Revelando a Foto – Cotidiano em Tiradentes »
O deslocamento entre cidades pode ser uma coisa chata, mas não quando se tem uma estrada cheia de lindas paisagens! 🙂 Foi exatamente isso que encontramos no deslocamento entre Bariloche e San Martín de los Andes pela Rota dos Sete Lagos, em Janeiro de 2012! Um lago mais bonito que o outro. Aperte o cinto e viaje na leitura por essa rota! 🙂 (O roteiro de volta de San Martín de los Andes a Bariloche foi pelo Paso Córdoba).
A Rota dos Sete Lagos é um caminho de cerca de 110 quilômetros entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes. No percurso podemos ver 7 lagos e ainda ganhamos alguns outros de brinde. Sim, na verdade são mais de 7, mas pelo que percebemos os sete considerados são Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Espejo Grande e Correntoso. Fizemos esse passeio no nosso trajeto de Bariloche para San Martín de los Andes. Saímos cedo de Bariloche, passamos sem parar pela Villa la Angostura (Não dava pra visitar pois a cidade estava coberta por cinzas do vulcão Puyehue) e começamos a rota.
No início do caminho a estrada é asfaltada e já proporciona belas paisagens.
Lago Correntoso e Lago Espejo Grande
Poucos quilômetros depois de sair de Villa la Angostura pela RN 231 (a mesma estrada que vai para o Chile) viramos à direta na RN 234 em direção a San Martín. Em pouco tempo, avistamos ao lado direito o Lago Correntoso e a esquerda o Lago Espejo Grande, onde paramos para tirar algumas fotos. Infelizemnte, as cinzas vulcânicas atrapalharam um pouco a visibilidade. 🙁 A água azul do lago é muito bonita. Mais à borda do lago, a cor da água se transforma num verde intenso.
Neste ponto, a estrada já não é mais de asfalto e o cascalho solto demanda cuidado. Mas, com prudência, dá para dirigir com tranquilidade e fazer um ótimo passeio. O trecho sem asfalto tem aproximadamente 50 quilômetros. (Tome cuidado com os outros carros que passam no trecho. Encontramos alguns motoristas dirigindo acima da velocidade permitida e não ligando para as curvas do caminho!)
Lago Espejo Chico
Um pouco adiante, uma entrada à esquerda nos conduz ao verde esmeralda Lago Espejo Chico em uma estrada cheia de poeira de 2 quilômetros. O lago fica numa área de camping. Na área existe lanchonete e banheiro. Visitamos o lago, tiramos algumas fotos e voltamos.
De volta à estrada principal, em pouco tempo encontramos ao lado direito um velho conhecido, o Lago Correntoso. Paramos em dois pontos na beira da estrada para tirar mais fotos e seguir adiante. Encontramos mais cinzas vulcânicas atrapalhando a visibilidade! Uma pena! 🙁
Lago Falkner
Um pouco adiante fizemos uma desvio na rota dos sete lagos. Entramos em uma estrada a direita para fazer um trajeto de cerca de 25km até a Villa Traful, onde passeamos e almoçamos. De volta à RN 234 seguimos adiante em direção a San Martín de los Andes a procura dos lagos restantes. Um pouco antes de chegar ao Lago Falkner, a estrada voltou a ser asfaltada. Mais adiante, do lado esquerdo da estrada, paramos no mirante do Lago Falkner para tirar algumas fotos.
Lago Villarino
Neste ponto notamos que tínhamos passado sem ver pela entrada do Lago Escondido. (Não é a toa esse nome, né? 🙂 Escondeu da gente!) A estrada estava em obras e não notamos a entrada, que era antes do Lago Falkner. Decidimos seguir em frente assim mesmo. Pouco adiante, ao lado direito, paramos no Lago Villarino. Descemos do carro, tiramos algumas fotos e seguimos.
Dois quilômetros depois do Lago Villarino, ao lado esquerdo da estrada, há um mirante para a Cascada Vullignanco, uma cachoeira de uns 20 metros de altura. Fizemos uma parada rápida para fotos.
Lago Hermoso
Nos deparamos com uma placa e percebemos que já estávamos dentro do Parque Nacional Lanín! Pegamos uma estrada de terra à esquerda de 2 quilômetros para chegar ao Lago Hermoso. É um lago muito bonito (faz jus ao nome!), onde tinha inclusive algumas pessoas se banhando. Infelizmente não estava muito bom para tirar fotos. Havia muitos mosquitos e o lago estava em contra-luz. Ficamos pouco tempo e voltamos. Também não havia muita área livre para estacionar o carro.
Lago Machónico
Alguns quilômetros depois, ao lado esquerdo da estrada, paramos no mirante do Lago Machónico. Mais uma parada para ver, descansar e tirar fotos.
