Papel de Parede – Abril/2015 »
Planejamos uma viagem de fim de semana para Campinas para visitar familiares e amigos que moram por lá e aproveitamos para passear um pouco pela cidade. Antes de viajar, pesquisamos as opções de passeio que a cidade oferece e ficamos interessados em conhecer a Maria Fumaça que sai de Campinas e percorre os trilhos até Jaguariúna. Como bons mineiros e admiradores de um trem, incluímos esse passeio na programação! 😀
Existem duas opções de passeios: um com duração de 3:30 que faz o trajeto entre Campinas e Jaguariúna ida e volta; outro que dura apenas 1:30 e que passeia entre Campinas e a Estação Tanquinho. Optamos pelo passeio mais longo para curtir mais os trilhos e conhecer um pouco de Jaguariúna.
Como não há vendas de bilhetes pela Internet, recomenda-se chegar 30 a 45 minutos antes da saída do trem para garantir um lugar no passeio. Com ingresso em mãos você pode aproveitar o tempo para fotografar a estação de trem e alguns vagões que ficam parados por lá.
Antes de embarcar na Maria Fumaça recebemos algumas instruções de segurança: tomar cuidado com as janelas, não colocar os braços para fora do vagão para não se machucar com possíveis galhos, tomar cuidado com as fagulhas da máquina, não permanecer nas varandas entre os vagões e não fumar.
No trecho inicial do passeio avistamos os prédios de Campinas e a área mais urbana.
Não demorou muito e o cenário passou a ser belíssimas fazendas.
Tivemos a sorte de fazer o passeio na época em que os flamboyants estavam floridos e coloriram ainda mais o nosso passeio.
Boa parte dos trilhos entre Campinas e Jaguariúna é em linha reta. Se quiser incluir a Maria Fumaça na composição da sua foto, fique atento às curvas do caminho. Em alguns pontos foi possível aproveitar a curva para fotografar a máquina e outros vagões.
No trajeto de trem desde a Estação Anhumas até a Estação Jaguariúna paramos nas seguintes estações (em ordem): Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes. Boa parte delas já foi restaurada, mas outras ainda necessitam de contribuições para continuar as obras.
Próximo às estações existem algumas casas antigas que pertenciam aos funcionários da ferrovia.
Ao longo do trajeto o guia compartilha algumas informações sobre a paisagem que avistamos.
Antes de chegar em Jaguariúna, a Maria Fumaça atravessa um rio. Uma paisagem encantadora!
Chegando em Jaguariúna a Maria Fumaça transita ao lado dos carros. A paisagem é mais urbana mas não deixa de ser uma composição interessante.
Durante o passeio você pode transitar pelos corredores dos vagões, mas tome cuidado porque balança bastante.
Os vagões da Maria Fumaça são antigos mas estão muito conservados. Os bancos são confortáveis e o espaço entre eles é bom.
Se você por acaso está com medo de passar fome no passeio de Maria Fumaça, não se preocupe! A Maria Fumaça possui um vagão restaurante. Mas caso você não queira conhecer esse vagão, durante todo o trajeto uma “ferromoça” circula pelos vagões oferecendo o mesmo cardápio de lanche do restaurante. Outros vendedores de salgados e guloseimas também circulam pelos vagões.
Durante o passeio, o Grupo Nostalgia Musical percorre os vagões tocando músicas brasileiras e levando muita animação. Tanto os adultos quanto as crianças que estavam em nosso vagão adoraram!
Desembarcamos na Estação Jaguariúna, onde teríamos de 30 a 40 minutos para explorar o local.
Durante a parada em Jaguariúna fomos conhecer a feira de artesanato. Havia várias barracas de artesanato com peças lindas. Também havia algumas barracas de alimentação.
Rapidamente o tempo esgotou e chegou a hora de retornar a Campinas. Embarcamos novamente e percorremos o mesmo trajeto, parando em todas as estações.
Chegamos em Campinas felizes com o passeio. Para finalizar, não poderia faltar um selfie dos Nerds com a Maria Fumaça! 😀
- Site: http://www.mariafumacacampinas.com.br/
- Telefone: (19) 3207-3637 / 3207-4290
- E-mail: abpfcps@terra.com.br
Agradecemos o apoio da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) – Regional Campinas para a realização do passeio.
Fotos lindas!!! Moro em Campinas e fui uma vez quando ainda era bem pequena (acho que tinha uns 6, 7 anos), então nem lembro direito – preciso voltar!
Ei Fernanda,
Agradecemos o elogio.
Que legal. Vai ser ótimo você refazer o passeio e relembrar as paisagens!
Beijos,
Lillian.
AÍ GALERA!!!BELO PASSEIO VOCES FIZERAM E BELAS FOTOS …VOU FAZER ESSE PASSEIO MUITO BOM !!
Ei Norberto,
Agradecemos o elogio e recomendamos muito o passeio.
Abraços,
Lillian.
Lindas as fotos. Já fiz o passeio de maria fumaça em Tiradentes e São Lourenço/MG são lindos passeios, o próximo será Campinas.
Que linda essa viagem e parabens pelas fotos ficaram lindas.
Valeu, Norberto! Recomendamos muito esse passeio! 😀
A viagem é mesmo linda, Lorena! Agradecemos o elogio! 😀
Vale a pena fazer o de Campinas, Rosangela. Tão bonito quanto os outros de Tiradentes e São Lourenço! 😉