«
»

Eu adoro fotografia em preto e branco, especialmente fotos em contraluz. Em uma de minhas idas a Morada Nova de Minas eu estava dirigindo por uma estrada na zona rural de  quando me deparei com uma situação em que eu estava com o sol na minha frente. Eu estava sem minha câmera SLR e tinha apenas meu telefone em mãos (Samsung Galaxy S3) quando resolvi parar para tirar uma foto. Na hora eu pensei em uma foto em preto e branco com a estrada iluminada e algumas árvores escuras ao lado da estrada. Um cuidado que eu tive ao tirar a foto foi parar em um ponto da estrada em que dava pra eu colocar alguns galhos das árvores na frente do sol para amenizar os efeitos indesejados de fotografar o sol diretamente. A foto original que saiu da câmera foi esta abaixo.

Foto original ainda em cores da forma como saiu da câmera

Foto original ainda em cores da forma como saiu da câmera

Eu uso o Snapseed para editar fotos diretamente no telefone. É um aplicativo muito bom feito pela empresa Nik Software que foi adquirida pelo Google e passou a disponibilizar gratuitamente para usuários de telefones com Android ou iOS. No caso do Android é muito simples começar a edição, basta abrir a imagem na galeria, escolher a opção de compartilhar e selecionar o aplicativo Snapseed. Então este se abrirá automaticamente com a foto carregada, conforme imagem abaixo.

Foto importada no Snapseed

Foto importada no Snapseed

Ao carregar uma foto no Snapseed, a foto é exibida e há uma barra inferior com as ferramentas disponíveis para edição. A primeira que eu usei foi para converter a foto para preto e branco (Black and White na imagem acima). O aplicativo então entra na tela de aplicar preto e branco. Podem ser escolhidos nessa ferramenta o estilo da conversão, um filtro de cor e alguns ajustes na conversão (filtro, contraste e grão). A única opção que eu usei foi escolher o filtro amarelo que escureceu o céu azul e deixou a pastagem verde com um brilho e contraste mais adequado que os filtros vermelho e laranja que também escurecem o céu azul. A foto abaixo ilustra a aplicação deste filtro.

Aplicando filtro amarelo na ferramenta de preto e branco

Aplicando filtro amarelo na ferramenta de preto e branco

O resultado após o ajuste desta ferramenta pode se visto na imagem abaixo.

Após aplicar efeitos de preto e branco

Após aplicar efeitos de preto e branco

O céu já tinha ficado interessante mas estrada estava muito escura e sem o contraste que eu queria. Então eu decidi usar a ferramenta de ajuste localizado para aumentar um pouco o brilho e o contraste na estrada. Movendo dois dedos podemos definir a área de atuação da ferramenta e aí é só selecionar qual efeito utilizar (movendo os dedos pra cima e pra baixo) e a intensidade desejada. Eu selecionei a área que afetava a estrada e aumentei um pouco o brilho e o contraste. A imagem abaixo mostra o uso da ferramenta.

Aplicando brilho e contraste localizado na estrada

Aplicando brilho e contraste localizado na estrada

Após terminar de aplicar o efeito eu apenas salvei a imagem (seta para baixo na barra de ferramentas superior), que ficou com o constraste que eu queria inicialmente. Abaixo está o resultado de todo o processo. Gostei muito dessa foto e inclusive a compartilhei no meu Instagram.

Contraluz em estrada de Morada Nova de Minas

Contraluz em estrada de Morada Nova de Minas

Configurações:

  • Data: 05/04/2014
  • Horário: 16:11

As outras informações de configuração que normalmente colocamos aqui não estavam disponíveis na imagem que foi gerada pelo telefone.

Apesar de ser clichê eu concordo com a frase que diz que a melhor câmera é a que temos conosco quando precisamos. Especialmente hoje em dia quando temos telefones com excelentes câmeras (como a séria Galaxy S da Samsung e os iPhone, por exemplo) e bons aplicativos para edição.

E vocês, editam fotos diretamente no telefone? Usando qual aplicativo?