Nesse momento já estávamos bastante cansados e com muita vontade de chegar logo a San Martín de Los Andes. Dirigir em estrada de terra cansa, principalmente com o desvio de mais de 50km até a Villa Traful. Decidimos então ir direto a San Martin e não paramos nem no Lago Lácar, já na entrada da cidade. (Deixamos para tirar as fotos no dia em que voltamos para Bariloche.)
Algumas dicas úteis sobre a Rota dos Sete Lagos:
- Algumas partes dos 110 quilômetros desse passeio fecham por causa da neve durante o inverno. De Dezembro a Maio é a melhor época para fazer o passeio.
- Sugerimos levar lanches e água pois dependendo do trecho não é fácil encontrar pontos de venda.
- Há albergues e campings perto de vários lagos. Se tiver tempo sobrando, considere se hospedar em algumas delas para aproveitar melhor o passeio.
- Informações da condição das estradas da região: http://www.sanmartindelosandes.gov.ar/turismo/planifique_su_viaje/como_llegar/estado_de_rutas.html
Distâncias úteis:
- Villa la Angostura a San Martín de Los Andes: 110km. Se quiser ir a Villa Traful, o desvio fica em pouco mais de 50km ida e volta.
- Bariloche a Villa la Angostura: Aproximadamente 85km.
Há agências de turismo nos dois lados da rota que fazem o passeio voltando ao local de origem. Nos parece ser cansativo fazer a ida e volta no mesmo dia, mas o lugar vale o sacrifício.
Outra opção para os esportistas é fazer o trecho de bicicleta, mas é bom considerar fazer uma parada no caminho para descansar e aproveitar bem.
Optamos por alugar um carro em Bariloche, fazer a rota, passar um dia na região de San Martín de los Andes (visitar o Parque Nacional Lanín e passear de barco pelos lagos) e voltar para Bariloche pelo Páso Cordoba. Recomendamos! A volta pelo Páso Cordoba nos rendeu um foto da seção Revelando a Foto do Lago Meliquina.
Já passou pela região? Conte pra gente como foi a sua experiência!
________________________________________________________
Procurando hotéis em Bariloche? Reserve agora pelo Booking.com!
Procurando hotéis em San Martín de los Andes? Reserve agora pelo Booking.com!
Pôxa, ainda tem esse tanto de cinzas por lá? 🙁
Imaginei que La Angostura já estivesse mais limpa….
Não canso de ver fotos dessa Ruta, linda demais!
[]’s
Olá Camila, tudo bem?
Nós fizemos esse passeio no início de janeiro, nos dias que o vulcão estava soltando muita cinza. Acho que atualmente Villa la Angostura deve estar bem mais limpa.
[]s
Olá, Helder !
Estivemos lá semana passada e o problema das cinzas atrapalhando a visibilidade praticamente acabou. Infelizmente pegamos tempo ruim quando fizemos a Sete Lagos, o que atrapalhou um pouco as fotos… mas mesmo assim achamos tudo lindo.
Revendo esse seu post me recodei que o cachorrinho que está numa de suas fotos do Lago Espejo Chico também veio nos receber, junto com um amiguinho. 🙂
O retorno de San Martín até Bariloche fizemos pela Rinconada. Adoramos! Linda demais também! Segunda feira nosso post será sobre ela!
[]’s
Olá, Camila, tudo bem?
Bom saber que as cinzas não são mais um problema. Infelizmente o tempo atrapalhou as fotos mas vocês gostaram, isto é o mais importante. E ainda fica um motivo para voltar (como se a paisagem fantástica já não fosse um senhor motivo, heheheh). O Lago Espejo Chico, bem guardado pelo nosso amigo, é um dos que eu quero voltar. Gostei muito do lago e da estrada de acesso a ele.
Obrigado pela visita, quero ver seu post da volta a Bariloche!
Abraços,
Olá! fiz esse passeio em 19/07/2012, foi simplemente maravilhosooooooo!, San Martins de Los Andes parece uma cidadezinha saida de um filme, amei e a estrada maravilhos, dá vontade de ficar simplesmente parado a beira do caminho contrariando a música de Roberto Carlos. espero voltar lá no verão, pois no inverno é muito frio, mas mesmo assim a beleza é indiscutivel.
Olá Silene,
Muito bacana o passeio não é? Nós fomos no verão mesmo e apesar de ter muita cinza por causa do vulcão Puyehue nós gostamos muito.
Abraços e obrigado pela visita!
Boa tarde!
Gostei muito do post.Estou indo em abril e estou com dúvida se fizemos o passeio por excursão ou por conta?
Gostamos muito de fazer por conta, mas não sei como é a estrada.
Já foram de Ibicoara até a Cachoeira do Buracão?Uma estrada de terra bem complicada.
E assim mesmo fizemos com um pálio.
O que vocês me aconselham?
Me tirem está dúvida, please…..
