Cardosa – Flutuação no Rio Formiga »
Planejamos a viagem para os Lençóis Maranhenses ansiosos para conhecer e fotografar as lagoas. A Lagoa Verde era uma das que estavam na lista. Pelas fotos que vimos antes, ela parecia ser muito bonita. Queríamos muito conferir de perto!
Junho é um mês super recomendado para conhecer os Lençóis Maranhenses pois é final da temporada de chuva e as lagoas estão super cheias. Infelizmente, em 2012 a chuva não foi suficiente e as lagoas estavam praticamente secas! Não conseguimos visitar nem a Lagoa Azul e nem a Lagoa Bonita porque estavam secas. Tivemos que nos contentar com a Lagoa dos Peixes. Quando nos informaram que a Lagoa Verde tinha água, ficamos mais empolgados para ir até lá!
Contratamos o passeio para a Lagoa Verde na agência São Paulo Ecoturismo. Desde o dia em que chegamos procuramos esse passeio e o pessoal nos informava que não tinha gente suficiente para fazer. 🙁 Insistimos tanto, que o passeio saiu apenas com a gente e mais um casal. 🙂
Saímos de Barreirinhas às 07:30 num carro 4×4 rumo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Atravessamos a balsa (dessa vez sem fila) e pegamos uma estrada de areia que rodeia o parque rumo a Atins. Passamos por muitas dunas e muitas lagoas pelo caminho. Segundo o guia, o caminho costuma ser mais alagado, mas este ano estava bem diferente
O dia estava muito bonito, muito sol e céu azul. Paramos perto de uma das dunas para ver a vista da região. Conseguimos ver muita areia e pouca água! 🙁 No local onde deveríamos ver as lagoas, avistamos mais a vegetação. Ficamos na esperança que a Lagoa Verde estivesse melhor!
Algum tempo depois, chegamos no vilarejo de Atins. O guia nos mostrou os pontos principais da cidade e seguimos rumo a praia. Paramos um pouco para andar por ali, fotografar e ouvir algumas histórias. Segundo o guia, o mar está tomando conta da cidade e já fez muita gente se mudar de lá. Percebemos alguns restos de casas e até tijolos no meio da areia. A vegetação à beira da praia é que consegue conter um pouco da água. Mesmo assim, ainda há risco do mar levar tudo e acabar até com o vilarejo de Atins.
Seguimos de carro até o restaurante da Luzia (aquele do camarão super famoso!) onde fizemos uma breve parada para encomendar o nosso almoço. Pouco tempo depois, chegamos até o ponto permitido para trânsito de veículos. A partir dali começamos nossa caminhada de 3 quilômetros até a Lagoa Verde.
No meio do caminho para a Lagoa Verde, encontramos alguns animais pastando no lugar que deveria ser uma lagoa.
Passamos por algumas lagoas com pouca água. Ficamos imaginando como seria aquele local em época de cheia de verdade. Prometemos retornar a este paraíso num ano mais chuvoso para conferir de perto.
Depois de subir e descer algumas dunas, chegamos a Lagoa Verde. O local mais parecia uma miragem. Enfim uma lagoa com água (e pouca gente!). E não bastava ter água, tinha que ser aquela água verde clara mais bonita, super transparente.
Em pouco tempo, o pessoal que estava na lagoa saiu e ficamos com aquele paraíso só pra gente!
Não cansávamos de fotografar a lagoa. Subimos uma duna ao lado da lagoa para ver a dimensão da lagoa. A lagoa era bem extensa, mas vimos que poderia ser mais. Em alguns pontos dava para ver a vegetação do fundo.
Depois de muitas fotos, fomos nos banhar na lagoa. No ponto mais fundo a água alcançava nossa cintura. Segundo o guia, normalmente ela fica mais profunda. Mas pra quem achava que ia ver a lagoa seca, já tava ótimo! 🙂 Dentro da lagoa encontramos minúsculos peixinhos que nos rodeavam e nos beliscavam com pequenas mordidas. Aquele tipo de massagem natural! 😛
Na volta, fizemos uma breve parada próximo a praia para tirar fotos. Já estávamos com fome e tinha um prato de camarões nos esperando no restaurante da Luzia! 😉
Contratamos o passeio para Lagoa Verde na Agência São Paulo Ecoturismo (em Barreirinhas) por R$ 100,00 por pessoa.
________________________________________________________
Procurando hotéis nos Lençóis Maranhenses? Reserve agora pelo Booking.com!
Não vejo a hora de poder conhecer os Lençóis Maranhenses e de comer os famosos camarões da Luzia! Mas como garantir que chegando lá, as chuvas terão sido suficientes para encher as lagoas? Será melhor esperar a estação de chuvas chegar, saber o quanto está chovendo e só depois comprar as passagens?
Beijos,
Lidia.
Oi Lidia,
Vale muito a pena conhecer os Lençóis Maranhenses. A época mais recomendada é entre Junho e Setembro. Recomendo que você ligue em alguma pousada, agência de lá para saber como está a situação das lagoas. 🙂
Beijos,
Lillian.
posso puxar o saco dos lençois por ser maranhense? rsrsrs..
Ja fui 4 vezes nos lençois e sempre me encanto !
Da proxima vez , se puderem, visitem as lagoas de Santo Amaro.
Os ultimos 36 km ( se nao me engano) antes de chegar à cidade é super chato, a estrada é horrivel, mas garanto que vale muito muito a pena !!!
beijos
Claro que pode, Deuri! 🙂
Precisamos voltar para conhecer as lagoas de Santo Amaro. Infelizemnte não tínhamos muito tempo!
Obrigada pelas dicas!
Abraços,
Lillian.
Amei o post, Lillian!
Vou pra lá em breve e estou com receio de encontrar as lagoas secas.
Espero que eu tenha um cadim de sorte!
Beijos,
Karla
Ei Karla,
Que bom que gostou!
Tomara que você dê sorte. Mas não se preocupe, a paisagem lá é maravilhosa de todo jeito! 😉
Beijos,
Lillian.
Comprei as passagem p os lençol p março,mas ja estou triste porq as lagoas continua mega seca
Ei Roberta,
Não fique assim. Os Lençóis Maranhenses são lindos de qualquer jeito!
Anime-se e boa viagem!
Abraços,
Lillian.
Olá Liliian, muito lindas suas fotos! irei mês que vem para os lençóis e pretendo me hospedar em Atuns. Gostaria de saber o que achou da praia lá? é bonita? o mar é calmo? minha intenção é ficar mais dias e curtir praia alem das lagoas mas estou sem saber como é. Sei que já tem algum tempo que foi e me parece que a estrutura melhorou um pouco e há mais pousadas. Mesmo assim ainda parece ser um vilarejo bastante pequenino, o que particularmente acho encantador. minha dúvida é em relação a praia mesmo. obrigada!!
Oi Ligia,
Muito obrigada pelo elogio! Estivemos em Atins apenas neste dia. Passamos rapidamente pela praia. Ela é bonita, mas não sei te falar se o mar é calmo. Não tivemos tempo de entrar no mar pois fizemos a trilha pra Lagoa Verde. Parece ser um lugar simples e aconchegante.
Boa viagem!
Abraços,
Lillian.