O segundo dia de caminhada no Circuito W no Parque Torres del Paine foi o trecho do Refúgio El Chileno até o Refúgio Los Cuernos passando ao lado do Cerro Almirante Nieto e do belíssimo Lago Nordenskjold. No dia anterior a grande atração foi o mirante para as torres (contamos no post Circuito W – Las Torres del Paine) e neste dia chegaríamos bem próximos a Los Cuernos, outro ícone do parque. O trajeto total foi de aproximadamente 16 quilômetros. Apesar de mais curto e mais tranquilo nós o consideramos também muito bonito.

Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Muitas flores na trilha ao lado do lago Nordenskjold no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Muitas flores na trilha ao lado do lago Nordenskjold no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Cerro Almirante Nieto no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Cerro Almirante Nieto no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Saímos do Refúgio El Chileno como se estivéssemos voltando em direção ao Refúgio Torre Central pois a primeira parte da trilha ainda é voltando por um pedaço da mesma que fizemos no dia anterior. A descida que antes nos aliviou virou subida e nós fizemos com muita calma para não cansarmos de cara. Ainda era cedo mas já havia gente chegando ao refúgio, alguns inclusive correndo e sem camisa. Tem maluco pra tudo. 🙂

Início da trilha do Refúgio El Chileno ao Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Início da trilha do Refúgio El Chileno ao Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Não paramos muito para tirar fotos porque já havíamos tirado neste trecho no dia anterior. Estávamos prestando bastante atenção para não perdermos o lugar onde começavao atalho para o Los Cuernos já que nós não o vimos na vinda e ele diminiu bastante a distância. Quando chegamos na bifurcação onde ele começa nós ficamos impressionados de como não o vimos. É muito fácil de identificar, conforme podemos notar pelas fotos abaixo.

Chegando no início do atalho para Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Chegando no início do atalho para Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Placa indicando a trilha para Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Placa indicando a trilha para Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Foi muito mais fácil de identificar que imaginamos. 🙂 Quando começamos a descer em direção ao Lago Nordenskjold começou a chover um pouco. A chuva era fina mas foi o suficiente para usarmos pela primeira vez as capas de nossas mochilas. Mas nada que incomodasse e nem que tornasse a caminhada perigosa.

Trilha descendo em direção ao Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Trilha descendo em direção ao Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Nesta parte da trilha o destaque era o Cerro Almirante Nieto que nos acompanhava ao lado direito. Era um velho conhecido dos dois dias anteriores mas estávamos vendo de outra perspectiva.

Cerro Almirante Nieto no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Cerro Almirante Nieto no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

A abundância de notros (flores típicas da região) no mesmo trecho também ajudava a embelezar a trilha com suas flores avermelhadas. Foi o primeiro trecho do Circuito W onde eles apareciam em maior quantidade. Foi muito bacana porque foi nossa melhor oportunidade de vê-los de perto.

Notros no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Notros no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Assim como acontece com o Refúgio El Chileno, os mantimentos chegam ao Refúgio Los Cuernos a cavalo e é preciso prestar atenção nos lugares onde a trilha se divide em duas.

Indicação de trilhas para caminhantes e cavalos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Indicação de trilhas para caminhantes e cavalos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Assim como no dia anterior e seria no dia seguinte, este trecho tinha muitos riachos. Além de facilitar nossa vida porque não precisamos carregar muita água, eles ainda eram muito bonitos. Eu já falei mas não custa repetir que eu sou fã de riachos.

Riacho no caminho para Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Riacho no caminho para Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Um deles tinha um volume de água maior com muitas pedras. Uma ponte teve que ser construída para que pudesse ser atravessado com mais segurança. Eu achei bonito e aproveitei a oportunidade para descansar, beber água e tirar algumas fotos.

Atravessando ponte no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Atravessando ponte no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Belo riacho no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Belo riacho no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Mais pro final do trecho deste dia é que avistamos Los Cuernos. Aquelas formações maravilhosas estavam na nossa frente. Não é a tradicional vista que se vê com mais frequência dos mirantes que ficam perto da estrada e são visitados durante o tour de um dia pelo parque, mas foi muito legal vê-los tão de perto.

Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Uma das primeiras vistas dos Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Uma das primeiras vistas dos Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Ao mesmo tempo que eramos acompanhados pelos Los Cuernos pelo lado direito, o fantástico Lago Nordenskjold mostrava sua beleza do lado esquerdo. A cor do lago, a vegetação verde e os morros do outro lado formavam uma paisagem muito interessante. Era muita coisa bonita pra olhar quando nós parávamos pra descansar. 🙂

Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Não podíamos deixar de registrar uma foto de casal em frente ao lindo Lago Nordenskjold.

Nerds e o Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Nerds e o Lago Nordenskjold no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

No final do dia algumas subidas e descidas que diminuiram um pouco o ritmo e já estávamos cansados o suficiente para nos alegrar quando enfim enxergamos o refúgio. Ele tem uma localização privilegiada, com bela vista para o lago e para os Los Cuernos.

Um refúgio com vista no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Um refúgio com vista no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Assim como nos dias anteriores havia uma cortesia de um pisco sour que nós obviamente não negamos. E quando chegamos a restaurante ganhamos outro porque teríamos que esperar vagar lugares. E dá-lhe pisco!

Pisco sour de cortesia no Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Pisco sour de cortesia no Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Mango e Nerd brindando mais um dia de Circuito W - Refúgio Los Cuernos - Patagônia Chilena

Mango e Nerd brindando mais um dia de Circuito W – Refúgio Los Cuernos – Patagônia Chilena

Além dos dormitórios e da área de camping este refúgio tem algumas cabanas privativas (apenas o banho é compartilhado) para as quais pode-se optar por fazer um upgrade. Como já iríamos ficar em dormitório nas outras noites acabamos ficando em dormitório por aqui também, mas Jodrian e Rosana fizeram o upgrade e acharam que valeu muito a pena.

Cabana no Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Cabana no Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Neste refúgio também era proibido entrar de botas. Logo na entrada havia um espaço para deixar as botas.. Nós entramos com as nossas na mão porque vimos outras pessoas fazendo o mesmo e não tinha mais espaço na entrada. Não vimos ninguém relatar nenhum problema de perda de botas ou algo parecido.

Espaço para botas na entrada do refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Espaço para botas na entrada do refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Nosso quarto tinha lugar para 9 pessoas dividas em três camas de três andares cada. Novamente demos sorte e ficamos embaixo. Era quase uma escalada para chegar no topo! Também havia armários individuais para guardar as mochilas.

Três andares de cama no Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Três andares de cama no Refúgio Los Cuernos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Neste dia também estouramos a estimativa de 6 horas de caminhada. Mas valeu a pena curtir cada minuto dessa caminhada por paisagens tão bonitas. ;)

Este passeio foi realizado com o apoio da Fantástico Sur.

Leia os outros posts da viagem à Patagônia:

Leia também as dicas de fotografia na Patagônia: