Jalapão – Cânion Sussuapara »
Fotografar pôr do sol é sempre muito prazeroso. Assim como o momento do nascer do sol, a iluminação e as cores do entardecer são perfeitas. Não é a toa que esse momento é conhecido como “golden hour” (hora de ouro). Nesse momento não é necessário muito esforço para trabalhar a iluminação. O diferencial das fotos de pôr de sol está na composição. Recomendo que você preste atenção no cenário e fotografe algo além do sol.
Este mês tive o prazer de conhecer Palmas, capital do Tocantins. A cidade foi o ponto de partida para o Jalapão, destino explorado durante o Adventure Bloggers. Cheguei na cidade pouco antes do pôr do sol e tive a chance de contemplar e fotografar esse momento. O local escolhido para assistir o pôr do sol foi a Ilha da Canela. Para chegar até lá, pegamos um barquinho que partia do porto da Praia da Graciosa. A ilha possui alguns quiosques de sapé espalhados bem próximo à água. Ao chegar no local vi aquele cenário e já pensei na composição da primeira foto. Minha ideia era registrar o pôr do sol com seu reflexo na água, incluir alguns quiosques na composição da foto e utilizar a palha de um quiosque como moldura superior. Me posicionei embaixo de um quiosque, fiz o enquadramento e cliquei! Um charme a mais da iluminação e das cores ficam por conta do sol! 😉
Configurações:
- Data: 20/09/2013
- Horário: 18:15
- Distância focal: 17 mm
- Exposição: 1/320
- Abertura: f/9
- ISO: 100
Gostaram da foto? Em breve revelaremos outras fotos do Adventure Bloggers Jalapão! 😉
Ficou perfeita, lindo os reflexos na água, tanto do sol como das nuvens. Lindíssimo!
Obrigada, Fábio! 😀
Pena que você chegou mais tarde em Palmas e não pode fotografar o pôr do sol com a gente na Ilha da Canela.
Abraços,
Lillian.
Lindo, lindo, lindo! Lilian, mas deixa eu tirar uma dúvida. Vi pelas configurações que você usou que provavelmente o fotômetro não deve ter dado zero, né? Para uma boa foto de por do Sol, tem alguma regra? Tipo, usar -1 ou -2? Ou a gente tem que ir testando várias exposições diferentes até achar o resultado desejado? Beijão!
Ei Gleiber,
Muito obrigada!
Na verdade nesse caso o fotômetro tava zerado sim. A iluminação estava bem desse jeito. Em alguns casos vale a pena experimentar mudar a compensação da exposição e ver o resultado.
Beijos,
Lillian.
Valeu, Lilian. Eu sempre achava que tinha que dar -2, -1 para a foto ficar boa. Vou testar ajustar para o fotômetro zerar nas próximas para experimentar. A sua foto ficou maneira demais!
Às ordens, Gleiber! 😉
Na verdade tudo vai depender de onde e como você está fazendo a medição.
Foi o primeiro dia da viagem e um dos lugares mais bonitos para fotografar.
Sou suspeito por pores do sol, mas na Ilha da Canela foi top!!!
Beijos
Ei Guilherme,
O primeiro dia já foi um presente de boas vindas para os Adventure Bloggers! 😀
Também adorei!
Beijos,
Lillian.