«
»

Existem fotos de viagem que são clássicas: a fachada de uma igreja ou museu, a vista de um mirante, a foto de uma torre, entre outras. Por que não descondicionar o seu olhar fotográfico das fotos clássicas e começar a prestar mais atenção nos detalhes? O Revelando a Foto de hoje te convida a ver a Sagrada Família em Barcelona de um jeito que você talvez não viu e/ou não fotografou! :)

A maior parte dos turistas que visita a Sagrada Família gasta seu tempo admirando as fachadas externas da basílica. (Já até escrevemos um Revelando a Foto compartilhando dicas de como conseguir enquadrar a basílica em uma foto.)  Ao explorar o interior da Basílica também há muita coisa para se fotografar: altar, colunas, vitrais.

Quando visitei a Sagrada Família, comprei um bilhete extra para conhecer uma das torres (não me lembro qual delas, mas no período da manhã só estava aberta uma. Não consegui comprar o bilhete para a outra). A visita é muito interessante! Você sobe de elevador até o nível do telhado e percorre um bom trecho lá em cima com belas vistas da cidade de Barcelona e dos detalhes da Sagrada Família lá do alto. Como ela ainda está em obras, você fica bem próximo aos andaimes dos funcionários. Até então super tranquilo! A parte boa começa na volta. Cadê o elevador? Já era! Sua opção é descer uma escada helicoidal (entenda, escada em caracol) com aproximadamente 400 degraus (não contei para conferir!). Não recomendo para quem tem labirintite ou problemas no joelho, coluna e afins.

Quando finalmente cheguei ao piso da Basílica, olhei para cima da escada para ver quantas voltas ela dava e resolvi fazer uma foto! :) Do ângulos que eu estava dava para mostrar quanto a escada era extensa e ver exatamente uma curva estilo caracol convergindo para o centro. Achei a composição com esse padrão bem interessante para fazer o olhar do leitor deslizar sobre a foto. Como a iluminação era muito precária, aumentei o ISO para o valor máximo, a velocidade para um valor mínimo aceitável (sem tripé) e usei uma das maiores aberturas possíveis. O foco escolhido foi o centro da escada, ponto final do trajeto do caracol. Confira o resultado! :)

Escadas da Sagrada Família - Barcelona

Escadas da Sagrada Família – Barcelona

Configurações:

  • Data: 25/10/2011
  • Horário: 11:55
  • Distância focal: 37 mm
  • Exposição: 1/13
  • Abertura: f/4.5
  • ISO: 6400

Gostaram da foto? Me conte se seu olhar passeou pelo caracol! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...