«
»

Participamos da ação Blogueiros por Minas organizada pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais com o objetivo de conhecer os Parques Estaduais de Minas Gerais. Estivemos no Parque Estadual do Rio Preto, próximo a São Gonçalo do Rio Preto no Circuito dos Diamantes. Uma boa forma de conhecer o parque é fazer uma das trilhas disponíveis e neste post falaremos sobre a Trilha do Cerrado, que nós fizemos no primeiro dia. Ela é mais leve e curta que as mais famosas para as cachoeiras e corredeiras, mas também é muito bonita e interessante.

Leia também: Blogueiros Por Minas – Parque Estadual do Rio Preto

Belezas da Trilha do Cerrado no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Belezas da Trilha do Cerrado no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

A trilha tem esse nome porque caminhamos no meio do cerrado. É uma boa chance para quem não tem muita oportunidade de ter contato com esse bioma. Eu nasci e cresci em uma cidade onde tinha muito cerrado (infelizmente o tempo verbal é esse mesmo :() e cada oportunidade de contato é motivo de alegria para mim.

Caminhando no meio do cerrado no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Caminhando no meio do cerrado no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

A Trilha do Cerrado tem cerca de 9 quilômetros (ida e volta) e começa na estrada principal do parque. O fim da trilha é no Vau das Éguas e a volta é pelo mesmo caminho da ida. O trajeto é paralelo ao Rio Preto, apesar de o contato com o rio acontecer apenas nos desvios para as atrações mais interessantes. São elas o Poço do Veado, o Rio Lento, o Vau Bravo e o Vau das Éguas. Esta é a sequência considerando o trajeto de ida e para acessá-las tem que descer até o rio em desvios pela direita. A exceção é o Vau Bravo, ponto final da trilha.

Atrações da Trilha do Cerrado

O Poço do Veado é um poço enorme, cercado por vegetação de cerrado e uma parede de pedras do outro lado que possui uma pintura rupestre que se assemelha a um veado. Em uma das margens tem um banco de areia que faz todos se sentirem como se estivessem na praia, o que agrada bastante os mineiros. Na trilha inteira é o lugar mais interessante para banho, na minha opinião. Na descida para o poço há um mirante com boa estrutura de madeira, inclusive com bancos para descansar.

Poço do Veado no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Poço do Veado no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Poço do Veado no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Poço do Veado no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

A segunda atração da trilha é o Rio Lento, um lugar onde as águas do Rio Preto estão tão calmas que dá a impressão que ele está parado. Na margem há pedras boas para sentar, descansar e comer um lanche. Tem um pouco de areia na margem também.

Rio Lento no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Rio Lento no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Rio Lento no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Rio Lento no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

O lugar que mais me chamou atenção na trilha, sem a menor dúvida, foi o Vau Bravo. É um lugar onde o rio desce sobre um chão de pedras e uma enorme quantidade de buracos nas pedras cria um clima de paisagem lunar. Mas com água e cerrado ao redor. Parei para fotografar os fluxos de água e se não fosse pelo tempo eu teria ficado horas por lá de tanto que eu gostei. Fantástico!

Rio Preto no Vau Bravo, Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Rio Preto no Vau Bravo, Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Rio Preto no Vau Bravo, Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Rio Preto no Vau Bravo, Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

A última atração, já no fim da trilha, é o Vau das Éguas, um lugar em uma curva do Rio Preto onde se forma a Cachoeira do Vau das Éguas e após a queda um grande poço próprio para banho. Em uma das margens um pouco de areia ajuda a compor a paisagem. E ao fundo, o cerrado. Parei por lá para tirar várias fotos também.

Cachoeira Vau das Éguas no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Cachoeira Vau das Éguas no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Cachoeira Vau das Éguas no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Cachoeira Vau das Éguas no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Nível da trilha

A trilha é considerada de nível médio, segundo placa indicativa do próprio parque. Apesar da distância o desnível é muito pequeno e o piso muito regular. Na placa está escrito que ela requer a presença de uma guia, mas nós encontramos pessoas desacompanhadas e o próprio Tonhão, gerente do parque, nos disse que não é necessário. Recomendo confirmar isso quando estiver lá. O tempo estimado da trilha é de 2 horas e 30 minutos. Nós gastamos 4 horas para ir e voltar, incluindo parada para lanches, banho, descanso e muita fotografia. Vale a pena reservar um tempo para apreciar a paisagem e curtir a natureza sem pressa!

Pedaço da Trilha do Cerrado no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Pedaço da Trilha do Cerrado no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Em pontos onde podemos desviar da trilha, especialmente nas atrações citadas acima, há placas indicando o desvio.

Placa indicando desvio para o Rio Lento, no Parque Estadual do Rio Preto - Minas Gerais

Placa indicando desvio para o Rio Lento, no Parque Estadual do Rio Preto – Minas Gerais

Nossa caminhada pela trilha teve a companhia do Tonhão, gerente do Parque Estadual do Rio Preto, que é apaixonado pelo lugar. Ele nos deu muitas explicações a respeito do parque e foi uma honra estar junto de alguém que gosta tanto da região. Nós adoramos o parque e muito do que ele é hoje se deve aos esforços do administrador que tem.

Outros posts relacionados ao Parque Estadual do Rio Preto:

Agradecemos o apoio da Secretaria de Turismo, IEF (Parque Estadual do Rio Preto e Parque Estadual do Biribiri) e Circuito dos Diamantes.

BlogueirosMinas - Parque Estadual do Rio Preto

instituto-estadual-florestas-1

circuito-dos-diamantes-1-2