«
»

Um recurso que eu gosto na fotografia é usar uma pequena profundidade de campo para dar mais destaque ao objeto principal de algumas fotos. Quanto menor a profundidade de campo menor é a distância antes e depois do objeto em foco que terá nitidez aparente. A profundidade de campo é afetada pela abertura do diafragma (maior abertura diminui a profundidade de campo), distância focal (maior distância focal diminui a profundidade de campo) e distância que estamos do objeto (menor distância do objeto diminui a profundidade de campo).

Quando uso uma câmera SLR eu gosto de usar a abertura maior possível e o maior zoom mas de vez enquando acontece de eu estar apenas com meu smartphone (Samsung Galaxy S3). E a câmera do smartphone, assim como câmeras digitais compactas, tem uma profundidade de campo muito grande e é difícil dar destaque ao objeto principal de nossa foto desfocando os outros. Mas vou mostrar neste Revelando a Foto como uma das técnicas citadas acima pode ajudar nesse caso.

Visitamos recentemente a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no estado de São Paulo. Sempre que vou lá gosto de tirar fotos na Capela das Velas. É um ambiente com luz mais franca e muitas luzes das velas, o que torna o lugar interessante para fotografar. Foi então que eu pensei em tirar uma foto de uma vela em destaque deixando as luzes de outras velas fora de foco ao fundo. Para conseguir as luzes borradas ao fundo eu cheguei o telefone o mais próximo possível da vela (quanto mais perto do objeto menor a distância focal) aproveitando que o modo de foco macro da câmera do meu telefone me permite focar bem de perto.

Gostei muito do resultado e inclusive coloquei essa foto no meu perfil pessoal do Instagram (@heldergr). Minha política é colocar apenas fotos tiradas com celular tanto no meu perfil pessoal como no perfil do @NerdsViajantes.

Capela de velas na Basílica de Aparecida

Capela de velas na Basílica de Aparecida

Hoje em dia smartphones tem câmeras com uma boa qualidade e isto nos permite ter excelentes oportunidades para exercitar o olhar fotográficos quando uma oportunidade aparecer. Não há como negar que câmeras com sensores maiores produzem imagens com qualidade muito superior, mas para o exercício da composição um celular faz um belo trabalho. E mesmo a ausência de zoom pode ser um motivador para que nos movimentemos em busca de um bom ângulo.

Para esta foto não faz muito sentido colocar a configuração da câmera. Eu uso um Samsung Galaxy S3 e a única coisa que eu configurei, como falei antes, foi colocar o Modo de Foco em Macro.

Leia também outras dicas de fotografia em Aparecida:

________________________________________________________
Procurando hotéis em Aparecida? Reserve agora pelo Booking.com!