Punta Cana – Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana »
O Salar de Atacama é um deserto de sal com aproximadamente 3.000 km² localizado bem próximo a San Pedro de Atacama. O local está a 2300 metros de altitude e por isso escolhemos conhecê-lo nos primeiros dias de viagem para facilitar a aclimatação. Fizemos o passeio com a agência Ayllu Atacama junto com o Tour do Vinho, isto é, antes de chegar ao Salar de Atacama visitamos uma vinícola em Toconao (contamos tudo no post Atacama – Tour do Vinho)! 😉 O tour saiu de San Pedro de Atacama às 15:30 e retornou por volta das 19:30.
Leia também: Atacama e Salar de Uyuni – Roteiro
Chegamos no Salar do Atacama no final da tarde para conhecer o local e assistir o pôr do sol na Laguna Chaxa. Para entrar na área do salar tivemos que pagar uma taxa de entrada que também nos dava direito a usar os banheiros que tem por lá. O Mário, guia da Ayllu Atacama que nos acompanhou neste passeio, nos explicou várias coisas sobre o Salar de Atacama enquanto andávamos no meio do salar em um caminho bem demarcado. Também nos mostrou os vulcões que fazem parte da Cordilheira dos Andes, dentre eles um destaque para o Vulcão Licancabur e o Vulcão Lascar (que fizemos o trekking até a cratera e contaremos em breve no blog).
O Salar de Atacama está localizado entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira do Sal. A formação salina vem da evaporação das águas subterrâneas que tem grande concentração de sal. A acumulação do sal pode chegar a 70 centímetros de altura.
A região faz parte da Reserva Nacional “Los Flamencos”. Com esse nome já dá para imaginar o que vimos por lá, né? 😛 Sim, muitos flamigos e de várias espécies diferentes. As espécies de flamingos que se destacam no Salar de Atacama são: Parina Grande (Phoenicoparrus andinus), Flamenco Chileno (Phoenicopterus Chilensis) e Parina Chica (Phoenicoparrus jamesi). Aos poucos aprendemos a identificar e diferenciar os flamingos. Mas você deve estar se perguntando por que existem tantos flamingos nesta região, certo? O Salar de Atacama possui muitos crustáceos que são alimentos dos flamingos. E é por causa do betacaroteno presente nos crustáceos que os flamingos ficam coloridos. Ou seja, quanto mais comem, mais coloridos ficam. Pelo que nos falaram, os flamingos comem durante o dia inteiro! Que vida boa! 😀
À medida que sol ia baixando as cores iam mudando no deserto. O amarelo ia escurecendo e se transformando em vermelho e a gente mal sabia pra que lado olhar. Fotografamos bastante a planície de sal com as montanhas da Cordilheira dos Andes ao fundo no lado contrário ao pôr do sol.
Também não deixamos de registrar o pôr do sol refletindo na Laguna Chaxa. A paisagem era linda para qualquer lado que a gente olhasse!
E com o sol já bem baixo nós tivemos a oportunidade de acompanhar vários flamingos migrando de um lado para outro até a Laguna Chaxa. Um belíssimo espetáculo da natureza!
Algum tempo após o sol se pôr, retornamos ao estacionamento para reencontrar nosso guia que nos esperava com um super lanche padrão Ayllu Atacama (frutas, espetinhos de frango com legumes e biscoitos). Comemos, falamos bastante sobre as belezas que vimos no dia e depois retornarmos a San Pedro de Atacama.
Agradecemos a Agência Ayllu Atacama pela parceria. Aproveitamos para recomendar que vocês também façam passeios com eles e não se esqueçam de falar que viram no blog Nerds Viajantes! 😉
_______________________________________________________
Procurando hotel no Atacama? Reserve agora pelo Booking.com!
Que saudade do Atacama… Tão lindo! E tão mágico! =)
E reviver com as fotos incríveis de vocês é sempre sensacional!
Parabéns.
bjs
Ei Rafa,
Como não morrer de saudades do Atacama?! É mágico demais!
Agradecemos pelo elogio! 😀
Beijos,
Lillian.
Vocês arrasam! 😉
PS: eu avisei que era mágico rs
Oi, meninos! Estou boba com essa luz! Vocês sabem se esse rosado está sempre presente? Minha viagem é para segunda semana de março e com certeza as fotos de vocês no IG me estimularam, além de uma certa promoção de aéreo, claro ehehe.
Outra pergunta: Salar Atacama ou Tara, qual escolher se só tenho tempo pra um?
Abraços!