Olá Luciana,
Nós fizemos o passeio por conta própria. Alugamos um carro em Bariloche (um Corsa Sedan) e pegamos a estrada. A estrada apesar de ser de cascalho era bem tranquila de dirigir. Em alguns trechos já estavam asfaltando. Talvez você pegue ela melhor ainda.
Ainda não fizemos essa estrada da Cachoeira do Buracão. Não dá pra comparar com ela. Procure saber com o pessoal da locadora de veículos sobre as condições da estrada.
Depois volte e conte pra gente como foi! 🙂
Não deixe de conferir os outros passeios que fizemos pela região.
Boa viagem!
Muito obrigada pela resposta.
Se a estrada estiver boa farei por conta.
Estou lendo todos os posts e vou deixar nos meus favoritos.
Depois conto para vocês.
Tenho um blog que fiz em abril deste ano e aos poucos estou colocando minhas viagens.
Já postei sobre a Chapada, se quiserem dar uma olhadinha:
http://meuslugaresespeciais.wordpress.com/category/chapada-diamantina/
Um abraço.
Luciana
Olá!!! Estou embarcando hoje para essa região e essas informações foram MUITO úteis… Obrigada!!! Só uma pergunta… Carro comum agüenta ou teria que ser um 4×4????
Olá, Ana! Nós fizemos a Rota dos Sete Lagos com um Corsa Sedan alugado em Bariloche e foi bem tranquilo. Boa viagem e bom passeio!
Olá!!! Estou embarcando hoje para essa região e essas informações foram MUITO úteis… Obrigada!!! Só uma pergunta… Carro comum agüenta ou teria que ser um 4×4????
QUEM JA FEZ A VIAJEM PODERIA ME DIZER QUAL O GRAU DE PERIGO NESSA ESTRADA.
Olá Selma! A estrada, apesar de não ser asfaltada, é bem tranquila. Existem algumas curvas que exigem mais cuidado, mas nada que seja impossível de dirigir. Abraços!
oi dra selma me aceite aiii
Gostaria poder conhecer san martin no periodo de julho a agosto, como nunca viajei para esta regiao queria ter algumas dicas de qual melhor trajeto, qual o custo para se alugar um carro por uma semana?, ficar em bariloche ou em san martin mesmo?
Qual a distancia de buenos aires a estas cidades?
Obrigada
Olá Meire, tudo bem?
Nós alugamos o carro pela Hertz e no site deles (www.hertz.com) é muito fácil fazer a simulação do custo para o período que você desejar. San Martin é uma cidade pequena, bonita e muito interessante. Vale a pena ficar um tempo hospedado em Bariloche e um tempo em San Martin. Você pode fazer o trajeto entre as duas de carro ou ônibus mas no período que você vai há o risco de a Rota dos Sete Lagos estar fechada por causa da neve (e ela não é pavimentada). Então recomendo que você pesquise bastante a condição dessa estrada. Se não der para ir pela Rota dos Sete Lagos há a opção de ir pela Ruta 40 (asfaltada).
As duas cidades são muito distantes de Buenos Aires. São mais de 1500 quilômetros (1566 para San Martin e 1569 para Bariloche).
Abraços, e fique a vontade para perguntar em caso de qualquer dúvida.
Helder
Olá, Helder!
No período de 02 a 18/novembro/2013, faremos São Paulo- Mendoza (AR) via aérea. Mendoza-Santiago de ônibus.
Em Santiago, alugaremos um carro e desceremos a Ruta-5 até Puerto Montt, ida e volta.
Pode nos dar dicas para este trecho ? Ou algum site/blog com dicas para este trecho da Ruta-5/Sur ?
Qual melhor condição/empresa para alugar carro no Chile ?
Abraço.
Olá Locy, tudo bem?
Infelizmente nós fizemos de carro um trecho muito pequeno da Ruta 5, perto de Puerto Varas, e nossa experiência nela é mínima. Sobre o aluguel de carro, nós alugamos em Bariloche na Hertz e em Puerto Varas com a Kamils, uma agência local. Sugiro que você dê uma pesquisada no site da Hertz e da Avis para ver a questão dos preços.
Abraços,
Helder
ola estou planejando fazer uma viagem em janeiro do ano que vem a bariloche e arredores. iria com a esposa e dois filhos. o que me recomendarias? chegar e sair por bariloche, basear-me ali e, com automovel alugado, visitar angostura, san martin de los andes e outras cidades ? ir de cidade em cidade? o que , na experiencia de quem ja ali esteve seria o ideal? agradeço opinioes.. att justino.
Olá Justino, tudo bem?
