«
»

Muitas vezes viajamos preocupados em tirar fotos  apenas das paisagens ou dos pontos turísticos. Devido a falta de tempo, passamos rapidamente pelos locais e acabamos não observando os detalhes. Não há nada melhor para fotografar do que estar com tempo! Neste Revelando a Foto mostrarei uma foto que fiz em um passeio com bastante tempo para curtir e fotografar.

Estivemos visitando a cidade de Caeté no mesmo dia em que fomos para a Serra da Piedade. Paramos em uma praça ao lado da Igreja Matriz para conhecer e fotografar a região. Como estávamos sem pressa, resolvi explorar mais o lugar. Posso dizer que a foto foi feita em três passos, ou em três fotos. A primeira delas foi a foto de reconhecimento do ambiente. Achei muito bacana a praça com o coreto, as palmeiras e os casarões bem à moda antiga de cidade histórica. Particularmente adoro esses casarões, principalmente as janelas e as portas. E foi esta casa verde que me chamou a atenção e me convidou a chegar mais perto.

Praça em Caeté

Praça em Caeté

Num segundo passo, bem mais próximo ao casarão, resolvi fotografá-lo. Aquele conjunto de janelas de vidro, porta, luminária e telhado formam uma combinação perfeita. Mas, ainda nesta foto, percebi que havia alguma coisa a mais naquela porta. O que seria?

Casa do artesão em Caeté

Casa do artesão em Caeté

Me aproximei do casarão e descobri um detalhe super interessante: uma espécie de maçaneta (ou campainha) com o formato de uma cabeça de leão. Apreciei cada detalhe e expressão do leão e resolvi fotografá-lo. Para melhor destaque, nada melhor do que encher o quadro da foto apenas com ele. Como a porta era pintada de verde, o leão parecia ainda mais destacado. Nunca imaginava que naquela casa vizinha do coreto havia algo diferente que renderia uma bela foto. Veja o resultado!

Detalhe da porta da casa do artesão em Caeté

Detalhe da porta da casa do artesão em Caeté

Configurações:

  • Data: 25/02/2012
  • Horário: 15:05
  • Distância focal: 70mm
  • Exposição: 1/100
  • Abertura: f/5.6
  • ISO: 100

Você também já achou detalhes inesperados? Recomendo sempre passear e fotografar sem pressa para que você possa apreciar todos os detalhes!