«
»

Minas Gerais é um estado com muitas belezas e as cidades históricas o tornam ainda mais interessante, principalmente porque uma parte muito importante da história do nosso país se passou por aquelas charmosas ruas de pedras e casarões. Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João del Rei, são todas muito lindas e merecem várias visitas mas uma em especial me encanta: Tiradentes. Como mineiro orgulhoso que sou, eu adoro todas, mas Tiradentes é especial!

Rua da Câmara em Tiradentes - Minas Gerais

Rua da Câmara em Tiradentes – Minas Gerais

O que me faz gostar tanto daquela cidadezinha vizinha de São João del Rei e colada na Serra de São José é que lá eu tenho realmente a sensação de voltar no tempo. Em alguns lugares da parte histórica (Rua Direita, por exemplo) se eu olho para qualquer lado eu só vejo pedras, as casas preservadas ou a Serra de São José e eu acho isso sensacional. Tiradentes tem muitas coisas interessantes para ver e a maioria delas fica perto do centro histórico. Particularmente, o que eu mais gosto de fazer na cidade é andar pela Rua Direita, que tem um preservado calçamento de pedras, construções históricas preservadas e uma linda vista pra Serra de São José ao fundo. Ela é curta e dá pra percorrer tranquilamente a pé.

Rua Direita em Tiradentes - Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes – Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes - Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes – Minas Gerais

Uma das atrações da Rua Direita é o prédio da antiga cadeia pública, onde atualmente funciona o Museu de Sant’Ana. São exibidas muitas peças de variados tamanho com imagens de Santa Ana, a mãe de Maria e avó de Jesus e todas elas com explicações de data, artista, estilo, dentre outras informações. Eles mantiveram preservado no subsolo um calabouço, local onde os presos eram torturados. Não é permitido o acesso mas dá pra ver através de um piso de vidro. O museu não é muito grande e se você não parar para ler sobre todas as peças dá pra visitar rapidinho. Eu achei interessante e gostei da visita.

Peças do Museu de Sant'Ana em Tiradentes - Minas Gerais

Peças do Museu de Sant’Ana em Tiradentes – Minas Gerais

Peças e computadores com informações do Museu de Sant'Ana em Tiradentes - Minas Gerais

Peças e computadores com informações do Museu de Sant’Ana em Tiradentes – Minas Gerais

Antigo prédio da cadeia pública e atual Museu de Sant'Ana em Tiradentes - Minas Gerais

Antigo prédio da cadeia pública e atual Museu de Sant’Ana em Tiradentes – Minas Gerais

Em frente ao prédio da antiga cadeia pública fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais velhas da cidade (data de construção de 1708). A santa era adorada pelos escravos e eles eram os frequentadores da igreja. A fachada é muito bonita e dizem que o interior também é mas eu mesmo nunca entrei. Pra quem gosta de fotografia, do lado de fora dá pra tirar uma foto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário com a Matriz de Santo Antônio ao fundo.

Igreja Nossa Senhora do Rosário com Matriz de Santo Antônio ao fundo em Tiradentes - Minas Gerais

Igreja Nossa Senhora do Rosário com Matriz de Santo Antônio ao fundo em Tiradentes – Minas Gerais

E por falar na Matriz de Santo Antônio, ela é uma das atrações mais famosas da cidade. Fica em um ponto elevado no final da Rua da Câmara e pode ser vista de vários pontos da cidade. Na minha opinião é uma das igrejas mais bonitas de todas as cidades históricas de Minas, tanto for fora quanto por dentro. O interior da igreja é maravilhoso, na sua decoração foram usados quase 500 quilos de ouro. São muitas peças religiosas espalhadas pelo altar e pelas paredes laterais, sem contar as belas pinturas no teto. Para entrar há uma taxa de visitação, mas vale cada centavo pois é realmente de uma beleza ímpar. Eu já entrei umas 3 ou 4 vezes e a admiração é sempre a mesma. Uns dizem que é a segunda igreja do Brasil com maior quantidade de ouro em seu interior, outros dizem que é a terceira mas obviamente isso não tem a menor importância pois a beleza não muda. 🙂

Fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes - Minas Gerais

Fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes – Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio no final da Rua da Câmara em Tiradentes - Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio no final da Rua da Câmara em Tiradentes – Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes - Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes – Minas Gerais

Descendo pela Rua da Câmara, que depois passa a se chamar Rua do Chafariz, tem o Chafariz de São José. Antigamente ele era usado pela própria população da cidade para pegar água potável, pelos tropeiros para dar água aos cavalos e também pelas lavadeiras. A construção tem data de 1749, a fachada lembra a de uma igreja ainda é muito bem preservada. Atualmente há três bicas na frente de água canalizada da serra e muita gente passa lá pra pegar água. Inclusive a gente. 🙂

Chafariz de São José em Tiradentes - Minas Gerais

Chafariz de São José em Tiradentes – Minas Gerais

Na Rua Geraldo Resende, que desce ao lado da igreja matriz, estão lado a lado a Casa do Padre Toledo e a Igreja de São João Evangelista. Na bela casa, um solar que pertenceu ao padre e inconfidente de mesmo nome, funciona hoje o Museu Padre Toledo mas nós não chegamos a entrar. A igreja atualmente passa por processo de restauração mas é tão bonita quanto o solar e vale a pena ao menos passar na frente pra ver os dois.

