Em Junho de 2015 tivemos a oportunidade de fazer um Workshop de Fotografia de Montanha com o fotógrafo e montanhista Waldyr Neto. O local escolhido para as aulas teóricas e práticas foi o Parque Estadual Três Picos, um lugar muito bonito perto de Nova Friburgo no meio das montanhas do estado do Rio de Janeiro. Eu descobri o workshop do Waldyr em um post do blog Viagens e Andanças e me interessei de imediato. Além de adquirir conhecimento, seria uma ótima oportunidade de fotografar esta região serrana que eu não conhecia e que sempre tive vontade de visitar. Fiquei um tempo aguardando aparecer uma turma e quando vi a oferta de junho eu falei com a Lillian e fizemos nossa inscrição.

Linda região do Parque Estadual dos Três Picos, no Rio de Janeiro

O workshop durou um fim de semana e teve aulas teóricas e práticas. A parte teórica aconteceu no Refúgio Canto da Pedra, do escalador Alexandre Portela, onde nós também dormimos sexta e sábado. O curso começou sábado pela manhã com uma aula teórica de conceitos de fotografia. Uma coisa que achei legal é que o Waldyr ensinou também alguns conceitos importantes de fotografia em geral, além da parte específica de lidar com o desafio de fotografar montanhas.

Café da manhã no Refúgio Canto da Pedra (Foto: Waldyr Neto)

Mas o conteúdo que eu mais gostei mesmo foi como lidar com a diferença de iluminação em cenários com montanhas, com tons muito claros e escuros na mesma foto. O Waldyr falou muito bem de Expose to the right (ETTR), que consiste em trazer mais informações luminosas em uma foto raw sem perder detalhes nos tons mais claros, e também deu dicas de uso de filtro de densidade neutra graduado para compensar a exposição. Abaixo coloco duas fotos onde estas técnicas podem ser aplicadas, pois o céu estava muito mais claro que as montanhas.

Cenário com diferença grande de iluminação entre céu e montanhas na região do Parque Estadual Três Picos, no Rio de Janeiro

Depois do almoço nós deixamos o abrigo e fomos até a pousada República Três Picos (Mascarin), onde deixamos os carros e começamos uma trilha até o morro Cabeça de Dragão para fotografar o entardecer. No caminho já fomos tirando algumas fotos das montanhas e amplas vistas da região, que é muito linda. Passamos pela entrada do parque e por uma pequena casa que serve com sede. Conhecemos também uma área de camping dentro do parque, que é muito bem localizada. A trilha até o alto da Cabeça de Dragão não é muito longa e na maior parte do tempo é tranquila. Apenas o final tem uma subida um pouco mais forte que desafiou nossa capacidade física (ou falta dela), mas chegamos lá 🙂

Pousada República Três Picos perto da entrada do parque estadual de mesmo nome, no Rio de Janeiro

Lindas paisagens na região do Parque Estadual Três Picos, no Rio de Janeiro

Paradas para fotografar no caminho para o Cabeça de Dragão, no Parque Estadual dos Três Picos (Foto: Waldyr Neto)

Mas a grande atração era realmente esperar o sol baixar lá do alto, com uma vista maravilhosa das incontáveis montanhas da região. A vista era praticamente de 360 graus e no entardecer estava bonito de fotografar. Tivemos muitas oportunidades de testar algumas técnicas vistas na aula teórica para lidar com a diferença de iluminação do céu para as montanhas, que é um dos maiores desafios deste tipo de fotografia. Como bem disse o Waldyr durante as aulas teóricas, este é um momento não apenas de fotografar mas também de aproveitar o momento para ver um dos mais belos espetáculos da natureza. E estando no meio das montanhas do Rio de Janeiro não dá pra perder a oportunidade!

Entardecer nas montanhas da região do Parque Estadual dos Três Picos, no Rio de Janeiro

Como estávamos no alto do morro Cabeça de Dragão e tínhamos uma ampla vista da região, nós também tivemos a chance de ver a luz rosa no lado oposto ao do pôr do sol. Diferente, mas também muito bonito.

Quando já estava escuro, nós fizemos a trilha de volta e retornamos para o abrigo, onde tomamos um bom banho e participamos de um ótimo rodízio de pizza feito pelo Alexandre Portela.

No domingo nós acordamos de madrugada para ver o sol nascer no Refúgio Kinderdorf mas o tempo estava muito fechado e não conseguimos praticar como gostaríamos. Apesar disso, foi interessante conhecer outro lugar diferente e muito bonito, por sinal. Em seguida voltamos para o refúgio do Portela, onde tivemos a aula teórica sobre tratamento de imagens usando o Adobe Lightroom. Novamente foi muito interessante, principalmente pelas técnicas para tratar fotos com grandes diferenças de iluminação. Depois do almoço nós saímos rápido porque o retorno para Belo Horizonte era longo e não queríamos chegar muito tarde.

Outra coisa que gostei muito no workshop é que além de fotografia nós tivemos várias dicas práticas de montanhismo, área em que o Waldyr também tem muita experiência. Foi um fim de semana intenso e nada mais prazeroso que falar e praticar fotografia. Espero participar de outros workshops de fotografia de natureza e que estes sejam cada vez mais frequentes com os grandes fotógrafos que temos por aqui. Para quem se interessar, abaixo nas referências eu coloco o site do Waldyr onde ele divulga as turmas.

Foto oficial do grupo do workshop no alto do Cabeça de Dragão (Foto: Waldyr Neto)