A visita ao Vale Francês no parque Torres del Paine nos deixou impressionados com sua tamanha beleza, mas faltava o último dia de caminhada para completarmos o Circuito W, um dos nossos objetivos na viagem à Patagônia. Estávamos muito cansados depois de três dias de caminhada mas ainda tínhamos pela frente a perna esquerda do W, a última para quem começa o circuito pelas torres ou a primeira para quem começa pelo Lago Grey. É um trecho de 11 quilômetros com tempo de percurso estimado em três horas e meia. Mas já sabíamos que com nossas condições físicas não muito boas e paradas para tirar fotos nós gastaríamos mais que isso.

Lago e Glaciar Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Lago e Glaciar Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Glaciar Grey e lindas montanhas no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Glaciar Grey e lindas montanhas no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Paisagem com montanhas, lago e icebergs no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Paisagem com montanhas, lago e icebergs no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

O dia começou atrasado de acordo com nosso planejamento. Esquecemos de colocar o relógio para despertar e quando começamos a caminhar já era 9 da manhã, mais tarde que havíamos planejado sair. Como era o dia de ir embora para Puerto Natales e tínhamos o bilhete para o barco que saía as 18:00 horas, tínhamos que chegar um pouco antes ao porto, que fica ao lado do Paine Grande Lodge. Antes de sair deixamos as mochilas em uma sala ao lado do restaurante. Não há lockers ou alguém vigiando, fica na amizade mesmo. Mas não tivemos dúvidas e as deixamos por lá mesmo. O início da trilha é plano, mas rapidamente começa uma longa subida. Não é muito forte, mas por causa do cansaço acumulado acabamos seguindo um ritmo mais lento. A subida termina na bonita Laguna de los Patos, que fica na parte mais alta da trilha.

Laguna de los Patos no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Laguna de los Patos no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Depois da lagoa, seguimos caminhando até chegar ao mirante de onde vimos o Glaciar Grey pela primeira vez. Este foi um momento emocionante, aquele em que enfim tivemos o sentimento de dever cumprido. A vista é muito bonita e aproveitamos para descansar, comer um pedaço do sanduíche do box lunch e tirar algumas fotos.

Primeira vista do Glaciar Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Primeira vista do Glaciar Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Chegando no mirador do Lago Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Chegando no mirador do Lago Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Não podia faltar uma foto homenageando o Circuito W, que tentamos representar com os braços.

Fazendo um W em homenagem ao fantástico circuito no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Fazendo um W em homenagem ao fantástico circuito no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Começamos a descer em direção ao Glaciar Grey. A descida era longa e forte, o desnível era grande. Alguns trechos demandavam mais cuidado e isso fez com que o ritmo ficasse mais lento. Não faltou vontade de parar o tempo todo para fotografar a vista em direção ao glaciar.

Lago e Glaciar Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Lago e Glaciar Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Nesta parte da trilha temos uma vista muito aberta com o Lago Grey escancarado do lado esquerdo, o Glaciar Grey ao fundo e montanhas tanto do lado direito ao lado da trilha como atrás do lago.

Montanhas ao lado da trilha para Glaciar Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Montanhas ao lado da trilha para Glaciar Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Belas montanhas ao lado da trilha para Glaciar Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Belas montanhas ao lado da trilha para Glaciar Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Quando estávamos já perto do lago decidimos voltar. Acreditamos que ainda faltava algo em torno de um quilômetro até o Refúgio Grey mas estava começando a ficar arriscado por causa do horário do barco e a subida na volta seria longa. A chegada ao glaciar ficou pra uma volta, quem sabe pra fazer o Circuito O? 🙂

Lago Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Lago Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

A volta até o mirante do Lago Grey foi devagar por causa da subida mas eu estava aliviado por ter um tempo razoável para voltar até o Paine Grande Lodge. Quando chegamos no mirante paramos para comer e descansar. Aproveitamos para tirar mais fotos e teve até nerd pulando com estilo!

Salto estiloso da nerd com paisagem fantástica ao fundo no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Salto estiloso da nerd com paisagem fantástica ao fundo no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Na volta do mirante até o lodge não há mais subidas fortes e foi tudo muito tranquilo. Assim como no dia anterior, neste trecho são fortes os vestígios do incêndio que aconteceu no parque em Janeiro de 2012.

Árvores queimadas na trilha do Lago Grey no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Árvores queimadas na trilha do Lago Grey no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Quando chegamos ao Lodge pegamos nossas mochilas, descansamos por alguns minutos e fomos logo pro porto esperar o barco. Uma fila ia se formando com os visitantes e suas mochilas. Quando o barco chegou nós acomodamos as mochilas na parte da frente onde há um espaço reservado, tomamos assento e durante o trajeto até o outro lado ficamos observando as montanhas de um ângulo que não tivemos a oportunidade de ver, já que no trekking nós caminhamos ao lado delas.

Los Cuernos vistos do barco no Lago Pehoe no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Los Cuernos vistos do barco no Lago Pehoe no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Viajantes e mochilas na travessia de barco do Lago Pehoe no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Viajantes e mochilas na travessia de barco do Lago Pehoe no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Ao terminar a travessia o ônibus já nos esperava do outro lado. No trajeto do ônibus ainda dentro do parque a vista das montanhas era impressionante. Ficou a sensação que temos que voltar ao parque para fazer a visita aos mirantes para ver as montanhas e lagos de outra perspectiva. Se depender de mim volto a Torres del Paine várias vezes, a beleza do parque justifica a fama que tem. É com certeza um dos lugares mais bonitos que já fui.

Montanhas do parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Montanhas do parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

Los Cuernos, agora vistos de longe, no parque Torres del Paine - Patagônia Chilena

Los Cuernos, agora vistos de longe, no parque Torres del Paine – Patagônia Chilena

E assim finalizamos o Circuito W na certeza de dever cumprido, mas com muita vontade de voltar para fazer o Circuito O.

Este passeio foi realizado com o apoio da Fantástico Sur.

Leia os outros posts da viagem à Patagônia:

Leia também as dicas de fotografia na Patagônia: