«
»

Fotografar em um dia de sol e com o céu limpo é sempre desejável. Porém, durante uma viagem, nem sempre as condições meteorológicas ajudam a compor este cenário. É possível contornar essas situações explorando os detalhes do local e sabendo utilizar as condições do ambiente a seu favor.

Quando estive em Barcelona reservei um dia para conhecer Montserrat, um mosteiro localizado no meio de uma paisagem fantástica. Sai de Barcelona cedo para pegar o trem até Montserrat. O dia estava bem aberto e com muito sol. Desci do trem na parada da estação do teleférico. Não conseguia ver o mosteiro de tanta neblina. Para minha tristeza, o dia tinha fechado completamente. 🙁

Depois de enfrentar a fila do teleférico, cheguei aos pés do mosteiro. A neblina não me ajudava nas minhas fotos. Tava difícil de ver o mosteiro e as montanhas enormes ao redor dele. Desisti de fotografar e fui caminhar até a entrada do mosteiro para visitar a parte interna. Ao chegar mais próximo da torre do mosteiro me deparei com um poste de iluminação muito interessante. Para fotografá-lo, resolvi incluir o mosteiro ao fundo para permitir identificar a localização da foto e também fazer uma brincadeira de perspectiva. Quem olha a foto pode pensar que o poste era tão alto quanto a torre do mosteiro. 🙂 Nesta composição, me preocupei em não posicionar o poste sobre a torre, para permitir ver o contorno dos objetos.

Fiquei satisfeita com o resultado fotografado, porém ainda quis investir mais na foto no processo de edição. 🙂 Ao editar a foto, resolvi experimentar a foto em preto e branco. Os dias nublados, cinzas e bem fechados combinam com preto e branco. Para enfatizar e dramatizar um pouco mais a foto, também apliquei mais contraste e nitidez. Veja o resultado.

Mosteiro de Montserrat

Mosteiro de Montserrat

Configurações:

  • Data: 30/10/2011
  • Horário: 12:55
  • Distância focal: 25 mm
  • Exposição: 1/200
  • Abertura: f/10
  • ISO: 100

Não desanime de fotografar em dias nublados. Sempre tem chance de sair uma boa foto!  😀