«
»

Turistar em nossa cidade não é algo que fazemos com frequência (pelo menos não com a frequência que gostaríamos). Nós acabamos passeando mais por Belo Horizonte quando acompanhamos alguém de fora que está visitando a cidade. No ano passado no encontro de blogueiros, por exemplo, fiz pela primeira vez a visita guiada ao Palácio da Liberdade e gostei tanto que me arrependi de não ter ido antes. Já no fim de semana passado nós demos uma volta na Lagoa da Pampulha para acompanhar o Marcos e a Cláudia, do ótimo blog A 4 Pés, em sua jornada (a mais longa!) até a Austrália e eu aproveitei para brincar de fotografar com meu smartphone Samsung Galaxy S3.

Antes de visitar a Igreja São Francisco de Assis (ou Igrejinha da Pampulha) nós entramos no Parque Guanabara para ir ao banheiro e tomar caldo de cana. Quando passei pela roda gigante do parque eu tive a idéia de tirar uma foto com o sol atrás do brinquedo para fazer um preto e branco com contraluz. Eu achei que uma composição do céu com algumas nuvens, as formas geométricas do brinquedo e o sol ao fundo ia ficar muito interessante em uma imagem monocromática.

Parar tirar a foto eu me posicionei cuidadosamente em um ponto onde o sol ficava atrás de uma das casinhas para que a luz direta do sol não atrapalhasse a foto. Depois de muito tempo me ajeitando a roda começou a girar e quase pôs meu trabalho a perder. Mas eu acabei tirando uma sequência de fotos e uma delas saiu exatamente do jeito que eu queria. Abaixo estão duas fotos, uma com o sol atrapalhando e a segunda que eu gostei, com a casinha na frente do sol. São as fotos originais, da forma como saíram do telefone.

Foto da roda gigante com luz direta do sol no Parque Guanabara

Foto da roda gigante com luz direta do sol no Parque Guanabara

Foto da roda gigante com casinha obstruindo a luz direta do sol no Parque Guanabara

Foto da roda gigante com casinha obstruindo a luz direta do sol no Parque Guanabara

A segunda foto foi usada como base para a edição e compartilhamento no meu Instagram @heldergr. Eu usei o aplicativo Snapseed para converter a foto para preto e branco utilizando um dos filtros que escurecem o céu azul para fazer contraste com as nuvens. Depois eu compartilhei direto para o Instagram sem usar filtro e apenas tive o cuidado de recortar de forma que dois dos raios da roda partissem exatamente dos cantos inferiores da foto. Abaixo a foto que foi compartilhada.

Roda gigante em preto e branco no Parque Guanabara

Roda gigante em preto e branco no Parque Guanabara

Configurações:

  • Data: 10/08/2014
  • Horário: 11:23

Gostou desta foto? Se gostou acompanhe esta e outras fotos no Instagram do Nerds Viajantes (@nerdsviajantes) e no Instagram pessoal (@heldergr).