O campo de gelo sul, compartilhado pela Argentina e pelo Chile, contém dezenas de glaciares. Uma boa forma de conhecer alguns deles é um passeio de barco pelo Lago Argentino.  Neste passeio visitamos os glaciares Upsala, Spegazzini e Perito Moreno, três dos mais famosos do lado argentino. Apesar de nome dizer “todos los glaciares” o tour contém apenas esses três mas é um passeio encantador e que dura o dia inteiro.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Upsala

Glaciar Spegazzini

O passeio começa com um traslado de ônibus de El Calafate até Punta Bandera, de onde sai o barco. A maior parte do trajeto é pelo mesmo caminho da ida para a visita o Perito Moreno. Ao chegar ao porto tinha uma fila grande para entrar no barco, mas tivemos que sair dessa fila para ir ao guichê comprar os ingressos de entrada no parque. O valor foi novamente 90 pesos argentinos para viajantes do Mercosul .

Entramos no barco e nos sentamos nos últimos lugares vagos. O barco estava lotado e como fomos os últimos a entrar nós não tivemos como escolher lugar e tivemos que ir em poltronas separadas. Mas isso não foi problema porque logo que foram dadas as instruções de segurança e algumas outras informações nós levantamos e fomos para a área aberta do barco, onde ficamos até o fim do passeio.

Barco que navega por Todos Los Glaciares

O primeiro glaciar a ser visitado é o Upsala e por causa disso o barco sai do porto navegando em direção ao braço norte do lago. O sol não estava muito forte e não conseguimos naquela hora ver o azul do lago de forma intensa. Mas rapidinho começou a ficar emocionante à medida que alguns pequenos icebergs apareciam. Quando aparecia um iceberg um pouco maior como este da foto abaixo algumas pessoas se desesperavam e amontoavam na beira do barco para ver. Mal sabiam todos que o melhor estava por vir e no melhor momento todos teriam sua chance de ver as pedras de gelo.

Glaciar no lago argentino

Pessoas se amontoando para ver um iceberg

À medida que o barco navega em direção ao Brazo Upsala os icebergs vão aumentando em número e tamanho. Confesso que eu me emocionei ao ver aqueles gigantes azuisl flutuando no lago (ok, eles não são azuis mas por causa de um fenômeno físico é esta a cor que vemos).

Iceberg próximo ao Upsala

O barco para de avançar quando a concentração de icebergs fica muito grande perto do Glaciar Upsala mas é possível vê-lo ao fundo atrás dos icebergs.

Glaciar Upsala ao fundo

O Glaciar Upsala é o terceiro maior da América do Sul e segundo maior da Argentina (só perde pro Viedma). De acordo com informações obtidas do Glaciarium, el museo del hielo patagonico, em 2011 o glaciar tinha aproximadamente 840 quilômetros quadrados de área e quase 54 quilômetros de comprimento. É muito gelo mas infelizmente o Upsala vem retrocedendo muito ultimamente. Entre 1986 e 2011, por exemplo, a área total diminui de cerca de 896 para aproximadamente 840 quilômetros quadrados. Isso dá uma perda média de mais de 2 quilômetros quadrados por ano. Nós preferíamos que o glaciar não estivesse perdendo tanto volume, mas este processo acaba também trazendo beleza ao cenário. É de lá que se desprendem os icebergs que flutuam no lago e há registros de alguns com mais de 1 quilômetro de comprimento.

Iceberg perto do Glaciar Upsala

Icebergs perto do Glaciar Upsala

Como o glaciar não pode ser visto de perto, a graça está em ver os icebergs. São incontáveis com suas variadas formas e tamanhos. Alguns eu imaginava que chegavam a medir uns 100 metros.

Ficamos no meio dos icebergs por um tempo longo o suficiente para o barco se movimentasse bastante e todos puderam ver e tirar fotos. É bom para evitar que o povo se concentre só de um lado do barco e o passeio fique comprometido para alguns.

