Encontrar pessoas que dividem os mesmos gostos é sempre muito bom. E é por isso que a gente adora encontrar outros blogueiros de viagens. E esses encontros estão ficando sérios, com direito a uma agenda de passeios e muita diversão. E assim foi o TchÊncontro, o Encontro de Blogueiros de Viagens em Porto Alegre, que ocorreu período de 31 de julho a 02 de Agosto. O encontro foi idealizado por uma equipe super competente: Paula e Naiá (Viagens da Mochilinha Gaúcha), Laura (Colecionando Viagens) e Glacy (Blog da Glacy). Além dessas queridas blogueiras, tivemos a chance de reencontrar muitos blogueiros e conhecer outros. Semanas antes do encontro, recebemos um lindo postal anunciando que o encontro prometia muitas surpresas. Para não perder nenhum momento desse encontro, fizemos questão de chegar na sexta pela manhã.

TchÊncontro - Encontro de Blogueiros em Porto Alegre

O primeiro passeio do encontro já nos surpreendeu. Navegamos pelo Guaíba a bordo do Barco Cisne Branco. No barco conhecemos um pouco mais das histórias de Porto Alegre, com direito a narração em português, inglês e espanhol. Enquanto admirávamos a paisagem, curtíamos a trilha sonora! Passeio super agradável que recomendamos muito.

Passeio de barco Cisne Branco pelo Guaíba - Porto Alegre

Passeio de barco Cisne Branco pelo Guaíba – Porto Alegre

Vista do passeio de barco Cisne Branco pelo Guaíba - Porto Alegre

Vista do passeio de barco Cisne Branco pelo Guaíba – Porto Alegre

Depois do passeio do barco, fomos almoçar no Mercado Central de Porto Alegre. Experimentamos uma tainha recheada de camarão que estava divina! Mas nem rolou nem sobremesa porque já havia mais um passeio nos esperando. Ainda dentro do mercado conhecemos o Free Walk POA, uma turma que organiza caminhadas guiadas. Com eles passeamos pelo centro histórico de Porto Alegre, ouvindo muitas histórias com direito até a fotografias antigas. Dos lugares que percorremos gostamos bastante da Praça Marechal Deodoro e da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Praça Marechal Deodoro - Porto Alegre

Praça Marechal Deodoro – Porto Alegre

Finalizamos a caminhada pelo centro e seguimos para o Terminal da Linha Turismo pois o ônibus nos esperava para o próximo passeio. Fizemos o Roteiro pelo Centro Histórico, percorrendo várias ruas da cidade conhecendo vários lugares interessantes. Achamos que Porto Alegre possui muitos prédios antigos com uma bela construção. Um deles abrigava uma cervejaria e hoje se tornou um shopping.

Antiga cervejaria que hoje abriga um shopping - Porto Alegre

Antiga cervejaria que hoje abriga um shopping – Porto Alegre

E assim que o passeio acabou, seguimos para a Usina do Gasômetro para conhecer o famoso pôr do sol no Guaíba, o cartão postal de Porto Alegre. E o sol não nos decepcionou. Assistimos um lindo pôr do sol, com direito a trilha sonora de um bandinha que tocava no lugar. Um programa tipicamente gaúcho (de preferência acompanhado de um chimarrão).

Pôr do sol no Guaíba visto da Usina do Gasômetro - Porto Alegre

Pôr do sol no Guaíba visto da Usina do Gasômetro – Porto Alegre

Depois dessa programação intensa, fomos para a abertura do TchÊncontro no Hotel Ibis Moinho de Ventos. Abertura? Sim! Se antes da abertura já tivemos passeios tão lindos, imagina o que nos aguardava nos outros dias?! Brindamos o encontro com muito espumante e cerveja local. Também tivemos a chance de experimentar o chimarrão (e gostamos).

No sábado acordamos cedo e partimos para Bento Gonçalves. Nossa primeira parada foi a Casa da Ovelha. Fomos convidados a assistir uma apresentação de pastoreio de ovelhas com a ajuda de um cachorro da raça Border Collie.

Casa da Ovelha em Bento Gonçalves

Depois da apresentação, fomos visitar os filhotes. Um excesso de fofura!

Em seguida, fomos convidados a degustar queijos de ovelha. Cada um mais gostoso que o outro. Se um mineiro fala que o queijo é bom, pode acreditar! 😉

Degustação de queijos na Casa da Ovelha em Bento Gonçalves

Depois de muitas degustações, seguimos para a Casa da Erva Mate, uma casa bem charmosa com direito a uma roda d’água na frente. Lá conhecemos o processo de fabricação da erva mate. O lugar ainda conserva maquinários do início do século passado.

Casa da Erva Mate em Bento Gonçalves

Antes de almoçar, ainda tivemos mais uma degustação na Salumeria Caminhos de Pedra. Degustamos vários tipos de salame (e até trouxemos um de lembrança para degustarmos em casa). 😉

Salumeria Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

Antes de retornar a Porto Alegre, fomos para Garibaldi para visitar a Vinícola Peterlongo. Conhecemos a histórica da vinícola, o processo de fabricação e, ao final, degustamos deliciosos champagnes.

Vinícola Peterlongo em Garibaldi

Degustação na vinícola Peterlongo em Garibaldi

Retornamos para Porto Alegre para descansar. No domingo de manhã voltamos novamente ao Terminal da Linha de Turismo para conhecer o Roteiro Zona Sul. Percorremos alguns bairros mais afastados do centro até chegar a um ponto bem alto onde está localizado o Santuário Mãe de Deus. Lá do alto tivemos uma vista privilegiada da cidade de Porto Alegre.

Vista de Porto Alegre do alto do Santuário Mãe de Deus

Santuário Mãe de Deus em Porto Alegre

Para encerrar o encontro com chave de ouro, almoçamos no Centro de Tradições Gaúchas. Comemos muita carne boa enquanto assistíamos aos shows de danças típicas gaúchas.

Churrasco no Centro de Tradições Gaúchas em Porto Alegre

Antes de partir, fomos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e ficamos encantados. O lugar é um paraíso para crianças de todas as idades. E nós, como bons nerds, adoramos interagir com os experimentos. Ficamos por lá umas duas e não foi suficiente nem pra terminar um andar. Temos que passar um dia inteiro neste museu para conseguir ver tudo!

Museu de CIências e Tecnologia da PUCRS em Porto Alegre

E assim finalizamos mais um ótimo encontro de blogueiros. Agradecemos a equipe de organização, aos parceiros que colaboraram com o evento e também ao Gleiber e o Sandro do blog Andarilhos do Mundo que nos hospedaram durante o encontro.

TchÊncontro - Encontro de Blogueiros em Porto Alegre

Across The Universe . Andarilhos do Mundo . Blog da Glacy . Brasil Naturista . Café Viagem . Colecionando Imãs . Colecionando Viagens . Devaneios de Biela . Dicas e Roteiros de Viagem . Disney Guia . Dudu Afora . Ensaios de Viagem . Férias de Mochila . A Fragata Surprise . Giros por Aí . Janela ou Corredor . Nécessaire na Mala . Nerds Viajantes . No Mundo com a Gente . Nós no Mundo . Por aí Por aqui . Tá indo pra onde? . Territórios . The Way Travel . Tô Pensando em Viajar . Turismo by Neneca Campos . Uma Senhora Viagem . Viagens da Mochilinha Gaúcha . Viagens que Sonhamos . Viaja, Bi! . Viajandinha Mafra . Viaje com a Flora