«
»

Quando estamos fotografando podem sugir cenas em que temos que ter uma boa dose de agilidade e pensar rápido para registrar. Capturar o movimento de pessoas pode ser um desses momentos. Neste Revelando a Foto vou falar sobre uma foto que eu tirei na Praia Vermelha, em Garopaba, Santa Catarina, que fica ao lado da Praia do Rosa onde participei recentemente do evento Santa Catarina na Bagagem, organizado pela Tatiana Dornelles, do blog Destino Mundo Afora.

Após caminharmos da Praia do Rosa até a Praia Vermelha, nós sentamos em umas pedras na beira da praia para descansar e eu percebi dois pescadores em busca de sua Tainha. Achei a cena interessante e resolvi fotografar. Eles ficavam observando o mar e no momento oportuno jogavam uma rede. Um deles usava um chapéu grande e achei que iria cair bem em uma silhueta.

Meu objetivo maior era fotografar o pescador jogando a rede e pensei em usar zoom para fechar no pescador e na rede. Como era uma cena com movimento rápido eu fiz o foco no pescador e fiquei esperando o momento em que ele iria jogar a rede. Quando eu notei o início do movimento do pescador para jogar a rede eu me preparei e tirei a foto.

Eu achei o resultado interessante, mas uma coisa me deixou descontente com a foto. Eu cortei o calcanhar do pescador e acabei não ficando tão satisfeito. O lado viajante ficou muito contente pela cena registrada, vai ficar a lembrança. Mas o lado fotógrafo ficou incomodado porque o resultado poderia ter sido melhor. Mas tem que ter paciência, afinal de contas fica a lembrança do momento.

E o que eu poderia ter feito para evitar o corte no calcanhar? O que eu fiz em seguida foi diminuir um pouco o zoom para capturar uma cena um pouco mais aberta. Assim teria menos chance de cortes indesejados e eu poderia fazer o corte (crop) depois para deixar com a composição que eu quisesse. Acontece que o pescador que tinha o chapéu bacana foi pra longe na praia e eu acabei não conseguindo mais capturar do jeito que eu achei legal. Outra coisa que eu fiz nas fotos seguintes foi usar o modo contínuo para ter uma sequência de fotos do movimento e escolher a melhor. Mas não achei nenhuma muito interessante.

Pescador na Praia Vermelha em Garopaba - Santa Catarina

Pescador na Praia Vermelha em Garopaba – Santa Catarina

Configurações:

  • Data: 24/05/2014
  • Horário: 14:00
  • Distância focal: 135 mm
  • Exposição: 1/5000
  • Abertura: f/5.6
  • ISO: 100
Santa Catarina na Bagagem
A 1ª edição do Santa Catarina na Bagagem ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba, de 23 a 25 de maio de 2014. Idealizado e coordenado pela jornalista e autora do blog Destino Mundo AforaTatiana Dornelles, o tour contou com os blogueiros: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Thiago Cesar Busarello e Márcia Nichelatti (Vida de Turista), Cyntia Campos (A Fragrata Surprise), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Roberta Martins (Territórios), Kellen Bittencourt (Trilhamarupiara), Renata Campos (RêVivendo Viagens), Mauro César Noskowski (Meu Limite 191 Países), Raquel Bez (Põe a Mão no Bolso) e Lucas Estevam Ferreira (Estevam pelo Mundo)