Nós alugamos um carro em Bariloche e fizemos ida e volta a San Martin de Los Andes dormindo duas noites por lá passando pela rota dos sete lagos na ida e pelo paso cordoba na volta. E no nosso dia que ficamos por lá nós visitamos o Parque Nacional Lanin, que recomendamos. Se quiser fazer algo parecido e ainda contando os passeios a partir de Bariloche (incluindo o Cerro Tronador) eu acho que de 8 a 10 dias seria suficiente, mas essa questão de tempo é diferente de pessoa para pessoa. E eu recomendo tentar evitar deixar o tempo muito contado porque as chuvas podem atrapalhar um passeio que você faz muita questão.
Abraços, e boa viagem!
Helder
quantos dias recomendarias para dar uma boa conhecida? penso em oito dias? mais? menos?
Obrigada pelas dicas! irei no final de julho e tentarei fazer a rota de carro! espero q a estrada não feche :/ mas mesmo q feche, vc acha q vale a pena ir pela estrada pavimentada de bariloche para vila Angostura e depois San Martín? Vale dormir 1 dia em cada cidade ou só visitar e dormir direto em San Martín?
Olá Carol, Vale a pena conferir as informações sobre a situação da estrada antes de fazer o trajeto. Não estivemos lá no inverno, mas Villa la Angostura parece ser bem interessante. Em San Martín nós ficamos 2 dias pois fomos até o Parque Lanín saindo de lá. Boa viagem pra você!
Sabes dizer se é viável ir de San Martin de Los Andes para Santiago? Vou fazer o cruce andino mas precisarei voltar para Bariloche pra pegar o vôo de volta e estou tentando achar a melhor maneira de voltar :/
Olá Paloma,
Acredito que seja possível você ir de ônibus de San Martin até Temuco (perto de Pucon, já no Chile) e de lá ir pra Santiago de ônibus ou avião.
Abraços,
Helder
Excelente post! Não conheço nada, nada desse lugar e meu marido vai participar de uma maratona de 100 km em abril, em San Martin. Comecei a pesquisa hj e logo encontrei seu blog.Muito obrigada pelas informações. Um abraço. Maria Cleide- Brasília
Olá Maria Cleide, tudo bem?
Que bom que você gostou do blog. Esta região é muito bonita, com belos lagos e montanhas e a cidade de San Martin é pequena e aconchegante. Gostamos muito e espero que vocês aproveitem bastante seu tempo por lá.
Além da Rota dos Sete Lagos sugiro olhar com atenção algum passeio ao Parque Nacional Lanin, que fica em Junin de los Andes. Nós gostamos muito e achamos que vale a pena.
Abraços,
Helder
Oi Hélder,
Estou indo semana que vem com a minha mãe e ela está um pouco receosa de alugar um carro. A estrada é bem sinalizada? O medo é nós perdemos e acabarmos gastando tempo com isso. Outra dúvida, temos três dias inteiros para Bariloche e arredores (San Martin e Vila La Angostura). Pensei em pegar essa rota direto até San Martin, dormir lá, no dia seguinte voltar, visitando Villa no caminho e dormindo em Bariloche, para visitar esta cidade por ultimo. O que você acha? Já conhecemos Bariloche no inverno.
Muito obrigada!
Olá Luna, tudo bem?
Em relação à sinalização é bem tranquilo. Nós fomos sem gps e não tivemos problema algum. O único lugar que você tem que prestar atenção é na saída de Villa onde começa a rota dos 7 lagos, mas é muito fácil identificar. O mais importante é você ter consciência que uma parte da estrada é de ripio e tem que ter cuidado pra dirigir. Hoje em dia deve ter muito mais asfalto que quando eu fui, mas ainda deve ter muito ripio.
Sobre a ida e volta, você vai poder aproveitar muito bem tanto a rota quanto a Villa. Mas seria legal também se você pudesse visitar o parque Lanin em Junin de los Andes se tivesse tempo.
Abraços e se tiver qualquer fique a vontade pra perguntar,
Helder
Olá Helder!
Eu e meu marido estamos planejando fazer a travessia dos Lagos Andinos, no sentido Chile Argentina, encerrando a viagem em Bariloche, no início de abril deste ano.
Comecei a pesquisar agora e acabei encontrando este post maravilhoso que você fez. (Parabéns!)
Pretendemos fazer essa viagem em uma semana, indo de Santiago para Puerto Montt de avião para poupar tempo e evitar o desgaste de tantas horas de ônibus. Como já conhecemos bem Santiago, não ficaremos nenhum dia por lá, no máximo uma noite se for necessário para a conexão. De lá, penso que iremos a Puerto Varas e faremos o Cruce de Los Lagos para Barilhoche. Você acha viável incluir esta rota dos sete lagos nesta viagem de uma semana? Ainda estamos estudando para entender bem a região e fazer uma logística bacana para a viagem. Será nossa primeira viagem a esta região, também não conhecemos Bariloche ainda. O que me diz?
Obrigada pela atenção e por se preocupar em dividir suas experiências com os viajantes do mundo, post muito legal mesmo!
Olá Vanessa, tudo bem?
