um lugar daqueles. 🙂 Mas eu percebi que a luz mexia parecendo um fantasma no céu. Então a ficha caiu que eu estava vendo aurora boreal. Um espetáculo, coisa linda. E tudo graças a um… banheiro compartilhado! 🙂 Xixi mais abençoado de todos!

Mas como nem tudo pode ser perfeito, estava muito frio e eu pensei “amanhã eu pego a câmera, monto um tripé e tiro fotos”. Obviamente nos outros dias o tempo fechou e eu não tirei as fotos. Mas as imagens vão ficar muito tempo gravadas na memória.

Céu parecido com aurora boreal no Denali Morning Hostel

Céu parecido com aurora boreal no Denali Morning Hostel

Céu parecido com aurora boreal no Denali Morning Hostel

Céu parecido com aurora boreal no Denali Morning Hostel

Mesmo assim, durante a noite (ou melhor dia, porque às 21:00 ainda fazia sol) o céu estava lindo e nos deixava cada vez mais encantados com o local.

Céu às 21:00 visto do Denali Morning Hostel

Céu às 21:00 visto do Denali Morning Hostel