Para mim este foi um dos momentos mais bonitos da viagem. Eu prestava atenção nos detalhes dos icebergs e ao mesmo tempo os observava incluídos no ambiente com montanhas e nuvens lenticulares ao redor.

Detalhe do iceberg

Quando o lado que eu estava no barco ficava do lado contrário dos maiores icebergs eu aproveitava para ver e fotografar os icebergs menores e as montanhas perto do lago. Para qualquer lado que eu olhava tinha um cenário bonito. 🙂

Icebergs perto do Glaciar Upsala

Chegou a hora de partir e o barco começou a voltar em direção ao Brazo Norte do Lago Argentino para entrar no Brazo Spegazzini e visitar o glaciar de mesmo nome.

Montanha no Brazo Spegazzini

No caminho para o glaciar há um aperitivo. Do lado direito pode ser avistado o Glaciar Seco, que não chega a tocar o lago mas é interessante também.

Glaciar Seco no Brazo Spegazzini

O Spegazzini é um pouco escondido, mas sua beleza já podia ser notada à medida que o barco ia se aproximando.

Glaciar no final do Brazo Spegazzini

Assim como o Perito Moreno e diferente do Upsala, este glaciar vai contra a tendência da maioria dos glaciares na Patagônia e é considerado estável. De acordo com dados de 2010 do Glaciarium, museo del hielo patagônico, o Spegazinni teve sua área diminuida em apenas 0.003 quilômetros quadrados (o total aproximado é 137 quilômetros quadrados) entre os anos de 1968 e 2008. Segundo dados da mesma época ele tem cerca de 17 quilômetros de comprimento e 1.4 quilômetros de largura.

Do lado direito do glaciar um morro muito bonito ajuda a compor a paisagem. E ao lado do morro desce um fluxo de gelo também muito bonito. E pra ficar do jeito que eu gosto o tempo estava fechado, o que pra mim faz o ambiente com glaciares ficar muito mais interessante!

Voltamos pelo Brazzo Spegazzini para a última parte do passeio, a visita ao Perito Moreno que havíamos conhecido no dia anterior. Quando chegamos ao Brazo Norte para pegar o Canal de los Témpanos o tempo estava aberto com um céu bonito e o lago com cores vibrantes por causa do sol forte.

Lago Argentino

Pouco depois de entrarmos no Canal de los Témpanos o tempo já estava fechado novamente e assim ficou até chegar no glaciar. A expectativa era grande, mesmo tendo passado algumas horas nas passarelas do Perito Moreno no dia anterior. Queríamos observá-lo de ângulos diferentes e chegar mais perto pelo lado norte.

Em frente ao lado norte do glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno visto pelo lado norte

Por causa da beleza e do fácil acesso o Perito Moreno é o glaciar mais visitado da Argentina e também do campo de gelo sul da Patagônia. Não é tão grande e nem comprido quanto o Upsala, mas é considerado estável com taxa de acumulação de gelo praticamente equivalente à taxa de desprendimento. Ele tem cerca de 250 quilômetros quadrados de área e aproximadamente 30 quilômetros de comprimento.

Glaciar Perito Moreno e montanhas

Eu achei muito legal ver as diferentes composições do glaciar com as montanhas ao fundo proporcionadas pela chegada pela navegação no lado norte.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno e montanhas ao fundo

Nos despedimos do Perito Moreno e regressamos para o Puerto Bandera onde pegamos o ônibus para voltar ao hotel.

Toda a extensão do lado norte do Glaciar Perito Moreno

Atualização: Desde o verão 2014/2015 este tour mudou de nome para Ice Rivers Express e não vai mais ao Perito Moreno. Atualmente ele tem a navegação pelo Lago Argentino visitando os glaciares Upsala (se aproximando na medida do possível por causa da quantidade de icebergs) e Spegazzini. Se soubermos de mais novidades avisamos aqui!

Este passeio foi realizado com o apoio da Argentina4U.