«
»

Se tem uma coisa que a gente não imaginava ver no Atacama era produção de vinho. Muito antes de marcar nosso viagem para o Atacama ficamos sabendo não somente da produção do vinho como também que havia um tour para conhecer a vinícola. Fizemos o Tour do Vinho com a agência Ayllu Atacama para conhecer mais sobre a produção de vinho no deserto. Após o tour, seguimos para o Salar de Atacama para conhecer o local e assistir o pôr do sol de lá (contamos sobre essa parte do passeio no post Atacama – Salar de Atacama). Por ser um passeio que não vai a grandes altitudes nós optamos em fazê-lo no segundo dia de viagem, quando ainda estávamos nos acostumando. O Tour do Vinho sai de San Pedro de Atacama às 15:30 e retorna aproximadamente às 19:30.

Leia também: Atacama e Salar de Uyuni – Roteiro

Tour do Vinho no Atacama - Chile

Tour do Vinho no Atacama – Chile

A vinícola que visitamos está situada na cidade de Toconao, a aproximadamente 38 quilômetros de San Pedro de Atacama. É um lugar muito pequeno onde a maioria das pessoas trabalha na produção de vinho ou na mina de lítio que existe no salar. Nossa primeira parada foi na área onde estão as parreiras. Infelizmente visitamos a vinícola numa época em que as parreiras não tinham nem uma uva, diferente de quando visitamos a vinícola Concha y Toro próximo a Santiago.

Leia também: Atacama – Salar de Atacama

Tour do Vinho no Atacama - Chile

Tour do Vinho no Atacama – Chile

Acompanhados de uma das funcionárias da vinícola, tivemos a chance de caminhar entre as parreiras e conhecer os vários tipos de uvas que eles cultivam por lá. Trata-se de uma cooperativa de diversos produtores que fabricam o vinho Ayllu. É impressionante como eles mantém tantas parreiras em um lugar tão árido. Eles contam com um sistema de irrigação por gotejamento para cada parreira. Ela nos explicou que cada unidade recebe precisamente 4 litros de água por dia. A água utilizada vem da Cordilheira dos Andes mas é armazenada em uma área reservada e distribuída para as parreiras. Toda a energia usada no processo de captação da água e irrigação é gerada por painéis de captação solar.

Leia também: Atacama – Valle del Arcoiris

Tour do Vinho no Atacama - Chile

Tour do Vinho no Atacama – Chile

Tour do Vinho no Atacama - Chile

Tour do Vinho no Atacama – Chile

Depois de passear pelas parreiras nós fomos até o local onde o vinho é produzido. Vimos os tanques  de fermentação onde ficam os vinhos dos vários tipos de uva que lá cultivadas. Tivemos a oportunidade de provar tipos de vinhos brancos e tintos. A produção ainda é pequena, cerca de 400 garrafas na uva que tem maior quantidade, mas já é um grande feito produzir em local tão algo e seco. E eles tem aumentado a quantidade a cada ano.

Tour do Vinho no Atacama - Chile

Tour do Vinho no Atacama – Chile

Tour do Vinho no Atacama - Chile

Tour do Vinho no Atacama – Chile

Gostamos muito de conhecer a vinícola e degustar os vinhos.

Agradecemos a Agência Ayllu Atacama pela parceria. Aproveitamos para recomendar que vocês também façam passeios com eles e não se esqueçam de falar que viram no blog Nerds Viajantes! 😉
_______________________________________________________
Procurando hotel no Atacama? Reserve agora pelo Booking.com!