Ficamos muito contentes que tenha gostado do blog. Eu acho que dá pra você incluir sim a rota dos sete lagos em seu roteiro de uma semana. Você consegue fazer a rota em um ou dois dias. A melhor forma que eu acho é alugar um carro e ir dirigindo parando onde tiver mais vontade. Aí dá pra dormir em San Martin e voltar no dia seguinte. Há tours que fazem o passeio em um dia mas eu considero uma opção muito cansativa, além de você não ter a liberdade de parar onde quiser. Mas se for a única opção eu ainda acho que vale a pena.
Fique a vontade para perguntar se tiver mais dúvida,
Abraços,
Helder
Hélter.
Excelente blog. É justamente o que eu precisava para me ajudar.
Pretendo conhecer Bariloche possivelmente em Fevereiro ou Março de 2015. Infelizmente, só posso tirar 30 dias de férias a partir desses meses! Mas já estou programando e fazendo meu roteiro desde já.
Pretendia anteriormente fazer Rio/Santiago (4 dias) e em seguida, Santiago/Puerto Montt (um ou dois dias). Em seguida, passeio Cruce Andino até Bariloche e ficar uns 5 dias em Bariloche, retornando para Buenos Aires/Rio de Janeiro.
Ao ver o preço do passeio Cruce Andino Chile/Argentina (280 dólares por pessoa), eu levei um susto. Eu e minha esposa = 560 dólares???
Bem a pergunta é a seguinte: Fiquei bastante impressionado com a beleza do passeio da rota dos 7 lagos. Sei que é muito pessoal, mas você acha que vale a pena cancelar esse passeio do Cruce Andino (muito caro) e optar por mais dias em Bariloche, fazendo o que você fez, ou seja, passeando pelas cidades próximas de carro e até dormindo em algumas delas?
Estou até pensando em optar por cancelar Santiago do meu roteiro e fazer só Bariloche, umz vez que já conheço Buenos Aires.
Abraço e obrigado pela ajuda.
Marcos.
Olá Marcos, tudo bem? Que bom que você gostou do blog, espero que possa lhe ser útil.
O Cruce Andino é realmente muito caro e este foi um dos motivos pelos quais nós não fizemos. O outro é que nós não iríamos aproveitar muito por causa das cinzas do vulcão Puyehue. Eu vi muita gente recomendando fazer os passeios de barco em ambos os lados porquê era mais barato e tão bonito quanto. Foi o que fizemos e gostamos muito.
A questão é realmente pessoal mas esse passeio da rota dos sete lagos foi um dos que eu mais gostei perto de Bariloche, além do tour ao Parque Nacional Lanin. A varidade e as cores dos lagos impressiona, são paisagens fantásticas. Abrindo mão ou não do Cruce Andino você aproveitará bastante a rota.
Abraços,
Helder
Olá HELDER !!!
Desculpe, mas te chamei de Helter, com “t” no primeiro post.
Obrigado pelo retorno. Serviu para tirar minha dúvida, que era saber eu poderia abrir mão do passeio do “cruce andino”(caro) e fazer outro tipo de passeio, desde que não viesse a comprometer tanto a beleza do que poderia ser visto e aproveitado num passeio mais em conta.
Como falei anteriormente, só vou poder fazer essa viagem daqui a um ano por questões profissionais. Quando for, darei retorno a todos sobre o que vi no passeio.
Obrigado e um abraço.
Marcos
Olá Marcos,
Tem que pedir desculpas não, rapaz, acontece. Por mais que a viagem seja só no ano que vem você faz muito bem em começar o planejamento com bastante antecedência pra poder aproveitar melhor o seu tempo no paraíso. Fique a vontade para perguntar o que achar necessário.
Abraços,
Helder
Esta região é mesmo belíssima! Morei 2 anos com minha esposa em San Martín de los Andes (entre 2010 até fim de 2012) e nunca vi um lugar tão lindo. Na época destas fotos (janeiro de 2012) ainda sofria com as cinzas do vulcão Puyehue mas já a partir de março/abril deste mesmo ano, quando o vulcão parou de vez, o ar limpou totalmente e a recuperação foi fantástica! Uma dica: o outono na Patagonia é impressionante, com cores intensas por toda a vegetação (vermelho, laranja, amarelo, etc), mas este fenômeno dura pouco tempo, mais ou menos da metade de abril à metade de maio, depois começam as chuvas e a queda das folhas, mas vale a pena ver, incomparável!
Olá Cláudio, obrigado pela visita. Imagino que deve ter sido um privilégio morar em San Martin, a região é muito bonita. Infelizmente pudemos ficar apenas dois dias por lá, mas eu queria muito voltar para ficar mais tempo.
E muito obrigado pela dica do outono cujas cores eu acho fantásticas e não é um fenômeno que podemos ver aqui no Brasil com essa intensidade.
