«
»

Muita gente nos pede dicas de como fazer foto silhueta, aquela em que aparecem apenas os contornos dos objetos fotografados e deixa o fundo iluminado. Neste Revelando a Foto vamos divulgar algumas dicas para fazer esse tipo de foto. :D

Durante o nosso primeiro passeio aos Lençóis Maranhenses, estivemos na Lagoa dos Peixes no final da tarde, hora muito boa para fotografar. Quando o sol estava caindo, resolvemos fazer uma foto silhueta. A ideia da foto é muito simples, trata-se da medição de luz. A pessoa (ou item a ser fotografado) está com a iluminação diferente da luz do pôr do sol ao fundo. Se você medir a luz na pessoa, a foto resultante mostrará a pessoa bem iluminada e o fundo estourado (tudo branco). Se você realizar a medição no fundo, a foto mostrará os detalhes do fundo e escurecerá tudo o que está na frente da sua foto e com menos iluminação que a luz do fundo. Pronto, é isso que a gente precisa.

Para fotografar a silhueta de uma pessoa, recomendo que o modelo esteja de perfil, para destacar os contornos do rosto. Depois de posicionado e composição feita, mede-se a luz no fundo. Como fazer isso? Em modo manual, escolha uma velocidade e abertura que faça zerar o fotômetro (aquela régua que aparece no visor da câmera).  Basta fazer o clique e conferir o resultado! :)

Silhueta do Nerd nos Lençóis Maranhenses

Silhueta do Nerd nos Lençóis Maranhenses

Configurações:

  • Data: 24/06/2012
  • Horário: 17:30
  • Distância focal: 21 mm
  • Exposição: 1/800
  • Abertura: f/8
  • ISO: 100

Aprenderam como fazer uma foto silhueta? :) Mostre pra gente suas fotos silhuetas pelo Twitter ou Facebook!

Aproveite para conferir outras dicas de fotos dos Lençóis Maranhenses:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...