Rota dos Sete Lagos – De Bariloche a San Martín de los Andes »
Conforme sugestão feita por um leitor no post Cerro Tronador e Cascada los Alerces, no Revelando a Foto de hoje falamos da foto que abriu o post, uma longa exposição da Cascada los Alerces.
Após caminharmos nas passarelas que nos levam até a queda, paramos no mirante principal (frontal a queda) para apreciar e tirar algumas fotos. Ainda meio hipnotizado pelo verde do Rio Manso e da queda, comecei a tirar algumas fotos. Pensei então em uma longa exposição para suavizar a água e, ao mesmo tempo, dar noção de movimento. Conforme já falei em outro Revelando a Foto (McWay Falls), para permitir uma longa exposição com muita claridade eu uso um filtro de densidade neutra (ND filter) para filtrar a passagem da luz e assim posso colocar a velocidade baixa o suficiente para borrar o movimento da água.
Coloquei o filtro na lente, posicionei o tripé, fiz a composição e comecei a analisar uma boa velocidade de disparo. Para fazer o que eu queria, a velocidade tinha que ser longa o suficiente para borrar a água, mas nem tanto para não ficar exagerado e perder a noção de movimento. Após algumas tentativas, cheguei ao resultado abaixo.
Configurações:
- Data: 09/01/2012
- Horário: 10:50
- Distância focal: 42 mm
- Exposição: 2s
- Abertura: f/5.6
- ISO: 400
E aí, o que acharam da foto? Deixe um comentário com a sua opinião! 🙂
Ótima foto! Também gosto de fazer algumas experiências assim, mas confesso que tenho que ter mais paciência para ter melhores resultados.
Abraço
Jodrian
Olá Jodrian, obrigado pelo elogio!
Para tirar algumas fotos precisamos ter uma boa dose de paciência mesmo. Isso fica um pouco complicado quando estamos viajando e temos lugares a conhecer, mas com planejamento dá para brincar bastante 🙂
Abraços,
Po, valeu pelo post!
A foto ficou massa demais. Tento sempre fotos de cachoeira, algumas ate ficam razoaveis, como essa no Cipo:
http://1.bp.blogspot.com/-qrwfsQp81tQ/TqxHdW-N–I/AAAAAAAAGYg/ZtccKrj_5G4/s1600/dsc_0378.jpg
e essa na Chapada Diamantina:
http://2.bp.blogspot.com/-7YR5iEM_bNY/TqYF39s8itI/AAAAAAAAGWI/DzfNE93OXro/s1600/dsc_0176.jpg
Mas como e’ sempre no meio do mato, eu nunca consigo levar o tripe e ai as exposicoes sao de no maximo 1/10 pra nao tremer.
Vou anotar a dica do filtro e carregar o tripe’ nas costas da proxima vez 🙂
Valeu demais!
Tranquilo, Fred, valeu pelo elogio! Esta já estava na mira pra hoje, inclusive estou pensando em abrir investigação de vazamento de informações privilegiadas 😀
Suas fotos ficaram muito legais, eu gosto de foto de cachoeira. E Serra do Cipó e Chapada Diamantina tem excelentes opções.
Sobre o equipamento, para tirar fotos de cachoeira borrando o movimento da água o tripé é mesmo obrigatório. Uma opção não muito flexível, mas mais leve é um gorillapod. Eles são muito bons e fáceis de carregar. Mas se você tiver ânimo para carregar um bom tripé maior vale demais a pena, eu levo o meu pra todo lado :).
E o filtro ND que eu citei é outro equipamento que ajuda demais. Permite que você tenha longas exposições mesmo em dia claro.
Abraços,
Teve vazamento nenhum 🙂
e’ que realmente achei a foto foda por isso resolvi pedir.
Po, essa dica do gorillapod e’ matadora.
Na proxima vez que viajar vou trazer um desses entao. Eu tenho outros dois tripes mas nunca animo levar nas trilhas. Andar 5km com um tripe nas costas requer muito amor `a fotografia hahah.
Voce acha que rola umas fotos de 2.5s sem o filtro mas com um ISO ainda mais baixo? Algo tipo ISO 100, ou mesmo algum mais baixo? Na minha Nikon tem dois modos de ISO super baixo. Estou perguntando porque eu nao tenho nenhum filtro no momento.
Talvez num lugar onde nao tenha tanta luz do sol batendo diretamente seja possivel …
Valeu!
Bom, tendo tripé e querendo uma exposição mais longa eu sugiro que você use sempre o ISO mais baixo para você ter uma exposição mais longa e também para diminuir a chance de ter ruído.
Acho que se você colocar o ISO mais baixo, com sombra e diminuindo a abertura você pode conseguir sim, uns 2.5 segundos. Mas tem que experimentar, vai depender muito da iluminação.
Boas fotos e, principalmente, compartilhe com a gente!
Abraços
Onde você comprou seu filtro ND? Qual é a marca?
A foto ficou muito boa
Obrigado pelo elogio, Bruno.
O meu é da marca B+W e foi comprado na B&H Photo Video.
Abraços