Abraços,
Helder
Ola Helder
Parabens pelo blog e pelos detalhes das informações.
Eu e minha esposa estamos partindo nesse sabado(10/05/14) para nossa segunda viagem/aventura para a América Latina. Em Setembro/2013 fizemos Santos para Santiago do Chile.Foi uma loucura de bom, por isso estamos indo novamente. Desta vez nosso destino são Lagos Chilenos, passando pelo Uruguai / Argentina até o Chile. Detalhe sempre de carro.Ano passado rodamos 8000kilometros, esse ano esperamos rodas aproximadamente 15000kilometros em 30 dias.Ainda bem que hoje(06/05/14) descobri teu blog, pois ainda tinhamos algumas duvidas quanto a região de Bariloche/Região dos 7 Lagos. Agora exclarecidas pela brilante informação de teu blog.Ainda temos alguma duvida por onde atravessar da Argentina para o Chile. Sera que você teria alguma dica. Mais uma vez parabens pelo blog.
Olá Emilio, tudo bem?
Muito obrigado pelos elogios, ficamos muito contentes em poder ajudar. Gostei muito do estilo das suas viagens. São lugares maravilhosos e poder viajar de carro é muito bom para poder aproveitar tudo no caminho, parar onde quiser, e tal. Tenho certeza que assim como sua primeira viagem foi muito bacana esta também será, os lagos andinos são uma região muito bonita. Sobre atravessar da Argentina para o Chile de carro na região dos lagos andinos há duas opções de pasos de fronteira. Um deles é o Paso Cardenal Samoré, perto de Bariloche. Você passa pela Villa la Angostura, atravessa a fronteira e sai do lado do Chile no Parque Puyehue e seguindo a estrada você chega em Osorno no lado chileno. A segunda opção é um Paso Mamuil Malal, que fica ao norte do Cardenal Samoré e liga as cidades de Junin de los Andes do lado argentino a Pucón, do lado do Chile.
Abracos, e se eu puder ajudar com mais alguma coisa é só falar.
Helder
Boa noite,
Estou com uma dúvida cruel. Estarei saindo de Pucon em Dezembro e não sei se atravesso para o lado argentino para fazer a rota dos 7 lagos, passar uns dias em San Martin e depois ir para Bariloche e Buenos Aires ou se saio de Pucon e passo uns dias em Puerto Varas sem ir para o lado argentino, finalizando a viagem em Santiago. A ideia era só ficar no lado chileno, mas fiquei muito interessada pelo lado argentino. Alguém tem conhecimento de causa para dizer se prefere San Martin/Bariloche ou Puerto Varas?
Obrigada!
Gabriela, nós fizemos Puerto Varas e Bariloche/San Martin na mesma viagem e confesso que não sei te dizer de qual gostamos mais. O que eu posso te dizer é que a região de Puerto Varas dá pra fazer com menos tempo que o lado argentino. Não sei quanto tempo você tem, mas daria pra você ir de Pucon para San Martin de Los Andes (via Junin de Los Andes), de lá para Bariloche e de lá para Puerto Varas via Cruce de Lagos (ou ônibus de linha mesmo, umas 6 horas). Então de Puerto Varas você pode ir pra Santiago.
Abraços,
Helder
Eu programei para chegar em Pucon dia 10 de manhã e pegar o ônibus em Puerto Varas para voltar a Santiago dia 19 à noite..Até que é bastante de tempo, mas eu jurei para mim que não faria uma viagem corrida..estou tentando entrar numa pegada mais slow..ai que dúvida..rsrs
Helder, gostei muito de tuas dicas, gostaria de saber se a regiao dos 7 lagos é tudo asfalto pois iremos em outubro de moto????? poderia dar dicas para esta viagem.
Olá Luiz, que bom que gostou das dicas.
Quando fizemos a rota ela ainda tinha cerca de 50 quilômetros de estrada de terra, com muito cascalho e de boa qualidade. Mas isto sem contar o desvio até a Villa Traful, trata-se apenas da parte de terra do caminho entre Villa la Angostura e San Martin. É um roteiro muito bonito para fazer de moto, tem muita gente inclusive que faz de bike. Se quiser mais dicas específicas fique a vontade para perguntar.
Abraços,
Helder
Olá Helder,
Hoje é 31/2/2014 e estou lendo seu roteiro com meu marido aqui em Pucon, estamos querendo fazer a rota para San Martin , Bariloche e Puerto Varas. Agradeço muito pelas dicas!
obs: Hoje está fazendo muito frio e com muita chuva, espero que o tempo melhore para podermos ver as maravilhas dessa região!
Feliz 2015!! Luciene
Olá Luciene,
Em primeiro lugar, fico muito contente de saber que vocês estão nesse lugar maravilhoso, nós adoramos isso tudo aí. Espero que nossas dicas possam lhes ajudar e que o tempo colabore, afinal um bom tempo por aí faz uma grande diferença.
