Pesquisa – Perfil dos Leitores do Blog »
Diz o ditado que Deus ajuda quem cedo madruga. E para fotografia, então, isto faz todo sentido. Um dos momentos que mais gosto de fotografar é no período chamado de “hora de ouro” (golden hour), que ocorre de manhã, próximo ao momento em que o sol nasce, e no fim da tarde, próximo ao momento em que o sol se põe. Neste período a luz é mais quente e muito bonita. Já falamos sobre fotografar no entardecer no Revelando a Foto – Pão de Açúcar. Portanto, neste Revelando a Foto falarei sobre o amanhecer.
Uma boa oportunidade de tirar fotos ao amanhecer ocorre quando há nuvens cobrindo parte do céu ao mesmo tempo em que o horizonte não está coberto. Os raios de luz passam no horizonte e refletem nas nuvens fazendo com que elas fiquem com uma cor forte amarela, laranja ou vermelha, dependendo da hora em que a foto é tirada. E foi exatamente este o cenário que eu registrei e mostrarei para vocês.
Eu estava em Morada Nova de Minas, minha querida cidade natal, que fica próxima ao lago da represa de Três Marias, em Minas Gerais. Na estrada de terra que liga a cidade ao aos distritos Campo Alegre, Val das Flores e Frei Orlando há um aterro onde eu gosto muito de fotografar. Saindo da cidade são uns 10 minutos de carro. É um ponto interessante pois de um lado tem uma vista bonita quando o sol nasce e do outro lado a vista é muito bonita quando o sol se põe. Eu acordei um pouco depois das 5 da manhã e sai para ver como estava o céu. Muitas nuvens e o horizonte parecia limpo. 🙂 Então, peguei o carro e fui para o aterro. Chegando lá eu escolhi um ponto sobre o aterro onde eu conseguia enquadrar a água e as nuvens no céu. Armei o tripé, coloquei a câmera em modo manual e tirei uma sequência de fotos, variando o tempo de exposição, pois à medida que o sol vai subindo o ambiente fica mais iluminado. A foto abaixo foi uma das que eu mais gostei. Percebam que se a linha do horizonte também estivesse coberta por nuvens não haveria esta bela luz nas nuvens.
Configurações:
- Data: 07/04/2013
- Horário: 05:50
- Distância focal: 18mm
- Exposição: 50s
- Abertura: f/8
- ISO: 100
Vale a pena acordar cedo para fotografar, não é mesmo?
Essa merece virar um grande poster, adoro fotos de amanhecer/por-do-sol! Show!
Obrigado pelo elogio, Natália!
O amanhecer e fim de tarde nos proporcionam muitas oportunidades de boas fotos.
Abraços,
Helder
Linda foto, Helder!
Eu tenho que tomar coragem para acordar cedo assim para fotografar, risos! Fotografar o pôr-do-sol é bem mais “fácil”… pois você já está acordada mesmo! Risos! 😉
Bjs!
Ei Ana Paula, obrigado pelo elogio, que bom que você gostou!
E vale a pena acordar mais cedo, a recompensa é grande. Pense que ao invés de uma opção de ter aquela linda luz amarelada você vai ter duas 🙂
E depois compartilhe as fotos com a gente.
Abraços,
Helder