Casa do Padre Toledo em Tiradentes - Minas Gerais

Casa do Padre Toledo em Tiradentes – Minas Gerais

Igreja de São João Evangelista em Tiradentes - Minas Gerais

Igreja de São João Evangelista em Tiradentes – Minas Gerais

Uma pequena subida ao lado da rodoviária leva ao morro da Capela de São Francisco de Paula. Ela não é muito grande, mas é bonita também e tem um cruzeiro fotogênico na frente. De lá tem uma vista muito bonita da cidade, com a Matriz de Santo Antônio lá no alto e o centro histórico embaixo. É um excelente lugar para ver o entardecer em Tiradentes, já que o sol se põe ao fundo da cidade.

Igreja Matriz de Santo Antônio e um belo entardecer vistos do morro da Igreja São Francisco de Paula em Tiradentes - Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio e um belo entardecer vistos do morro da Igreja São Francisco de Paula em Tiradentes – Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio e um belo entardecer vistos do morro da Igreja São Francisco de Paula em Tiradentes - Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio e um belo entardecer vistos do morro da Igreja São Francisco de Paula em Tiradentes – Minas Gerais

Um “trem bão demais” que eu gosto de fazer na cidade é ir até a estação ferroviária para ver a Maria Fumaça chegar ou partir. É muito legal ver a chegada dela e também toda a operação para virar a locomotiva para ficar na direção de voltar a São João del Rei. É um momento que muita gente vai pra estação pra ver, mesmo os que não estão chegando ou embarcando no trem.

Maria Fumaça na estação ferroviária em Tiradentes - Minas Gerais

Maria Fumaça na estação ferroviária em Tiradentes – Minas Gerais

Operação para mudar o sentido da Maria Fumaça na estação ferroviária em Tiradentes - Minas Gerais

Operação para mudar o sentido da Maria Fumaça na estação ferroviária em Tiradentes – Minas Gerais

Para quem quiser fazer o passeio, ele pode ser feito só em um trecho ou ida e volta. Cada trecho dura aproximadamente 40 minutos. Normalmente ela vai de São João del Rei para Tiradentes e volta duas vezes ao dia. Além da experiência incrível de andar na Maria Fumaça ainda tem uma oportunidade legal de ver a Serra de São José (lado esquerdo quando sai de São João e direito quando sai de Tiradentes) e algumas paisagens rurais quando já está fora das duas cidades. Se quiser ver mais sobre o passeio, assista o vídeo que fizemos desse passeio.

Outras atrações de Tiradentes

O Largo das Forras é uma praça no centro histórico de Tiradentes onde tem várias lojas, bares e é ponto de encontro de moradores locais. Quando há eventos na cidade (Festivais de gastronomia, cinema e fotografia) ele costuma receber algumas apresentações. Historicamente é o lugar onde os escravos recebiam carta de alforria, por isso o nome.

No Largo das Mercês (perto da rodoviária e do Largo das Forras) fica a Igreja Nossa Senhora das Mercês, que também merece uma vista. No caminho entre os dois largos há uma fotogênica ponte de pedra chamada Ponte das Forras.

Vale a pena também observar os Passos da Paixão de Cristo, que são 6 capelas espalhadas por alguns pontos da cidade. Se estiver na cidade na quaresma é grande a chance de ver um deles aberto. Há passos na Rua da Direita, Largo das Forras,  Rua Padre Toledo, Rua Jogo da Bola e Largo do Ó.

Passo da Paixão situado na Rua Direita em Tiradentes - Minas Gerais

Passo da Paixão situado na Rua Direita em Tiradentes – Minas Gerais

Passo da Paixão situado na Rua Jogo da Bola em Tiradentes - Minas Gerais

Passo da Paixão situado na Rua Jogo da Bola em Tiradentes – Minas Gerais

Onde comer em Tiradentes?

Difícil falar de Tiradentes sem colocar comida no meio, afinal de contas você está em Minas e comer por aqui é muito mais que matar a fome, certo? O que não falta em Tiradentes são bons restaurantes. Alguns deles tem o preço um pouco elevado, Tiradentes inclusive não é uma cidade que tem fama de ser barata. Mas come-se muito por lá e tem sim opções por preço justo.