Boa sorte e volte depois para nos contar como foi.
Abraços e Feliz 2015 pra você e seu marido!
Helder
Olá Claudio e Helder.
Maravilhoso o post e o comentário! Estão me dando uma visão ótima sobre a viagem!
Eu e meu marido estamos planejando ir no final de Abril deste ano. Minha dúvida é justamente sobre o clima nessa época do ano. Já vi pelo seu comentário que é lindo no Outono, mas queria saber se é frio ou se dá pra aproveitar os lagos pra mergulhar.
Abraços.
Andréa.
ótimas dicas, obrigada! Gostaria de saber onde posso ter informações (antecipadas para me planejar) se no final de junho é possível – e se vale a pena – fazer esse passeio.
Andréa Mendes De Moraes Fraga Ops, desculpe a demora para responder, Andrea, mas só agora vi seu post. Bom, se vc ainda não fez o seu passeio, vai a dica: final de Abril e inicio de Maio é um período excelente para se passear por lá, principalmente que está no auge do belíssimo outono patagônico. Os días geralmente são ensolarados nessa época mas já faz frio, assim, mergulhar no lago não dá, mas as caminhadas e passeios ao ar livre são fantásticos!!!
Marcia Moghetti Picorallo O melhor lugar para se encontrar informação é o site do prórpio municipio: http://www.sanmartindelosandes.gov.ar/turismo – No final de junho, aliás, o mês de junho inteiro costuma ser bem chuvoso (neste exato momento estou aqui e cai uma chuvinha fina persistente) e frío, preparando para a entrada do inverno, quando a chuva dá lugar à neve. Assim, é meio uma questão de sorte quanto ao tempo. Uma vantagem é que os preços costumam ser bem mais baratos do que julho, quando começa a alta temporada. Se quiser desfrutar da estação de ski de Chapelco, ela geralmente só começa a funcionar no inicio de julho, assim, leve isso em consideração.
Marcia Moghetti Picorallo O Claudio já respondeu com o endereço do site de San Martin que eu acredito ser mesmo uma boa opção pra olhar. Em relação a valer a pena eu tenho certeza que vale, desde que o tempo não te impeça. Eu tenho alguns colegas de trabalho que fizeram no inverno com agência, na época a estrada estava aberta, e eles adoraram. Então creio que se a estrada estiver aberta vale a pena.
Abraços,
Helder
Entao indo em julho corro mesmo o risco d estrada fechar? Há caminho aternativo? Li q tinha ocorrido uma reforma n estrada e achei q nao existia mais esse risco.
Olá Hagara,
Então, sendo muito honesto eu não sei te dizer. Eu vi Falar que ela já estaria asfaltada no ano passado mas não posso confirmar a informação. Se estiver toda pavimentada eu acho que o risco é muito menor, talvez você tenha problema apenas se pegar uma nevasca. No final deste post tem uma parte com dicas úteis. Eu acrescentei uma dica agora com o link para informações de condições das estradas na região. Pode lhe ser útil.
Abraços e se tiver mais informações passe aqui pra comentar.
Helder
Oi Helder, adorei as suas dicas. Estamos indo (casal) para essa região no início de outubro (o tempo é bom ?) Estou com dúvidas: Pensamos em 2 noites com 3 dias inteiros em puerto varas, fazer o cruce, 2 noites em Bariloche, 2 noites em San Martin, e ainda sobrarão 2 noites (onde ficar?). Já conhecemos Santiago, não conhecemos Buenos Aires, mas tb não temos muito interesse. O que vc sugere?
Olá Patrícia, tudo bem?
Em primeiro lugar, que bom que gostou das dicas, ficamos muito contentes 🙂
Eu fui no mês de Janeiro e não tenho certeza de como é em Outubro. Dependendo de como for a estação fria você ainda pode pegar neve caindo. Infelizmente eu não posso te dizer se o tempo em cada cidade é bom porque não sei quais são seus interesses e estilo de viagem. Mas se você tiver interesse em outros destinos você pode pensar em Pucon (nós não fomos mas queremos muito) ou talvez até mesmo ficar um tempo a mais em Bariloche, que é muito legal.
Abraços,
Helder
Olá Helder!! Cara, parabens pelo blog e pelas dicas!! eu e minha esposa estaremos em lua de mel a partir de 1° de setembro, ou seja em pleno inverno. Mas segundo algumas pesquisas que fiz na internet, dizem que desde 2015 a estrada foi asfaltada. Será que irão fechá-la? A rota completa dos 7 lagos é até San Martin de los andes ou somente até vila la angostura? Valeu! Abraços!
Olá Leonardo, tudo bem? Que bom que gostou de nossas dicas!
Então, eu acho que se estiver mesmo asfaltada o risco é menor, talvez você tenha problema apenas se encontrar alguma tempestade de neve nos dias.
