Após visitar o Glaciar Perito Moreno e fazer o tour de barco pelos glaciares no Lago Argentino em El Calafate (Argentina), nosso destino seguinte foi Puerto Natales (Chile), de onde partimos para conhecer o fantástico Parque Nacional Torres del Paine. Desde que começamos a planejar viagem para a Patagônia um de nossos principais objetivos era fazer trekking no parque e optamos por fazer o tradicional Circuito W, do qual vamos falar nos próximos posts.

Lago com montanhas ao fundo em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Lago com montanhas ao fundo em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Puerto Natales é a principal base para visitar Torres del Paine (para quem não quer dormir dentro do parque) e o turismo é a maior atividade da cidade. Turisticamente não é muito interessante, mas quase todos os visitantes que chegam ao parque usando tranporte público passam por lá. Nosso ônibus para o parque partiria da rodoviária às 14:30 e nós preferimos ir de El Calafate para lá no dia anterior para descansar um pouco, tentar fotografar a área litorânea e para não correr o risco de perder o ônibus (os ônibus de El Calafate chegariam em cima da hora da partida do nosso ônibus para o parque).

Bandeiras do Chile e de Magalhães em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Bandeiras do Chile e de Magalhães em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Compramos nosso bilhete para sair de El Calafate às 8:30. Queríamos chegar o mais cedo possível em Puerto Natales mas chegamos quase 16:00 porque a passagem pela imigração foi muito lenta em ambos os países. Na saída da Argentina nós atrasamos muito por causa de um casal de alemães que não tinham no passaporte carimbo de entrada na Argentina. É mole? Chegamos em Puerto Natales e fomos direto ao nosso hotel (Hotel Hallef). Fizemos check in e fomos direto ao escritório da Fantástico Sur para pegar nossos vouchers para o Circuito W.

Cidade de Puerto Natales na Patagônia chilena vista do Hotel El Hallef

No resto do dia nós apenas voltamos ao hotel para deixar os vouchers, jantamos e compramos algumas barras de cereal para levar para o Circuito W. Eu tinha a intenção de ir para a rua Pedro Montt para fotografar o entardecer na beira do lago, mas acabei desanimando e ficamos direto no hotel para descansar. No dia seguinte acordamos naturalmente. Tomamos café da manhã no hotel mesmo. Era incluído no preço e apesar de não ter muita opção foi suficiente para segurar até a hora do almoço. Saímos para passear pela cidade caminhando sem pressa e sem rota previamente definida na direção do lago. No caminho aproveitamos para observar e fotografar casas e algumas cenas interessantes.

Pequena loja de frutas e verduras em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Pequena loja de frutas e verduras em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Cachorros descansando juntos na cidade de Puerto Natales - Patagônia Chilena

Cachorros descansando juntos na cidade de Puerto Natales – Patagônia Chilena

Casa interessante em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Casa interessante em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Caminhamos até a rua Pedro Montt, onde o a composição do lago com as montanhas ao fundo fica bem interessante. E há também algumas estacas que ficam bonitas em primeiro plano. Eu já tinha visto várias fotos deste lugar e era minha intenção inicial era estar lá no final da tarde mas acabou que apenas passamos por lá rapidamente e tirei apenas algumas fotos de recordação. Mas fica a dica!

Lago com montanhas ao fundo em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Lago com montanhas ao fundo em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Andamos mais um pouco pela rua Pedro Montt onde ainda alguns monumentos interessantes, como la escultura al viento e uma estátua com o evangelizador e explorador Aberto de Agostini.

La escultura al viento em Puerto Natales - Patagônia Chilena

La escultura al viento em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Estátua do explorador e evangelizador Alberto de Agostini em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Estátua do explorador e evangelizador Alberto de Agostini em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Quando a fome bateu nós fomos para a plaza de armas onde pretendíamos almoçar na pizzaria La Mesita Grande. Atravessamos a praça (mas não tiramos foto) em direção à pizzaria, que fica do lado da igreja catedral Maria Auxiliadora.

Igreja Maria Auxiliadora em Puerto Natales - Patagônia Chilena

Igreja Maria Auxiliadora em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Depois do almoço já era hora de partir em direção à rodoviária para pegar o ônibus para Torres del Paine. Mas ainda tivemos a chance de tietar uma celebridade local, o Milodón, um extinto e enorme mamífero herbívoro que habitava a região.

O Milodón e a Nerd em Puerto Natales - Patagônia Chilena

O Milodón e a Nerd em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Hotel

Na nossa curta passagem pela cidade para o trekking do Circuito W ficamos hospedados duas noites na cidade, sendo uma antes e outra depois da caminhada. Nas duas noites ficamos hospedados no Hotel Hallef que fica no caminho da rodoviária para a Plaza de Armas e de rápido acesso a ambos.