Dos restaurantes que já estivemos por lá o que eu particularmente mais gostei foi o Viradas do Largo, ou Restaurante da Beth, que nós conhecemos em nossa última visita. Fica na Rua do Moinho, número 11, e para chegar lá são uns 5 minutos de caminhada desde o Chafariz, em sentido contrário ao da igreja matriz. A comida é deliciosa e o preço eu considerei justo pela qualidade. Eu comi um prato chamado Lombo Ocupado, com lombo, arroz, tutu de feijão, couve e ovo frito. Muito bem servido e delicioso. A Lillian comeu um bife de chorizzo que era o prato da Boa Lembrança. Voltaremos com certeza!

Lombo Ocupado, delicioso prato que eu comi no Restaurante Viradas do Largo em Tiradentes - Minas Gerais

Lombo Ocupado, delicioso prato que eu comi no Restaurante Viradas do Largo em Tiradentes – Minas Gerais

Nós também gostamos muito do Tragaluz, que fica na Rua da Direita pertinho da antiga cadeia. A galinha da angola é o prato tradicional mas há outros bons pratos por lá. Já fomos mais de uma vez e queremos voltar. Em dias mais concorridos é melhor fazer reserva, já que não são tantas mesas assim. Outros restaurantes que nós fomos e gostamos foi a CasAzul, Empório Santo Antônio e Estalagem do Sabor.

Um restaurante que eu gosto mas que não fica em Tiradentes é o Tempero da Ângela, que fica no distrito de Bichinho. Apesar de não ser na cidade, é muito perto e vale a pena a ida nem que seja só pra almoçar. Eles servem comida mineira, deliciosa, que fica exposta em dois fogões a lenha. Se quiser ir é melhor chegar cedo porque a qualidade é famosa e ele enche rápido.

Além dos restaurantes um lugar que acabou ficando famoso por lá foi a casa e loja do Chico Doceiro (Rua Francisco de Morais, 74, no caminho para a estação de trem), que faz um doce de leite maravilhoso (recomendamos muito o canudinho).

Onde dormir em Tiradentes

Tiradentes é uma cidade que tem inúmeras opções de hospedagem. Algumas são muito caras mas tem várias com custo benefício que eu considero bom. Uma coisa muito importante a se considerar é a localização. Se a hospedagem for no centro histórico (ou próximo) pode-se deixar o carro parado no estacionamento e andar bastante a pé, o que eu recomendo. As ruas são estreitas e em várias delas o calçamento não é nem um pouco confortável de dirigir.

Nós já ficamos em três pousadas na cidade e todas atenderam a nossa expectativa. A primeira foi o Trem do Imperador, que fica na estrada para São João del Rei, depois da estação ferroviária. Muito boa mas o problema é que precisa do carro pra ir pra cidade. Depois ficamos na Pousada da Bia, simples mas com bom preço e localização. Por fim ficamos duas vezes na Chafariz das Quatro Estações, que pela localização, preço, tamanho dos quartos e principalmente o variado café da manhã é a nossa preferida atualmente.

Em Tiradentes, acorde cedo!

Uma coisa que eu recomendo fazer em Tiradentes é acordar cedo e caminhar pelas ruas da cidade. Até umas 7 da manhã você vê pouquíssimas pessoas caminhando e é o momento que eu mais gosto de tirar fotos de lá. Eu já fiz isso em duas viagens e pretendo fazer sempre que voltar. Eu que sou animado acordei antes das 6 da manhã e saí pra caminhar antes que todos os turistas começassem a andar pelas ruas. Quem gosta de fotografar cidades históricas entende bem o benefício disso. 🙂

Rua Direita em Tiradentes - Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes – Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes - Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes – Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes - Minas Gerais

Rua Direita em Tiradentes – Minas Gerais

Detalhes! Não perca os detalhes!

Bom, essa recomendação não vale apenas para Tiradentes, mas para qualquer cidade histórica mineira. Ao caminhar pelas suas ruas não deixe de prestar atenção nos detalhes. Seja uma fechadura estilosa, uma peça de artesanato decorando a frente da casa ou até mesma as portas e janelas (ok, nem tão detalhe assim mas preste atenção também!), preste atenção nos detalhes ao seu redor. Tem muita coisa bonita e interessante.

Fechadura de alguma casa em Tiradentes - Minas Gerais

Fechadura de alguma casa em Tiradentes – Minas Gerais

Peça de artesanato decorando janela de uma casa em Tiradentes - Minas Gerais

Peça de artesanato decorando janela de uma casa em Tiradentes – Minas Gerais

Janelas de um casarão histórico em Tiradentes - Minas Gerais

Janelas de um casarão histórico em Tiradentes – Minas Gerais

Esperamos que este post te motive a visitar Tiradentes. Só de relembrar já me deu vontade de voltar pra lá!

________________________________________________________
Procurando hotéis em Tiradentes? Reserve agora pelo Booking.com!