«
»

Uma das grandes atrações de Fernando de Noronha é a variedade de opções para ver o pôr do sol. Já falamos de nossa experiência do pôr do sol na Praia da Conceição, quando usamos uma técnica chamada HDR para lidar com grandes diferenças de exposição na mesma cena. Já a foto deste Revelando a Foto foi tirada na Praia da Cacimba do Padre, um dos lugares escolhidos por nós para aproveitar o fim de tarde na ilha.

Ao tirar fotos do pôr do sol é muito interessante incluir objetos na composição, especialmente aqueles que identificam o local fotografado. Uma foto apenas do sol e do céu pode ficar monótona, mesmo com as cores bonitas do fim de tarde. Nós chegamos na Cacimba do Padre umas duas horas antes do sol se pôr, o que deu tempo suficiente para pensar na composição com calma.

A praia é localizada ao lado da Baía dos Porcos e tem uma vista privilegiada do Morro dos Dois irmãos. Escolhi então montar o meu tripé em um ponto na praia de onde eu consegui compor a imagem com o morro ao lado do lugar onde o sol baixou e sumiu no horizonte. Após fazer a composição eu fiz a medição de luz e optei por usar um filtro de densidade neutra que corta a passagem da luz. Desta forma eu consegui ter uma exposição longa o suficiente para suavizar o movimento da água e enaltecer bastante o reflexo do morro e das belas cores da tarde.

Entardecer na Cacimba do Padre - Fernando de Noronha

Entardecer na Cacimba do Padre – Fernando de Noronha

Configurações:

  • Data: 03/08/2013
  • Horário: 18:13
  • Distância focal: 28mm
  • Exposição: 1.6s
  • Abertura: f/4
  • ISO: 100

Espero que gostem da foto. E você, já tirou alguma foto do pôr do sol incluindo algum motivo característico do lugar?