Veja acima no final do post a parte de dicas úteis. Eu atualizei agora colocando o link do site que fala das condições das estradas na região de San Martin de los Andes.
Sobre a rota, ela vai até San Martin mesmo. Inclusive a parte mais bonita é de Villa la Angostura até San Martin.
Abraços,
Helder
Excelentes dicas!
Obrigado, Ana!
Abraços,
Helder
Oi Helder, viajo para Bariloche com meu marido no dia 9 de outubro. Estaremos 5 dias na região. Como tu achas melhor dividir os dias entre Bariloche e San Martin? Obrigada de qualquer forma
Olá Sabina, tudo bem?
Em primeiro lugar, queria pedir desculpa porque eu não vi seu comentário e acho que agora já está muito em cima de sua viagem. Acho que se tivesse 5 dias na região eu não gastaria mais que 2 dias para ir a San Martin e voltar, já que Bariloche tem muita coisa pra fazer.
Abraços e espero que faça uma excelente viagem!
Helder
ola Elder vc tem o trageto que vc fez , estou querendo fazer este trajeto de moto.
Olá Amilton, tudo bem?
Nós fomos de Bariloche para San Martin pela Ruta 40, desviando pela RP 65 para ir até a Villa Traful. É um excelente caminho para fazer de moto.
Abraços,
Helder
Vc acha que vale a pena em março com duas crianças (2 e 4 anos) ou é muito restritivo para crianças?
Olá Daniela, tudo bem?
Olha, não vi nada no caminho que seja te atrapalhe de fazer com crianças, me pareceu tranquilo mas fomos apenas nós dois. Não há longas caminhadas, a maioria dos pontos de observação é perto dos estacionamentos. Sobre a época, março ainda não deve ter neve então acho que você não vai ser limitada nesse sentido.
Abraços,
Helder
Parabéns pela viagem e pelo blog! Fiz um roteiro parecido por aquela região agora em novembro.
https://eueamagrela.wordpress.com/expedicao-lagos-andinos/
Continue compartilhando as suas experiências!
Olá Luis, muito obrigado, que bom que gostou do blog.
Parabéns por compartilhar as suas experiências também.
Abraços,
Helder
Estive na região dos sete lagos em Novembro 2016. e paramos em todos os mirantes.e em vila Angustura tbem.adoramos San Martim de los Andes, vila Angustura,muito linda e os lagos todos com vista magnifica. O tempo limpo com sol ate San Martim.passeio lindo, vale a pena!
Olá Marluce, tudo bem?
Fico muito contente de saber que gostou desse passeio. Com tempo bonito então fica melhor ainda 🙂
Abraços,
Helder
Olá!!!
Obrigada pelas dicas.
Existe ônibus turístico que faça essa rota? Será que perco muito do passeio se optar por esse transporte do que um carro alugado?
Obrigada
Olá Simone, tudo bem?
Existem agências em Bariloche que fazem esta rota. Fazendo com agência com certeza você vai perder a oportunidade de parar onde tiver mais vontade e como o caminho é bonito provavelmente isso vai acontecer. Mas não tendo outra opção eu faria com agência, vale a pena também.
Abraços,
Helder
Boa noite. Estaremos indo dia 18 de agosto 2017, por ainda ser inverno;, e possivel alugar carro ou a estrada se torna perigosa ???? Seria melhor ir de taxi? ? E alguém saberia o valor aproximado ?
Olá Catarina, tudo bem?
Então, eu tenho amigos que já fizeram este trajeto no inverno e adoraram. Você provavelmente só terá problemas se fizer nos dias, acho que eu arriscaria. Não sei se taxis fazem este passeio, mas se fizerem provavelmente será muito caro. Há agências em Bariloche que fazem, talvez seja interessante olhar com eles um valor antes de sair daqui.
Abraços,
Helder
Pessoal, primeiramente PARABÉNS pelo site!! As dicas estão ótimas!! Vcs me tiram uma dúvida? É o seguinte: planejo visitar Bariloche no período de 03 a 13 de dezembro deste ano. Ao fazer o passeio do Circuito Grande, vcs recomendam já pernoitar em Villa La Angostura?? (pergunto isso pq no dia seguinte faríamos a Rota dos 7 Lagos, e, ao invés de percorrer novamente os quase 90km Bariloche-Villa Angostura, já estaríamos lá). Ou é melhor voltar pra Bariloche mesmo??
Olá Rafael, muito obrigado, que bom que está gostando de nosso blog!
Rapaz, honestamente não posso te afirmar. Quando fomos a esta região Villa la Angostura estava coberta de cinzas, não conseguimos ter a menor ideia de como é. Mas pela fama parece ser muito bonito, acho que eu arriscaria passar sim uma noite lá, até porque parece ser um lugar pequeno e bem bonito.
Abraços,
Helder