Jalapão – Fervedouro da Glorinha »
Passear por dunas de areia não é exclusividade dos Lençóis Maranhenses. No Jalapão também tem dunas e é claro que a turma do Adventure Bloggers não poderia deixar de conhecer! Depois da refrescante canoagem no Rio Novo e um almoço delicioso no acampamento da Korubo, partimos para o passeio pelas dunas. As dunas de areias douradas foram formadas pela erosão da Serra do Espírito Santo e estão em constante movimento devido à ação dos ventos.
Na estrada para as dunas passamos por cima do Rio Novo, o mesmo em que fizemos a canoagem. Nesse trecho ele é mais fundo, cheio de pedras e corredeiras. Por segurança, não passamos com o caiaque por aqui, mas da ponte fizemos muitas fotos da bela paisagem.
Seguimos pela estrada em direção a Mateiros apreciando a vista da região. Passamos por uma longa reta que chega até a Serra do Espírito Santo (aquela mesma que fizemos a trilha para ver o pôr do sol). Em um certo ponto da estrada, o motorista parou o caminhão e permitiu que a gente descesse para fazer algumas fotos. (De dentro do caminhão as fotos ficavam muito tremidas por causa do balanço). A paisagem é maravilhosa! Desse ponto já conseguimos avistar a serra e a parte dela que sofre erosão e forma as dunas.
Depois do longo trecho de reta pela estrada principal, antes de chegar na Serra do Espírito Santo, viramos à esquerda e pegamos outra estrada em direção às dunas (e ainda ganhamos um lago de brinde). 😀 Antes de chegar nas dunas fizemos mais uma parada para fotos na área do lago. O cenário era muito bonito e realmente merecia muitos cliques! Deu vontade de ficar por ali nadando no lago, mas a vontade passou rápido quando o guia falou que lá tinha jacaré. 😛 Sabemos que estamos próximos às dunas quando olhamos para a Serra do Espírito Santo e observamos como a erosão já levou a areia para as dunas.
As dunas estão localizadas na área que pertence ao Parque Estadual do Jalapão que é controlado pelo Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins). O caminhão que nos transportava chegou até a cerca que delimita a área das dunas. A partir desse ponto tivemos que continuar a pé. Não é permitido a entrada com bebidas alcóolicas e nem fumar. Convenhamos que esse tipo de coisa não combina com o estilo do passeio. A trilha para chegar até a base da duna é bem leve. Caminhamos em um trecho plano bem demarcado. A trilha é em um terreno arenoso cercado pela vegetação do cerrado.
Depois de alguns minutos, chegamos à base das dunas. A luz do entardecer iluminava as dunas e destacava ainda mais a cor dourada da areia.
Para subir as dunas devemos subir pela lateral. Seguimos a placa e fomos subindo seguindo as pegadas dos colegas que estavam a frente!
Quase chegando no topo das dunas já avistamos novamente a Serra do Espírito Santo.
Assim que chegamos ao topo das dunas tivemos uma bela visão 360° da região. Era difícil escolher qual lado era mais bonito e de onde iríamos assistir o pôr do sol. Porém não podíamos pensar muito pois o sol já estava baixando.
O guia nos orientou que o pôr do sol seria mais bonito de uma ponta da duna. Seguimos até lá mas sem deixar de registrar mais fotos pelo caminho. E foram várias fotos das dunas, da Serra do Espírito Santo, da vegetação ao redor, do rio que ainda exibia o reflexo das nuvens. Não faltava ideia de composição de foto. Um cenário tão diversificado como esse merece muitas fotos.
Finalmente cheguei ao ponto indicado. A partir desse momento era só esperar e curtir o pôr do sol. 😀
O pôr do sol nas dunas foi com certeza o mais bonito. Foram cenentas de fotos só dele (que merece até um post exclusivo para isso). Para adiantar, a foto seguinte já foi tema do Revelando a Foto – Pôr do Sol no Jalapão.
E ficamos lá até o fim, apreciando o show de cores que o sol exibe no céu mesmo depois de já ter sumido!
E assim se foi mais um dia no Jalapão!
Leia os outros posts do Jalapão:
- Jalapão – O que vem por aí
- Jalapão – Cânion Sussuapara
- Jalapão – Canoagem no Rio Novo
- Jalapão – Fervedouro da Glorinha
- Jalapão – Fervedouro do Soninho
- Jalapão – Cachoeira da Formiga
- Jalapão – Trilha na Serra do Espírito Santo
- Jalapão – Cachoeira da Velha
- Jalapão – Prainha
- Jalapão – Trilha para Prainha da Korubo
- Jalapão – Transporte
- Jalapão – Alimentação
Leia também as dicas de fotografia no Jalapão:
Paisagens belíssimas. Fiquei imaginando descer as dunas com uma prancha de sandboard 🙂
Grande abraço
Obrigada, Jodrian! 🙂 Deve ser bem legal mesmo. Abraços.
Eu fiquei tão envolvida com o lugar que nem tirei tanta foto. haha Ainda bem que têm os registros de vocês para matar as saudades. bjooos
Ei Cris,
Realmente a paisagem é tão bonita que a gente se distrai fácil e o sol some rapidamente! 😀
Beijos,
Lillian.
Kkkkkk, eu fiquei zonzo lá em cima, mirando para todos os lados, correndo para conseguir um ângulo diferente antes do sol se pôr.
Foi o lugar que mais gostei!!! Nooooossa, faltou mesmo a prancha 🙂
Beijos
Ei Guilherme,
É realmente de deixar qualquer um tonto de tanta beleza! 🙂
Beijos,
Lillian.